O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24474
Resumo: No mundo atual, as redes sociais estão presentes no quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, assim estas plataformas já são consideradas ferramentas indispensáveis para a comunicação não só entre as pessoas como também entre as pessoas e as empresas. Neste sentido, é de extrema importância que as marcas compreendam a importância destas plataformas na relação com os seus clientes, nomeadamente através da partilha de conteúdos nos seus perfis. A Netflix foi uma das marcas que compreendeu esta mudança na comunicação entre ambas as partes e atualmente tem uma enorme presença nas redes sociais, tornando-se referência no que diz respeito ao marketing de conteúdo e, consequentemente, um exemplo na relação que constrói com o seu público. A presente dissertação, que constitui um estudo de caso, tem como objetivo geral analisar os conteúdos publicados pela Netflix, bem como a estratégia de comunicação definida nas redes sociais e interação com o seu público. Para a obtenção de resultados foi realizada uma análise qualitativa à rede social Twitter da Netflix Portugal (@NetflixPT) entre 7 de janeiro e 7 de julho de 2023, de forma a compreender quais os conteúdos mais publicados pela plataforma de streaming, bem como as interações com o seu público. Os resultados obtidos demonstram que a Netflix apresenta uma estratégia de publicação de conteúdos todos os dias no seu perfil do Twitter, com as mais diversas características, conseguindo uma grande interação com os seus seguidores.
id RCAP_9f12d8cb7d6a7f68d7e2cec1ecde43df
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso NetflixNetflixRedes sociaisMarketing de conteúdoComunicaçãoTwitterSocial networksCommunicationContent marketingGestãoNo mundo atual, as redes sociais estão presentes no quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, assim estas plataformas já são consideradas ferramentas indispensáveis para a comunicação não só entre as pessoas como também entre as pessoas e as empresas. Neste sentido, é de extrema importância que as marcas compreendam a importância destas plataformas na relação com os seus clientes, nomeadamente através da partilha de conteúdos nos seus perfis. A Netflix foi uma das marcas que compreendeu esta mudança na comunicação entre ambas as partes e atualmente tem uma enorme presença nas redes sociais, tornando-se referência no que diz respeito ao marketing de conteúdo e, consequentemente, um exemplo na relação que constrói com o seu público. A presente dissertação, que constitui um estudo de caso, tem como objetivo geral analisar os conteúdos publicados pela Netflix, bem como a estratégia de comunicação definida nas redes sociais e interação com o seu público. Para a obtenção de resultados foi realizada uma análise qualitativa à rede social Twitter da Netflix Portugal (@NetflixPT) entre 7 de janeiro e 7 de julho de 2023, de forma a compreender quais os conteúdos mais publicados pela plataforma de streaming, bem como as interações com o seu público. Os resultados obtidos demonstram que a Netflix apresenta uma estratégia de publicação de conteúdos todos os dias no seu perfil do Twitter, com as mais diversas características, conseguindo uma grande interação com os seus seguidores.In today's world, social networks are present in the daily lives of millions of people around the world, so these platforms are already considered indispensable tools for communication not only between people, but also between people and companies. In this sense, it is extremely important for brands to understand the importance of these platforms in their relationship with their customers, namely by sharing content on their profiles. Netflix was one of the brands that understood this change in communication between both parties and currently has a huge presence on social networks, becoming a benchmark in terms of content marketing and, consequently, an example in the relationship it builds with its audience. The general aim of this dissertation, which is a case study, is to analyze the content published by Netflix and how it communicates and interacts with its audience. To obtain the results, a qualitative analysis was carried out on Netflix Portugal's Twitter social network (@NetflixPT) between January 7 and July 7, 2023, in order to understand which content is most published by the streaming platform, as well as the interactions with its audience. The results show that Netflix publishes a wide range of content every day on its Twitter profile, with the most diverse characteristics,Pinto, Susana Mónica CruzRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves2024-01-16T11:17:34Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24474TID:203466098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:55.844662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
title O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
spellingShingle O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
Oliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves
Netflix
Redes sociais
Marketing de conteúdo
Comunicação
Twitter
Social networks
Communication
Content marketing
Gestão
title_short O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
title_full O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
title_fullStr O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
title_full_unstemmed O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
title_sort O marketing de conteúdo no TWITTER como instrumento de comunicação: o caso Netflix
author Oliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves
author_facet Oliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Susana Mónica Cruz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Beatriz Fernanda Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Netflix
Redes sociais
Marketing de conteúdo
Comunicação
Twitter
Social networks
Communication
Content marketing
Gestão
topic Netflix
Redes sociais
Marketing de conteúdo
Comunicação
Twitter
Social networks
Communication
Content marketing
Gestão
description No mundo atual, as redes sociais estão presentes no quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, assim estas plataformas já são consideradas ferramentas indispensáveis para a comunicação não só entre as pessoas como também entre as pessoas e as empresas. Neste sentido, é de extrema importância que as marcas compreendam a importância destas plataformas na relação com os seus clientes, nomeadamente através da partilha de conteúdos nos seus perfis. A Netflix foi uma das marcas que compreendeu esta mudança na comunicação entre ambas as partes e atualmente tem uma enorme presença nas redes sociais, tornando-se referência no que diz respeito ao marketing de conteúdo e, consequentemente, um exemplo na relação que constrói com o seu público. A presente dissertação, que constitui um estudo de caso, tem como objetivo geral analisar os conteúdos publicados pela Netflix, bem como a estratégia de comunicação definida nas redes sociais e interação com o seu público. Para a obtenção de resultados foi realizada uma análise qualitativa à rede social Twitter da Netflix Portugal (@NetflixPT) entre 7 de janeiro e 7 de julho de 2023, de forma a compreender quais os conteúdos mais publicados pela plataforma de streaming, bem como as interações com o seu público. Os resultados obtidos demonstram que a Netflix apresenta uma estratégia de publicação de conteúdos todos os dias no seu perfil do Twitter, com as mais diversas características, conseguindo uma grande interação com os seus seguidores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
2023-11-28T00:00:00Z
2024-01-16T11:17:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24474
TID:203466098
url http://hdl.handle.net/10400.22/24474
identifier_str_mv TID:203466098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945035542528