Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/47499
Resumo: O Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.
id RCAP_9ebc285480c242760c4d870c8b19c8a4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)Teaching mediation and transactional distance: use of facebook in a master's degree course (B-learning system)EADEnsino Superior OnlineDistância TransacionalNovas LiteraciasFacebook e EducaçãoDistance LearningOnline Higher EducationTransactional DistanceNew LiteraciesFacebook and EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.Distance Learning continues to be an alternative modality to face-to-face settings and in distance learning the Transactional Distance problem persists. Not being this distance exclusive to distance learning, it is a concrete problem, but it can be minimized/resolved. The teacher can exercise a pedagogical mediation characterized by a behavior such as motivator, facilitator and guide to learning. For this one can use Facebook to interact with students, creating an atmosphere of familiarity and informality. Here we present a case of teaching in an academic master's degree course in Education that operates under a b-learning regime and in which Facebook was used, in addition to the institutional platform, as a forum for discussion and space for sharing of works and sensibilities. As techniques for data collection we used observation and document analysis. The course took place in a critical action research environment in which the teacher investigated his own practices with the collaboration of the students. It is concluded that a plastic mediation exercised by the teacher, using the social networking system Facebook to create an atmosphere of familiarity and informality, can contribute to overcome the transactional distance in online higher education.Este trabalho foi financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de Fundos Nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47499porOliveira, L. R. (2016). MEDIAÇÃO DOCENTE E DISTÂNCIA TRANSACIONAL: USO DO FACEBOOK NUM MESTRADO EM REGIME MISTO (B-LEARNING). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1484 – 1498 out./dez.20161809-3876https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28477info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:39.774967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
Teaching mediation and transactional distance: use of facebook in a master's degree course (B-learning system)
title Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
spellingShingle Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
Oliveira, Lia Raquel
EAD
Ensino Superior Online
Distância Transacional
Novas Literacias
Facebook e Educação
Distance Learning
Online Higher Education
Transactional Distance
New Literacies
Facebook and Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
title_full Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
title_fullStr Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
title_full_unstemmed Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
title_sort Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Ensino Superior Online
Distância Transacional
Novas Literacias
Facebook e Educação
Distance Learning
Online Higher Education
Transactional Distance
New Literacies
Facebook and Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic EAD
Ensino Superior Online
Distância Transacional
Novas Literacias
Facebook e Educação
Distance Learning
Online Higher Education
Transactional Distance
New Literacies
Facebook and Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/47499
url http://hdl.handle.net/1822/47499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, L. R. (2016). MEDIAÇÃO DOCENTE E DISTÂNCIA TRANSACIONAL: USO DO FACEBOOK NUM MESTRADO EM REGIME MISTO (B-LEARNING). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1484 – 1498 out./dez.2016
1809-3876
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28477
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132316509929472