A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VARGAS, LETÍCIA MARQUES
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: CASTRO, GABRIELA JURAK DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592
Resumo: Novas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A interação estudante – professor modificou-se a ponto de permitir um relacionamento interpessoal fora dos muros da escola. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A forma com a qual a interação é delineada pode modificar a visão do aluno a respeito de uma disciplina ou um curso, e no caso da educação a distância, pode ser o elemento chave na luta contra a evasão. A pesquisa em andamento é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais.
id Krot_cba4796381397d72bbbd0825be25a183
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34592
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAREadDistância TransacionalInteraçãoNovas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A interação estudante – professor modificou-se a ponto de permitir um relacionamento interpessoal fora dos muros da escola. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A forma com a qual a interação é delineada pode modificar a visão do aluno a respeito de uma disciplina ou um curso, e no caso da educação a distância, pode ser o elemento chave na luta contra a evasão. A pesquisa em andamento é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais.ABED2021-10-10T11:58:17Z2021-10-10T11:58:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592VARGAS, LETÍCIA MARQUESCASTRO, GABRIELA JURAK DEporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-10T13:32:45Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34592Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-10T13:32:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-10T13:32:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
title A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
spellingShingle A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
VARGAS, LETÍCIA MARQUES
Ead
Distância Transacional
Interação
title_short A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
title_full A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
title_fullStr A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
title_full_unstemmed A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
title_sort A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
author VARGAS, LETÍCIA MARQUES
author_facet VARGAS, LETÍCIA MARQUES
CASTRO, GABRIELA JURAK DE
author_role author
author2 CASTRO, GABRIELA JURAK DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VARGAS, LETÍCIA MARQUES
CASTRO, GABRIELA JURAK DE
dc.subject.por.fl_str_mv Ead
Distância Transacional
Interação
topic Ead
Distância Transacional
Interação
description Novas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A interação estudante – professor modificou-se a ponto de permitir um relacionamento interpessoal fora dos muros da escola. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A forma com a qual a interação é delineada pode modificar a visão do aluno a respeito de uma disciplina ou um curso, e no caso da educação a distância, pode ser o elemento chave na luta contra a evasão. A pesquisa em andamento é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-10-10T11:58:17Z
2021-10-10T11:58:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673003369693184