A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kaliane Eveny Martins de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39634
Resumo: A presente pesquisa almeja identificar de qual forma a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix Brasil. Deste modo, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao novo contexto que emerge a sociedade da informação, o da web 2.0. Além disto, se abordou a temática acerca da curadoria de conteúdos desde sua origem, passando pelas suas transformações e como a mesma vem se inserindo no aspecto estratégia de mercado. Ademais, desejou traçar o atual panorama brasileiro, no que concerne a curadoria de conteúdos no uso do marketing de conteúdos e as pretensões das organizações que optam por esta estratégia, no qual, seus dados serviriam de embasamento teórico para análise metodológica. A partir disso, a pesquisa visou compreender como a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix. Possuindo assim como objetivos específicos: a) Caracterizar a curadoria de conteúdo aplicada a estratégias de mercado; b) Identificar o engajamento do público obtido com a curadoria de conteúdo; c) Identificar o tipo de agregação de valor utilizado na curadoria de conteúdo da Netflix. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação do estudo de caso, nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram da empresa Netflix. Utilizando-se como técnicas a observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Através disto, constatou que no Brasil o uso da curadoria pelas organizações ocorre por meio do marketing de conteúdo, onde se apresenta de maneira ainda básica, mas observa-se a pretensão de expansão no mercado. Por fim, a análise das mídias sociais indicou que a Netflix, realiza a curadoria de conteúdo adaptando o seu conteúdo conforme a mídia social que será usada para divulgação. Utilizando-se com mais frequência, no geral, do modelo de agregação para agregar valor ao conteúdo curado.
id UFRN_cdc77f20f098866791d86e7ae58e44da
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39634
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Kaliane Eveny Martins deNogueira, Jamille Michele XavierAlves, Tatiana Nascimento Augusto DutraCarvalho, Andréa Vasconcelos2019-01-07T17:59:14Z2021-09-29T11:09:05Z2019-01-07T17:59:14Z2021-09-29T11:09:05Z2018-12-132014077324OLIVEIRA, Kaliane Eveny Martins de. A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil. 2018. 86f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39634A presente pesquisa almeja identificar de qual forma a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix Brasil. Deste modo, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao novo contexto que emerge a sociedade da informação, o da web 2.0. Além disto, se abordou a temática acerca da curadoria de conteúdos desde sua origem, passando pelas suas transformações e como a mesma vem se inserindo no aspecto estratégia de mercado. Ademais, desejou traçar o atual panorama brasileiro, no que concerne a curadoria de conteúdos no uso do marketing de conteúdos e as pretensões das organizações que optam por esta estratégia, no qual, seus dados serviriam de embasamento teórico para análise metodológica. A partir disso, a pesquisa visou compreender como a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix. Possuindo assim como objetivos específicos: a) Caracterizar a curadoria de conteúdo aplicada a estratégias de mercado; b) Identificar o engajamento do público obtido com a curadoria de conteúdo; c) Identificar o tipo de agregação de valor utilizado na curadoria de conteúdo da Netflix. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação do estudo de caso, nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram da empresa Netflix. Utilizando-se como técnicas a observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Através disto, constatou que no Brasil o uso da curadoria pelas organizações ocorre por meio do marketing de conteúdo, onde se apresenta de maneira ainda básica, mas observa-se a pretensão de expansão no mercado. Por fim, a análise das mídias sociais indicou que a Netflix, realiza a curadoria de conteúdo adaptando o seu conteúdo conforme a mídia social que será usada para divulgação. Utilizando-se com mais frequência, no geral, do modelo de agregação para agregar valor ao conteúdo curado.This research aims to identify how the content curation is being used by companies in Brazil, especially by the company Netfix Brazil. Thus, in order to achieve the main objective of this research, theoretical foundations related to the new context that emerges the information society, web 2.0. In addition, the topic of content curation from its origin, through its transformations and how it has been inserted in the market strategy aspect has been addressed. In addition, it wanted to draw the current Brazilian panorama, in what concerns the curation of contents in the use of content marketing and the pretensions of the organizations that opt for this strategy, in which, its data would serve as a theoretical basis for methodological analysis. From this, the research aimed to understand how content curation is being used by companies in Brazil, especially by the company Netfix. With specific objectives: a) To characterize the content curation applied to market strategies; b) Identify the engagement of the audience obtained by content curation; c) Identify the type of value aggregation used in Netflix content curation. Therefore, the research was based on the observation of the case study, in the social media Facebook, Twitter and Instagram of the company Netflix. Using direct observation, documentary research, bibliographic research and content analysis as collection techniques. Through this, it was observed that in Brazil the use of curatorship by organizations occurs through content marketing, where it presents itself in a basic way, but it is observed the pretension of expansion in the market. Finally, the analysis of social media indicated that Netflix, curates content by adapting its content according to social media that will be used for dissemination. By using more often the aggregation model to aggregate value to the cured content.