Os manuais escolares da disciplina de Educação Visual e Tecnológica em ambiente virtual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5353 |
Resumo: | O trabalho de pesquisa que aqui é demonstrado, teve como principal objectivo identificar e analisar quais os prós e os contras, quais as percas e os benefícios com que a disciplina de Educação Visual e Tecnológica se irá deparar aquando do início do ano lectivo 2010/2011, pois a partir desta data entrará em vigor a Portaria nº 42/2008 de 11 de Janeiro. A qual impede a adopção de manuais escolares em algumas áreas curriculares e disciplinas incluindo a EVT. Com o intuito de contextualizar o objecto de estudo deste trabalho, começamos por traçar uma panorâmica muito geral do que é a educação e do seu percurso histórico em Portugal até ao surgir da disciplina de EVT. Depois abordamos os pressupostos curriculares que lhe são inerentes, a sua avaliação e a metodologia de trabalho utilizada na mesma. Seguidamente foram analisados todos os detrimentos relacionados com a perca dos manuais escolares, tendo em conta as suas funções e a sua importância no processo de ensino/aprendizagem. Debruçámo-nos ainda sobre o que é esta aprendizagem, as suas teorias e de como se processa, desembarcando na aprendizagem virtual. Finalmente, é feita uma abordagem ao multimédia e aos seus componentes, tendo em vista descobrir quais os possíveis benefícios que acarretaria a sua utilização como substituição aos manuais escolares. |
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Os manuais escolares da disciplina de Educação Visual e Tecnológica em ambiente virtualEducação Visual e TecnológicaManuais escolaresMultimédiaO trabalho de pesquisa que aqui é demonstrado, teve como principal objectivo identificar e analisar quais os prós e os contras, quais as percas e os benefícios com que a disciplina de Educação Visual e Tecnológica se irá deparar aquando do início do ano lectivo 2010/2011, pois a partir desta data entrará em vigor a Portaria nº 42/2008 de 11 de Janeiro. A qual impede a adopção de manuais escolares em algumas áreas curriculares e disciplinas incluindo a EVT. Com o intuito de contextualizar o objecto de estudo deste trabalho, começamos por traçar uma panorâmica muito geral do que é a educação e do seu percurso histórico em Portugal até ao surgir da disciplina de EVT. Depois abordamos os pressupostos curriculares que lhe são inerentes, a sua avaliação e a metodologia de trabalho utilizada na mesma. Seguidamente foram analisados todos os detrimentos relacionados com a perca dos manuais escolares, tendo em conta as suas funções e a sua importância no processo de ensino/aprendizagem. Debruçámo-nos ainda sobre o que é esta aprendizagem, as suas teorias e de como se processa, desembarcando na aprendizagem virtual. Finalmente, é feita uma abordagem ao multimédia e aos seus componentes, tendo em vista descobrir quais os possíveis benefícios que acarretaria a sua utilização como substituição aos manuais escolares.Repositório ComumMagalhães, Marco2014-01-20T10:39:14Z2014-01-202014-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5353201002027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:48.866961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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