Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47499 |
Resumo: | O Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online. |
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Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)Teaching mediation and transactional distance: use of facebook in a master's degree course (B-learning system)EADEnsino Superior OnlineDistância TransacionalNovas LiteraciasFacebook e EducaçãoDistance LearningOnline Higher EducationTransactional DistanceNew LiteraciesFacebook and EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.Distance Learning continues to be an alternative modality to face-to-face settings and in distance learning the Transactional Distance problem persists. Not being this distance exclusive to distance learning, it is a concrete problem, but it can be minimized/resolved. The teacher can exercise a pedagogical mediation characterized by a behavior such as motivator, facilitator and guide to learning. For this one can use Facebook to interact with students, creating an atmosphere of familiarity and informality. Here we present a case of teaching in an academic master's degree course in Education that operates under a b-learning regime and in which Facebook was used, in addition to the institutional platform, as a forum for discussion and space for sharing of works and sensibilities. As techniques for data collection we used observation and document analysis. The course took place in a critical action research environment in which the teacher investigated his own practices with the collaboration of the students. It is concluded that a plastic mediation exercised by the teacher, using the social networking system Facebook to create an atmosphere of familiarity and informality, can contribute to overcome the transactional distance in online higher education.Este trabalho foi financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de Fundos Nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47499porOliveira, L. R. (2016). MEDIAÇÃO DOCENTE E DISTÂNCIA TRANSACIONAL: USO DO FACEBOOK NUM MESTRADO EM REGIME MISTO (B-LEARNING). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1484 – 1498 out./dez.20161809-3876https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28477info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:39.774967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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