Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42059 |
Resumo: | Este artigo enquadra-se no tópico “Experiências de ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH”. A (re)construção de identidades dos lusodescendentes e outros participantes do Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes (CIVLD), antes e após a frequência do curso, foi objeto de estudo, por meio de inquéritos e da realização de entrevistas para o registo das respetivas Histórias de Vida. Para isso, foram elaborados dois inquéritos, um para os alunos preencherem no início do curso e o outro, na última aula do mesmo, sendo que a reconstrução identitária foi ocorrendo ao longo da experiência de ensino-aprendizagem. Recolheram-se dados sobre a sua motivação para a frequência do curso, as suas expectativas em relação ao mesmo e à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), as suas visões da Madeira e da sua cultura, antes e após o curso, bem como as principais dificuldades sentidas, quer a nível de integração linguística, quer a nível social. Destes lusodescendentes, os que têm o Português como Língua de Herança expressam-se com muitas interferências fonéticas, lexicais e morfossintáticas do Espanhol da Venezuela ou do Inglês da África do Sul. O curso integra também 6 venezuelanos (não-lusodescendentes), casados com lusodescendentes madeirenses. Estes sentem a sua vinda para a Madeira como uma oportunidade de criar um novo lar, tendo também o desafio de (re)construírem a sua identidade, em contacto com a Língua e a Cultura Portuguesas. |
id |
RCAP_9ee6c9a0d4aed316c7ba45787f31d969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da MadeiraPortuguês língua de herançaPortuguês língua não maternaLusodescendentesVenezuela e África do SulMadeiraEste artigo enquadra-se no tópico “Experiências de ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH”. A (re)construção de identidades dos lusodescendentes e outros participantes do Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes (CIVLD), antes e após a frequência do curso, foi objeto de estudo, por meio de inquéritos e da realização de entrevistas para o registo das respetivas Histórias de Vida. Para isso, foram elaborados dois inquéritos, um para os alunos preencherem no início do curso e o outro, na última aula do mesmo, sendo que a reconstrução identitária foi ocorrendo ao longo da experiência de ensino-aprendizagem. Recolheram-se dados sobre a sua motivação para a frequência do curso, as suas expectativas em relação ao mesmo e à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), as suas visões da Madeira e da sua cultura, antes e após o curso, bem como as principais dificuldades sentidas, quer a nível de integração linguística, quer a nível social. Destes lusodescendentes, os que têm o Português como Língua de Herança expressam-se com muitas interferências fonéticas, lexicais e morfossintáticas do Espanhol da Venezuela ou do Inglês da África do Sul. O curso integra também 6 venezuelanos (não-lusodescendentes), casados com lusodescendentes madeirenses. Estes sentem a sua vinda para a Madeira como uma oportunidade de criar um novo lar, tendo também o desafio de (re)construírem a sua identidade, em contacto com a Língua e a Cultura Portuguesas.Repositório da Universidade de LisboaCamacho, IdalinaNunes, Naidea2020-02-26T17:49:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42059porCamacho, I., & Nunes, N. N., 2019, “Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino-aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira”, Revista Diacrítica, 32(2), 179-2100870-8967https://doi.org/10.21814/diacritica.32.2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:09.948121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
title |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
spellingShingle |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira Camacho, Idalina Português língua de herança Português língua não materna Lusodescendentes Venezuela e África do Sul Madeira |
title_short |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
title_full |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
title_fullStr |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
title_full_unstemmed |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
title_sort |
Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira |
author |
Camacho, Idalina |
author_facet |
Camacho, Idalina Nunes, Naidea |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Naidea |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Idalina Nunes, Naidea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português língua de herança Português língua não materna Lusodescendentes Venezuela e África do Sul Madeira |
topic |
Português língua de herança Português língua não materna Lusodescendentes Venezuela e África do Sul Madeira |
description |
Este artigo enquadra-se no tópico “Experiências de ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH”. A (re)construção de identidades dos lusodescendentes e outros participantes do Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes (CIVLD), antes e após a frequência do curso, foi objeto de estudo, por meio de inquéritos e da realização de entrevistas para o registo das respetivas Histórias de Vida. Para isso, foram elaborados dois inquéritos, um para os alunos preencherem no início do curso e o outro, na última aula do mesmo, sendo que a reconstrução identitária foi ocorrendo ao longo da experiência de ensino-aprendizagem. Recolheram-se dados sobre a sua motivação para a frequência do curso, as suas expectativas em relação ao mesmo e à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), as suas visões da Madeira e da sua cultura, antes e após o curso, bem como as principais dificuldades sentidas, quer a nível de integração linguística, quer a nível social. Destes lusodescendentes, os que têm o Português como Língua de Herança expressam-se com muitas interferências fonéticas, lexicais e morfossintáticas do Espanhol da Venezuela ou do Inglês da África do Sul. O curso integra também 6 venezuelanos (não-lusodescendentes), casados com lusodescendentes madeirenses. Estes sentem a sua vinda para a Madeira como uma oportunidade de criar um novo lar, tendo também o desafio de (re)construírem a sua identidade, em contacto com a Língua e a Cultura Portuguesas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-26T17:49:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42059 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Camacho, I., & Nunes, N. N., 2019, “Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino-aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira”, Revista Diacrítica, 32(2), 179-210 0870-8967 https://doi.org/10.21814/diacritica.32.2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491895136256 |