Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Rodrigues Alves Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST
Resumo: A dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento.
id UFMG_c846684dccbce8ff87e0d0223ba45b53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQHST
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidSandra de Lacerda CardosoPaula Rodrigues Alves Silva2019-08-09T19:32:31Z2019-08-09T19:32:31Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHSTA dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoResolução de ProblemasComunicaçãoFormulação de ProblemasCompreensão de EnunciadosResolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALresolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdfapplication/pdf814359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/1/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf908ceee461ab8ad78836fc29f3376f49MD51TEXTresolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtresolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtExtracted texttext/plain38352https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/2/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtaff146c9894e483c5b264684d203bce0MD521843/VRNS-9QQHST2019-11-14 05:37:00.936oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQHSTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
title Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
spellingShingle Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
Paula Rodrigues Alves Silva
Resolução de Problemas
Comunicação
Formulação de Problemas
Compreensão de Enunciados
Educação
Matematica  Estudo e ensino
title_short Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
title_full Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
title_fullStr Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
title_full_unstemmed Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
title_sort Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
author Paula Rodrigues Alves Silva
author_facet Paula Rodrigues Alves Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra de Lacerda Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Rodrigues Alves Silva
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
Sandra de Lacerda Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas
Comunicação
Formulação de Problemas
Compreensão de Enunciados
topic Resolução de Problemas
Comunicação
Formulação de Problemas
Compreensão de Enunciados
Educação
Matematica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
description A dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:32:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/1/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/2/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 908ceee461ab8ad78836fc29f3376f49
aff146c9894e483c5b264684d203bce0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589193142632448