Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paínço, Vera Mónica Martins, 1983-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18006
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_9f4fe55698bf4c25ab45f009fe5d1559
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridadeTurismo - PortugalGeografia - Estudo e ensino (Secundário)AprendizagemCidadãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014Turismo, e Transportes descrevem a prática de ensino supervisionada que se desenvolve na disciplina de Geografia. Apresenta a conceção, implementação e avaliação de uma unidade didática, dirigida geralmente aos alunos do 8.º ano, contudo lecionada no 9. Ano da turma 4.ª, no âmbito do tema Atividades Económicas e do subtema O turismo, Redes e modos de Transporte e Telecomunicações da Escola Básica dos 2. E 3.º Ciclos da Miguel Torga – Casal de S.Brás. A unidade didática lecionada enquadra-se na Geografia Escolar e pretende atingir os objetivos das Orientações Curriculares, igualmente na geografia escolar, a qual é centrada no aluno, problematizadora do real, global, sistémica e ativa, e na educação para a cidadania. A escola onde estes alunos estão inseridos, já está preparada para a multiculturalidade, é o que a caracteriza, assim tanto a escola, como a disciplina e as docentes que aqui lecionam, estão preparadas para formar um novo tipo de cidadão: o cidadão global. Ao longo do Mestrado, foram apreendidos os princípios da Geografia Escolar, bem como o das teorias de aprendizagem, foi necessário compreender este setor de atividade, que cada vez adquire maior importância a nível mundial e nacional, e como os meios de transporte se relacionam, na escolha do destino escolhido. Foi necessário conhecer o contexto educativo, desde da Escola, dos alunos para que o resultado seja o melhor. Após a pesquisa científica e pedagógica, passa-se para a unidade didática, tentando que seja a mais abrangente possível, com experiências educativas e recursos didáticos diversificados. Foram privilegiadas as estratégias associadas a métodos ativos, para que os alunos, de preferência em grupo, fossem autores das suas próprias aprendizagens. Analisar gráficos, notícias, incentivar o espírito crítico, e o pensar em soluções foram estratégias para que os alunos se tornem cidadãos geograficamente competentes, autónomos e tolerantes.Tourism and means of transportation describe the practice of supervised teaching that is developed in the subject of Geography. It presents the design, implementation and evaluation of a teaching unit which is usually aimed at students of 8th grade, but that was taught in the 9th grade in the 4th class. It is related with the topic Economic Activities and the subtopic Tourism, networks and ways of Transportation and Telecommunications of Miguel Torga Middle School (2º e 3.º Ciclos) in Casal de S.Brás. The teaching unit taught, fits in the Scholar Geography and also aims to achieve the objectives of the Curriculum Guidelines in scholar geography and in the education for citizenship. It is student-centered, problem-based, real, global, systemic and active. The school where these students are inserted is already prepared for multiculturalism because it is what characterizes it: not only the subject and the school, but also the teachers are prepared to create a new kind of citizen: the global citizen. Throughout the Master, the principles of Scholar Geography were learnt as well as the learning theories. It was necessary not only to understand this sector of activity which acquires greater and greater importance worldwide and at national level, but also as the means of transportation relate, in the choice of the destination. It was necessary to meet the educational background of the School and students so that the result is the best. After the scientific and pedagogical research, we move to the teaching unit so that it can be as general as possible with educational experiences and diverse teaching resources. The strategies associated to the active methods were privileged so that students, preferably in group, could be creators of their own learning. Analyzing charts or news, encouraging critical thinking and considering solutions were the strategies used for the students to become geographically competent, autonomous and tolerant citizens.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-Repositório da Universidade de LisboaPaínço, Vera Mónica Martins, 1983-2015-04-29T16:38:46Z20142014-10-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18006TID:201432129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:40.846658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
title Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
spellingShingle Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
Paínço, Vera Mónica Martins, 1983-
Turismo - Portugal
Geografia - Estudo e ensino (Secundário)
Aprendizagem
Cidadão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
title_full Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
title_fullStr Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
title_sort Turismo e transportes num mundo global : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
author Paínço, Vera Mónica Martins, 1983-
author_facet Paínço, Vera Mónica Martins, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paínço, Vera Mónica Martins, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo - Portugal
Geografia - Estudo e ensino (Secundário)
Aprendizagem
Cidadão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Turismo - Portugal
Geografia - Estudo e ensino (Secundário)
Aprendizagem
Cidadão
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia para o 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-08
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-29T16:38:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18006
TID:201432129
url http://hdl.handle.net/10451/18006
identifier_str_mv TID:201432129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274757066752