O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19987 |
Resumo: | Muitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica. |
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O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas NovasComunicaçãoComunicação organizacionalVeículos de comunicaçãoComunicação informação estratégicaEficiência e eficácia da comunicaçãoRetenção de informaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMuitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.Oliveira, Maria Teresa Vieira deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiguel, Ricardo2016-04-27T10:40:36Z2016-03-1420152016-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19987TID:201214083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:30.746579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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