Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45524 |
Resumo: | Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática. |
id |
RCAP_e2536a23666463a742cefabf73cc7bed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolarSobredotaçãoBullyingMétodo biográficoInsucesso escolarGiftednessBiographical MethodSchool failureCiências Sociais::PsicologiaJunto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.We had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographi - cal narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggres - sion, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)Universidade do MinhoCruz, Judite ZamithCarvalho, Maria de Lurdes Dias de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45524por0875-0106https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:13.262584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
title |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
spellingShingle |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar Cruz, Judite Zamith Sobredotação Bullying Método biográfico Insucesso escolar Giftedness Biographical Method School failure Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
title_full |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
title_fullStr |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
title_full_unstemmed |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
title_sort |
Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar |
author |
Cruz, Judite Zamith |
author_facet |
Cruz, Judite Zamith Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Judite Zamith Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobredotação Bullying Método biográfico Insucesso escolar Giftedness Biographical Method School failure Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Sobredotação Bullying Método biográfico Insucesso escolar Giftedness Biographical Method School failure Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45524 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0875-0106 https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132256120340480 |