A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592 |
Resumo: | Novas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A interação estudante – professor modificou-se a ponto de permitir um relacionamento interpessoal fora dos muros da escola. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A forma com a qual a interação é delineada pode modificar a visão do aluno a respeito de uma disciplina ou um curso, e no caso da educação a distância, pode ser o elemento chave na luta contra a evasão. A pesquisa em andamento é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais. |
id |
Krot_cba4796381397d72bbbd0825be25a183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34592 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAREadDistância TransacionalInteraçãoNovas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A interação estudante – professor modificou-se a ponto de permitir um relacionamento interpessoal fora dos muros da escola. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A forma com a qual a interação é delineada pode modificar a visão do aluno a respeito de uma disciplina ou um curso, e no caso da educação a distância, pode ser o elemento chave na luta contra a evasão. A pesquisa em andamento é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais.ABED2021-10-10T11:58:17Z2021-10-10T11:58:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592VARGAS, LETÍCIA MARQUESCASTRO, GABRIELA JURAK DEporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-10T13:32:45Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34592Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-10T13:32:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-10T13:32:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
title |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
spellingShingle |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR VARGAS, LETÍCIA MARQUES Ead Distância Transacional Interação |
title_short |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
title_full |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
title_fullStr |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
title_full_unstemmed |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
title_sort |
A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR |
author |
VARGAS, LETÍCIA MARQUES |
author_facet |
VARGAS, LETÍCIA MARQUES CASTRO, GABRIELA JURAK DE |
author_role |
author |
author2 |
CASTRO, GABRIELA JURAK DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VARGAS, LETÍCIA MARQUES CASTRO, GABRIELA JURAK DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ead Distância Transacional Interação |
topic |
Ead Distância Transacional Interação |
description |
Novas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A interação estudante – professor modificou-se a ponto de permitir um relacionamento interpessoal fora dos muros da escola. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A forma com a qual a interação é delineada pode modificar a visão do aluno a respeito de uma disciplina ou um curso, e no caso da educação a distância, pode ser o elemento chave na luta contra a evasão. A pesquisa em andamento é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-10-10T11:58:17Z 2021-10-10T11:58:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673003369693184 |