Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sílvia Vicente Correia de Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8113
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_9f0624ac2519f1f629b7a221788c6d93
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemáticaEnsino básicoMatemáticaResolução de problemasCompreensãoCompreensão leitoraLeituraEstratégiasAtividadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Grande parte dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico questiona-se acerca das dificuldades que a maioria dos alunos apresenta na resolução de problemas matemáticos. O primeiro entrave é a compreensão dos mesmos. Verifica-se, no entanto, que o mesmo não ocorre com a compreensão de textos narrativos. Considerou-se a hipótese de transferir algumas das estratégias utilizadas na compreensão de textos narrativos para a compreensão de problemas matemáticos. Com esta investigação pretendeu verificar-se se essa possibilidade era exequível. Fez-se uma pesquisa prévia sobre vários aspetos relacionados com os problemas e sua resolução, bem como um levantamento e seleção de estratégias promotoras da compreensão de textos narrativos. Foi criado e aplicado um plano de trabalho a alunos dos 2.º e 3.º anos. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. A primeira ocorreu nas aulas de português e a segunda, nas de matemática. Nas primeiras, foram usadas fichas de trabalho com textos narrativos inéditos sem conclusão. Estes continham a particularidade de ter problemas matemáticos «camuflados». As estratégias aplicadas envolviam perguntas de interpretação que permitiam a recolha de informações/dados necessários à criação da conclusão da história e consequente resolução do problema. Nas de matemática, foram apresentadas fichas de trabalho com problemas aos quais foram aplicadas as estratégias trabalhadas anteriormente. O decurso das atividades desenvolvidas confirmou que, na generalidade, a aplicação das estratégias de compreensão de textos narrativos selecionadas é aplicável na compreensão de problemas matemáticos. Verificou-se também, que os textos e os problemas apresentados constituíram um fator relevante para o sucesso desta investigação.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroOrega, Maria Isabel MendonçaSapientiaPires, Sílvia Vicente Correia de Matos2016-05-03T09:44:07Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8113TID:202202895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:20Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:21.624907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
title Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
spellingShingle Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
Pires, Sílvia Vicente Correia de Matos
Ensino básico
Matemática
Resolução de problemas
Compreensão
Compreensão leitora
Leitura
Estratégias
Atividades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
title_full Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
title_fullStr Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
title_full_unstemmed Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
title_sort Da comprensão verbal à resolução de problemas: o português na aula de matemática
author Pires, Sílvia Vicente Correia de Matos
author_facet Pires, Sílvia Vicente Correia de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Orega, Maria Isabel Mendonça
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sílvia Vicente Correia de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Matemática
Resolução de problemas
Compreensão
Compreensão leitora
Leitura
Estratégias
Atividades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico
Matemática
Resolução de problemas
Compreensão
Compreensão leitora
Leitura
Estratégias
Atividades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T09:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8113
TID:202202895
url http://hdl.handle.net/10400.1/8113
identifier_str_mv TID:202202895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133228210061312