Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Filipa Raposo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3623
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_9f4fa9a86af508083d80571509d420a5
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino BásicoCompreensão LeitoraEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)LeituraReading MotivationLearning ReadReading ComprehensionReading StrategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.[...]. Este trabalho procura refletir sobre o desenvolvimento dos vários níveis de compreensão leitora (literal, inferencial, avaliativo, apreciativo e criativo) e analisar estratégias que favoreçam a compreensão de textos de diversos tipos e suscitem o gosto pela leitura através da utilização de suportes de escrita e estratégias diversificados. [...].ABSTRACT: [...]. This work search to reflect about developed the different levels of reading comprehension (literal, inferential, evaluative, appreciative, creative) and analyse strategies that advanced the text comprehension of differently types and awake interest for the reading using different media writing and strategies. [...].Mira Leal, SusanaRepositório da Universidade dos AçoresPereira, Ana Filipa Raposo2016-02-04T17:45:02Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3623201393719porPereira, Ana Filipa Raposo. "Promover a compreensão leitora na infância: estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 164 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:49Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:16.375466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Pereira, Ana Filipa Raposo
Compreensão Leitora
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Reading Motivation
Learning Read
Reading Comprehension
Reading Strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_sort Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Ana Filipa Raposo
author_facet Pereira, Ana Filipa Raposo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mira Leal, Susana
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Filipa Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão Leitora
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Reading Motivation
Learning Read
Reading Comprehension
Reading Strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Compreensão Leitora
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Reading Motivation
Learning Read
Reading Comprehension
Reading Strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
2015-06-24T00:00:00Z
2016-02-04T17:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3623
201393719
url http://hdl.handle.net/10400.3/3623
identifier_str_mv 201393719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Ana Filipa Raposo. "Promover a compreensão leitora na infância: estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 164 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130714386464768