Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Judite Zamith
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45524
Resumo: Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.
id RCAP_e2536a23666463a742cefabf73cc7bed
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolarSobredotaçãoBullyingMétodo biográficoInsucesso escolarGiftednessBiographical MethodSchool failureCiências Sociais::PsicologiaJunto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.We had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographi - cal narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggres - sion, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)Universidade do MinhoCruz, Judite ZamithCarvalho, Maria de Lurdes Dias de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45524por0875-0106https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:13.262584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
title Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
spellingShingle Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
Cruz, Judite Zamith
Sobredotação
Bullying
Método biográfico
Insucesso escolar
Giftedness
Biographical Method
School failure
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
title_full Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
title_fullStr Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
title_full_unstemmed Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
title_sort Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
author Cruz, Judite Zamith
author_facet Cruz, Judite Zamith
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author_role author
author2 Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Judite Zamith
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotação
Bullying
Método biográfico
Insucesso escolar
Giftedness
Biographical Method
School failure
Ciências Sociais::Psicologia
topic Sobredotação
Bullying
Método biográfico
Insucesso escolar
Giftedness
Biographical Method
School failure
Ciências Sociais::Psicologia
description Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45524
url http://hdl.handle.net/1822/45524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0875-0106
https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132256120340480