Redes sociais e a influência do conteúdo no envolvimento dos consumidores com a marca : Facebook e Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, André Alexandre de Queirós e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36793
Resumo: Considerando o impacto atual da tecnologia no quotidiano, nomeadamente ao nível do consumo, e o crescimento exponencial das redes sociais na área do marketing de conteúdo, o presente estudo procedeu à análise da criação de conteúdos e das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas, de modo a atraírem os consumidores e a estimularem o seu envolvimento com a marca. Nesse sentido, foram escolhidas três marcas distintas com presença nas redes sociais, duas delas no Facebook e Instagram, e outra apenas no Instagram, com o propósito de classificar os conteúdos publicados por cada marca e analisar o nível de envolvimento e volume de interação que as diferentes categorias de conteúdo geram entre os seus consumidores. Os resultados demonstram que existem diferenças ao nível do envolvimento dos consumidores com as marcas e entre as redes sociais. No Facebook, destacaram-se as categorias de conteúdo de entretenimento e de interação, e no Instagram, a categoria passatempo. Em contrapartida, a categoria de conteúdo que menos envolvimento gerou em ambas as plataformas é o conteúdo informativo. Tendo em conta os resultados deste estudo, é essencial que as marcas apostem na publicação das categorias de conteúdo mais apelativas em cada urna das redes sociais, de modo a estimularem eficazmente a interação dos consumidores com a marca, que se poderá traduzir em comportamento de compra e numa maior lealdade.
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