Os manuais escolares da disciplina de Educação Visual e Tecnológica em ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Marco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5353
Resumo: O trabalho de pesquisa que aqui é demonstrado, teve como principal objectivo identificar e analisar quais os prós e os contras, quais as percas e os benefícios com que a disciplina de Educação Visual e Tecnológica se irá deparar aquando do início do ano lectivo 2010/2011, pois a partir desta data entrará em vigor a Portaria nº 42/2008 de 11 de Janeiro. A qual impede a adopção de manuais escolares em algumas áreas curriculares e disciplinas incluindo a EVT. Com o intuito de contextualizar o objecto de estudo deste trabalho, começamos por traçar uma panorâmica muito geral do que é a educação e do seu percurso histórico em Portugal até ao surgir da disciplina de EVT. Depois abordamos os pressupostos curriculares que lhe são inerentes, a sua avaliação e a metodologia de trabalho utilizada na mesma. Seguidamente foram analisados todos os detrimentos relacionados com a perca dos manuais escolares, tendo em conta as suas funções e a sua importância no processo de ensino/aprendizagem. Debruçámo-nos ainda sobre o que é esta aprendizagem, as suas teorias e de como se processa, desembarcando na aprendizagem virtual. Finalmente, é feita uma abordagem ao multimédia e aos seus componentes, tendo em vista descobrir quais os possíveis benefícios que acarretaria a sua utilização como substituição aos manuais escolares.
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