Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3000 |
Resumo: | O presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK. |
id |
RCAP_9ed93b6c75d5cb02d999f1aac6a8e524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário onlineEstilos de aprendizagemColetividade aberta de pesquisaProjeto Open ScoutProjeto weSPOTO presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK.This paper discusses colearning through online education based on the concept of an open research community. This discussion is contextualized within the network society where information communication technology plays a key role in various dimensions of daily life. In this context, formal and informal colearning will be essential in the development and exercise of social skills, cultural, cognitive, both for technological skills and competences for the citizenship in this Digital Age of Knowledge. The school must first be guided by the improvement of learning opportunities focusing on autonomy and collaboration, in which learners are co-authors able to search for knowledge, make their choices of their learning pathways and styles, freedom for creating opportunities for co-construction and be active in their life. The main objectives of this reflection are to identify the elements and characteristics of the open research community in the theory of Learning Styles; understand the relationship between Learning Styles and Open Collective Research, and conceptualize styles of coaprendizagem. The descriptive analysis was developed grounded on the literature as well as the reflections and discussions of the participants during the European project OpenScout. The results present a framework of colearning styles, which will be applied to a qualitative research with colearners of Online Education. It will be the next step to be developed as future investigation during the next European project weSPOT. This study is part of the work done by the Community Colearn that integrates several institutions in the project Tool - Library of the Open University / UK.Educação, Formação & TecnologiasRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraOkada, AlexandraKenski, Vani2014-03-12T15:27:58Z2012-12-012012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3000porBarros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani - Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 5, N 2 (2012), p. 11-241646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:54.841569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
title |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
spellingShingle |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online Barros, Daniela Melaré Vieira Estilos de aprendizagem Coletividade aberta de pesquisa Projeto Open Scout Projeto weSPOT |
title_short |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
title_full |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
title_fullStr |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
title_full_unstemmed |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
title_sort |
Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Okada, Alexandra Kenski, Vani |
author_role |
author |
author2 |
Okada, Alexandra Kenski, Vani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Okada, Alexandra Kenski, Vani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem Coletividade aberta de pesquisa Projeto Open Scout Projeto weSPOT |
topic |
Estilos de aprendizagem Coletividade aberta de pesquisa Projeto Open Scout Projeto weSPOT |
description |
O presente artigo aborda a coaprendizagem na educação online, a partir da conceituação de uma coletividade aberta de pesquisa. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. Neste contexto, a coaprendizagem formal e informal será imprescindível no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania, nesta Era Digital do Conhecimento. A escola deve antes se pautar pela intensificação das oportunidades de aprendizagem visando autonomia e colaboração dos aprendizes como coautores em relação a busca de conhecimentos, da escolha de seus caminhos e estilos, da liberdade para que possam criar oportunidades de co-construção e serem os sujeitos da sua existência. Os principais objetivos desta reflexão são os de identificar os elementos e características da coletividade aberta de pesquisa na teoria dos Estilos de Aprendizagem; compreender a relação entre Estilos de Aprendizagem e Coletividade Aberta de Pesquisa; e conceituar os Estilos de coaprendizagem. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo do projeto europeu Open Scout. Os resultados trazem a caracterização dos estilos de coaprendizagem que será usada como fundamentos para pesquisa qualitativa de campo com coaprendizes na Educação Online. Trata-se da fase seguinte que será desenvolvida como futura investigação durante o próximo projeto europeu weSPOT. Este artigo é parte do trabalho realizado pela Comunidade Colearn que integra várias instituições no projeto Tool-Library da Open University/UK. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 2012-12-01T00:00:00Z 2014-03-12T15:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Kenski, Vani - Coletividade aberta de pesquisa: os estilos de coaprendizagem no cenário online. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 5, N 2 (2012), p. 11-24 1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação, Formação & Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação, Formação & Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135007792431104 |