Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Filipa Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10961
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_9f3335de8ad679c0ea2928cca04b05f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio localatividades investigativasEstudo do meio localOrientação espacialAutonomiaLocalização espacialCooperaçãoInvestigative activitiesLocal environmentOrientation skillsSpatial localizationAutonomyCooperation skillsRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento descreve-se e reflete-se sobre a prática desenvolvida nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É, também, apresentado um estudo desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado Do Bairro à Cidade: projetos e itinerários na descoberta do meio local. Este estudo emerge da problemática A implementação de atividades investigativas centradas no meio local como estratégia estruturante do processo de ensino e aprendizagem do EM potencia, nos alunos, o desenvolvimento de competências de orientação e localização espacial, de autonomia e cooperação. São dois os objetivos gerais que orientam a investigação: (i) analisar os contributos da realização de atividades investigativas, centrados no meio local, para o desenvolvimento de competências de conhecimento dos lugares, orientação e localização espacial; (ii) compreender de que modo o envolvimento dos alunos em atividades investigativas permite o desenvolvimento de competências de autonomia e cooperação. Em conformidade, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso a procedimentos próximos das fases definidas na metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos confirmam que o envolvimento dos alunos em atividades investigativas, centradas no meio local e valorizando os seus interesses, transportam-nos para o conhecimento do meio onde vivem e potenciam o desenvolvimento de competências de orientação e localização espacial, de autonomia e cooperação.ABSTRACT The presenting report was developed within the framework of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master’s in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle.of Basic Education. In this document describes and reflects about the developed practice in the contexts of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. It’s also, introduced one study developed in the context of 1st Cycle of Basic Education, entitled From the Neighborhood to the City: projects and itineraries in the discovery of the local environment. This study emerges of the problematic The implementation of focused research activities in the local enviroment as a structuring strategy of the process of teaching and learning of EM enhances on students, the development skills of orientation and spatial location, autonomy and cooperation. There are two general goals guiding this research: (i) analyze the realized contributions of the investigative activities, centered on the local environment, for the development skills of knowledge from the places, orientation and spatial location; (ii) understanding how the involvement of the students in investigative activities allows the development skills of autonomy and cooperation. Accordingly, a methodology of a qualitative nature was used, using procedures near of the phases defined in the research-action methodology. The obtained results confirm that the students' involvement in research activities, centered on the local environment and valuing their interests, transport us for the knowledge of the environment where they live and enhance the development skills of orientation and spatial location, autonomy and cooperation.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaHortas, Maria JoãoRCIPLBarroso, Filipa Carvalho2020-01-09T10:36:38Z2019-07-192019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10961TID:202329658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.628188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
title Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
spellingShingle Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
Barroso, Filipa Carvalho
atividades investigativas
Estudo do meio local
Orientação espacial
Autonomia
Localização espacial
Cooperação
Investigative activities
Local environment
Orientation skills
Spatial localization
Autonomy
Cooperation skills
title_short Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
title_full Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
title_fullStr Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
title_full_unstemmed Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
title_sort Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio local
author Barroso, Filipa Carvalho
author_facet Barroso, Filipa Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Filipa Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv atividades investigativas
Estudo do meio local
Orientação espacial
Autonomia
Localização espacial
Cooperação
Investigative activities
Local environment
Orientation skills
Spatial localization
Autonomy
Cooperation skills
topic atividades investigativas
Estudo do meio local
Orientação espacial
Autonomia
Localização espacial
Cooperação
Investigative activities
Local environment
Orientation skills
Spatial localization
Autonomy
Cooperation skills
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
2019-07-19T00:00:00Z
2020-01-09T10:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10961
TID:202329658
url http://hdl.handle.net/10400.21/10961
identifier_str_mv TID:202329658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459735642112