Apresentação inicial da sequência Didática Interativa aos Alunos de Prática de Ensino
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300035 |
Resumo: | Resumo: Introdução: Este artigo trata da Sequência Didática Interativa, Ferramenta Didática desdobrada da Metodologia Interativa. Propõe-se como procedimento metodológico, aplicado na disciplina de prática de ensino em curso de biologia. Foi elaborada pela Dra. Maria Marly Oliveira, professora/pesquisadora da graduação/pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Justifica-se usá-la por constituir-se ferramenta relevante para planejamento e execução do ensino, como apontam as pesquisas já realizadas sobre a temática. Objetivo: Apresentar a Sequência Didática Interativa como Ferramenta Didática aos alunos de Prática como Componente Curricular como estratégia de planejamento e execução do ensino em escolas de educação básica brasileiras. Métodos: A ferramenta foi aplicada em duas etapas, por meio de exercício em sala, durante dois semestres consecutivos, valendo-se da Metodologia Interativa, investigação qualitativa baseada nos princípios: 1) Método pluralista construtivista ou método da quarta geração de Guba/Lincoln, este apresenta o Círculo Hermenêutico Dialético, aplicado na primeira etapa com alunos da disciplina, divididos em equipes, na busca de sínteses sobre o tema estudado, servindo-se do trinômio Complexidade-Dialogicidade- Dialeticidade; 2) Método de análise de conteúdo, Bardin; 3) Método de análise hermenêutico- dialética, Minayo; ambos aplicados na segunda etapa, aportes teóricos do professor, para fechamento das sínteses/prosseguimento do estudo. Resultados: Destaca-se o Círculo Hermenêutico Dialético, descrevendo-o como carro chefe deste procedimento, apontando-se como resultado a sua validade metodológica na formação do professor, discutindo-se sobre a maneira como citada sequência se insere na Metodologia Interativa, constituindo-se como ferramenta didática e como deve ser usada, mediante o exercício de aplicação, pontapé inicial para familiarizar o estudante com este recurso metodológico. Conclusão: Espera-se que esta metodologia de trabalho qualitativo avance em inovação educativa e seja uma ferramenta útil para: 1) licenciandos de biologia na formação inicial; 2) futuros estágios supervisionados, disciplinas do curso de ciências biológicas que se avizinham; 3) desenvolvimento profissional do docente e; 4) leitor interessado pelo assunto. |
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