Redes sociais e a influência do conteúdo no envolvimento dos consumidores com a marca : Facebook e Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36793 |
Resumo: | Considerando o impacto atual da tecnologia no quotidiano, nomeadamente ao nível do consumo, e o crescimento exponencial das redes sociais na área do marketing de conteúdo, o presente estudo procedeu à análise da criação de conteúdos e das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas, de modo a atraírem os consumidores e a estimularem o seu envolvimento com a marca. Nesse sentido, foram escolhidas três marcas distintas com presença nas redes sociais, duas delas no Facebook e Instagram, e outra apenas no Instagram, com o propósito de classificar os conteúdos publicados por cada marca e analisar o nível de envolvimento e volume de interação que as diferentes categorias de conteúdo geram entre os seus consumidores. Os resultados demonstram que existem diferenças ao nível do envolvimento dos consumidores com as marcas e entre as redes sociais. No Facebook, destacaram-se as categorias de conteúdo de entretenimento e de interação, e no Instagram, a categoria passatempo. Em contrapartida, a categoria de conteúdo que menos envolvimento gerou em ambas as plataformas é o conteúdo informativo. Tendo em conta os resultados deste estudo, é essencial que as marcas apostem na publicação das categorias de conteúdo mais apelativas em cada urna das redes sociais, de modo a estimularem eficazmente a interação dos consumidores com a marca, que se poderá traduzir em comportamento de compra e numa maior lealdade. |
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Redes sociais e a influência do conteúdo no envolvimento dos consumidores com a marca : Facebook e InstagramMarketing de conteúdoRedes sociaisFacebookInstagramEnvolvimento do consumidor com a marcaContent marketingSocial mediaConsumer-brand engagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoConsiderando o impacto atual da tecnologia no quotidiano, nomeadamente ao nível do consumo, e o crescimento exponencial das redes sociais na área do marketing de conteúdo, o presente estudo procedeu à análise da criação de conteúdos e das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas, de modo a atraírem os consumidores e a estimularem o seu envolvimento com a marca. Nesse sentido, foram escolhidas três marcas distintas com presença nas redes sociais, duas delas no Facebook e Instagram, e outra apenas no Instagram, com o propósito de classificar os conteúdos publicados por cada marca e analisar o nível de envolvimento e volume de interação que as diferentes categorias de conteúdo geram entre os seus consumidores. Os resultados demonstram que existem diferenças ao nível do envolvimento dos consumidores com as marcas e entre as redes sociais. No Facebook, destacaram-se as categorias de conteúdo de entretenimento e de interação, e no Instagram, a categoria passatempo. Em contrapartida, a categoria de conteúdo que menos envolvimento gerou em ambas as plataformas é o conteúdo informativo. Tendo em conta os resultados deste estudo, é essencial que as marcas apostem na publicação das categorias de conteúdo mais apelativas em cada urna das redes sociais, de modo a estimularem eficazmente a interação dos consumidores com a marca, que se poderá traduzir em comportamento de compra e numa maior lealdade.Considering the current impact of technology on everyday life, namely in terms of consumption, and the exponential growth of social media in the content marketing area, this study analyzed the creation of contents and the marketing strategies used by brands, so as to attract consumers and encourage their involvement with the brand. In view of this, three distinct brands with a presence on social media were chosen, two of them on Facebook and Instagram, and another only on Instagram, with the purpose of classifying the contents published by each brand and analyzing the level of involvement and volume of interaction that the different categories of content generate among their consumers. The results show that there are differences in terms of consumer involvement with brands and between social media. On Facebook, the categories of entertainment and interaction content stood out, and on Instagram, it was the hobby category. In contrast, the content category that generated the least involvement on both platforms is the informative one. Taking into account the results of this study, it is essential that brands focus on the publication of the most appealing content categories, on each of the social media, in order to effectively stimulate consumers' interaction with the brand, which may reveal buying behaviour and in greater loyalty.Machado, Joana Pinto Leite CésarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCardoso, André Alexandre de Queirós e2023-02-23T01:30:25Z2021-12-062021-062021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36793TID:202894207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:54.717281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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