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCuradoria de conteúdosCuradoria da informaçãoMarketing de conteúdoEstratégias de mercadoNetflix BrasilA curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAcuradoriadeconteúdos_Oliveira_2018.pdfapplication/pdf2124428https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/1/Acuradoriadeconte%c3%bados_Oliveira_2018.pdfaab707bf9d1f7e85600d561ab3f7d1f7MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAcuradoriadeconteúdos_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain137087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/4/Acuradoriadeconte%c3%bados_Oliveira_2018.pdf.txt2ec2d735e3a26f31ac6ac87de7aae45dMD54123456789/396342021-09-29 08:09:05.418oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:09:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
title A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
spellingShingle A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
Oliveira, Kaliane Eveny Martins de
Curadoria de conteúdos
Curadoria da informação
Marketing de conteúdo
Estratégias de mercado
Netflix Brasil
title_short A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
title_full A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
title_fullStr A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
title_full_unstemmed A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
title_sort A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
author Oliveira, Kaliane Eveny Martins de
author_facet Oliveira, Kaliane Eveny Martins de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nogueira, Jamille Michele Xavier
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Tatiana Nascimento Augusto Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kaliane Eveny Martins de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Andréa Vasconcelos
contributor_str_mv Carvalho, Andréa Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria de conteúdos
Curadoria da informação
Marketing de conteúdo
Estratégias de mercado
Netflix Brasil
topic Curadoria de conteúdos
Curadoria da informação
Marketing de conteúdo
Estratégias de mercado
Netflix Brasil
description A presente pesquisa almeja identificar de qual forma a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix Brasil. Deste modo, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao novo contexto que emerge a sociedade da informação, o da web 2.0. Além disto, se abordou a temática acerca da curadoria de conteúdos desde sua origem, passando pelas suas transformações e como a mesma vem se inserindo no aspecto estratégia de mercado. Ademais, desejou traçar o atual panorama brasileiro, no que concerne a curadoria de conteúdos no uso do marketing de conteúdos e as pretensões das organizações que optam por esta estratégia, no qual, seus dados serviriam de embasamento teórico para análise metodológica. A partir disso, a pesquisa visou compreender como a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix. Possuindo assim como objetivos específicos: a) Caracterizar a curadoria de conteúdo aplicada a estratégias de mercado; b) Identificar o engajamento do público obtido com a curadoria de conteúdo; c) Identificar o tipo de agregação de valor utilizado na curadoria de conteúdo da Netflix. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação do estudo de caso, nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram da empresa Netflix. Utilizando-se como técnicas a observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Através disto, constatou que no Brasil o uso da curadoria pelas organizações ocorre por meio do marketing de conteúdo, onde se apresenta de maneira ainda básica, mas observa-se a pretensão de expansão no mercado. Por fim, a análise das mídias sociais indicou que a Netflix, realiza a curadoria de conteúdo adaptando o seu conteúdo conforme a mídia social que será usada para divulgação. Utilizando-se com mais frequência, no geral, do modelo de agregação para agregar valor ao conteúdo curado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-07T17:59:14Z
2021-09-29T11:09:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-07T17:59:14Z
2021-09-29T11:09:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014077324
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Kaliane Eveny Martins de. A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil. 2018. 86f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39634
identifier_str_mv 2014077324
OLIVEIRA, Kaliane Eveny Martins de. A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil. 2018. 86f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Biblioteconomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/1/Acuradoriadeconte%c3%bados_Oliveira_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39634/4/Acuradoriadeconte%c3%bados_Oliveira_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aab707bf9d1f7e85600d561ab3f7d1f7
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
2ec2d735e3a26f31ac6ac87de7aae45d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117540647796736