Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suarez, Ana Filipa Pais Boullosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7169
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar
id RCAP_49b9913cabddc9cdfdc58278308077e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infânciaJardim de infânciaInclusãoNecessidades educativa especiaisKindergartenInclusionSpecial educational needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolarO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Supervisionada em Jardim de Infância, decorrente do ano letivo 2018/2019. Esta decorreu numa instituição de cariz público, na valência de jardim de infância, numa sala heterogénea, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. O grupo integrava uma criança com Necessidades Educativas Especiais, com deficiência motora, o que condicionava a sua mobilidade e a sua comunicação. Havia também a considerar, três crianças cuja língua materna não é o português, o que colocava grandes desafios à comunicação. Neste contexto, fiquei motivada para compreender como promover a inclusão efetiva de todas as crianças no grupo, em Jardim de Infância; quais os desafios que o educador encontra para viabilizar a inclusão junto do seu grupo de crianças; e compreender qual o seu papel como promotor do trabalho colaborativo em equipa e de ambientes de aprendizagem naturais e inclusivos. A metodologia utilizada na investigação foi qualitativa. Os instrumentos de pesquisa foram a observação, através de notas de campo e as entrevistas. A análise dos resultados procurou, assim, dar resposta às questões que me acompanharam ao longo da Prática Supervisionada em Jardim de Infância, tendo como base de apoio os referenciais teóricos, as notas de campo recolhidas, as entrevistas e as atividades realizadas com o objetivo de que todos pudessem participar ativamente nas propostas realizadas. No final deste Relatório, destaco a pertinência do estudo para a emergência do meu conhecimento profissional enquanto Educadora de Infância na promoção de ambientes inclusivos para todos.The present report was conducted as part of the Supervised Practice in kindergarten, during the 2018/2019 school year. It was held in a public institution, in a kindergarten, with a heterogeneous group, aged between 4 and 6 years old. The group included a child with Special Educational Needs, with motor disability, which conditioned its mobility and communication. There were also three children whose first language is not Portuguese, which posed great challenges to communication. In this context, I was motivated to understand how to promote the effective inclusion of all children in the group, in kindergarten context; what challenges the teacher encounters to make inclusion possible within the group of children; and understand its role as advocate of collaborative teamwork and of natural and inclusive learning environments. The methodology used in the research was qualitative. The instruments of research were observation, through field notes, and interviews. The analysis of the results aimed, therefore, to answer the questions that accompanied me during the Supervised Practice in kindergarten, having as base of support the theoretical references, the collected field notes, the interviews and the activities carried out, with the goal that all children could participate actively in the proposed activities. In the end of this report, I emphasize the relevance of the study to the development of my professional knowledge as a kindergarten teacher in the promotion of environments that are inclusive for all.Brito, Ana TeresaRepositório do ISPASuarez, Ana Filipa Pais Boullosa2019-09-16T13:56:48Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7169TID:202274730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:59.638534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
title Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
spellingShingle Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
Suarez, Ana Filipa Pais Boullosa
Jardim de infância
Inclusão
Necessidades educativa especiais
Kindergarten
Inclusion
Special educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
title_full Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
title_fullStr Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
title_sort Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância
author Suarez, Ana Filipa Pais Boullosa
author_facet Suarez, Ana Filipa Pais Boullosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Ana Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Suarez, Ana Filipa Pais Boullosa
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Inclusão
Necessidades educativa especiais
Kindergarten
Inclusion
Special educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jardim de infância
Inclusão
Necessidades educativa especiais
Kindergarten
Inclusion
Special educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T13:56:48Z
2019-07-25
2019-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7169
TID:202274730
url http://hdl.handle.net/10400.12/7169
identifier_str_mv TID:202274730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111196266496