Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Okada, Alexandra, Kenski, Vani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3000
Resumo: O presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.
id RCAP_9ed93b6c75d5cb02d999f1aac6a8e524
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário onlineEstilos de aprendizagemColetividade aberta de pesquisaProjeto Open ScoutProjeto weSPOTO presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.This paper discusses colearning through online education based on the concept of an open research community. This discussion is contextualized within the network society where information communication technology plays a key role in various dimensions of daily life. In this context, formal and informal colearning will be essential in the development and exercise of social skills, cultural, cognitive, both for technological skills and competences for the citizenship in this Digital Age of Knowledge. The school must first be guided by the improvement of learning opportunities focusing on autonomy and collaboration, in which learners are co-authors able to search for knowledge, make their choices of their learning pathways and styles, freedom for creating opportunities for co-construction and be active in their life. The main objectives of this reflection are to identify the elements and characteristics of the open research community in the theory of Learning Styles; understand the relationship between Learning Styles and Open Collective Research, and conceptualize styles of coaprendizagem. The descriptive analysis was developed grounded on the literature as well as the reflections and discussions of the participants during the European project OpenScout. The results present a framework of colearning styles, which will be applied to a qualitative research with colearners of Online Education. It will be the next step to be developed as future investigation during the next European project weSPOT. This study is part of the work done by the Community Colearn that integrates several institutions in the project Tool - Library of the Open University / UK.Educação, Formação & TecnologiasRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraOkada, AlexandraKenski, Vani2014-03-12T15:27:58Z2012-12-012012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3000porBarros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani - Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 5, N 2 (2012), p. 11-241646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:54.841569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
title Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
spellingShingle Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
Barros, Daniela Melaré Vieira
Estilos de aprendizagem
Coletividade aberta de pesquisa
Projeto Open Scout
Projeto weSPOT
title_short Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
title_full Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
title_fullStr Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
title_full_unstemmed Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
title_sort Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Okada, Alexandra
Kenski, Vani
author_role author
author2 Okada, Alexandra
Kenski, Vani
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Okada, Alexandra
Kenski, Vani
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de aprendizagem
Coletividade aberta de pesquisa
Projeto Open Scout
Projeto weSPOT
topic Estilos de aprendizagem
Coletividade aberta de pesquisa
Projeto Open Scout
Projeto weSPOT
description O presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2012-12-01T00:00:00Z
2014-03-12T15:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3000
url http://hdl.handle.net/10400.2/3000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani - Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 5, N 2 (2012), p. 11-24
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação, Formação & Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Educação, Formação & Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135007792431104