O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Ricardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19987
Resumo: Muitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.
id RCAP_9f75baf4ee99b931601bf3e7d8de88cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas NovasComunicaçãoComunicação organizacionalVeículos de comunicaçãoComunicação informação estratégicaEficiência e eficácia da comunicaçãoRetenção de informaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMuitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.Oliveira, Maria Teresa Vieira deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiguel, Ricardo2016-04-27T10:40:36Z2016-03-1420152016-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19987TID:201214083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:30.746579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
title O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
spellingShingle O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
Miguel, Ricardo
Comunicação
Comunicação organizacional
Veículos de comunicação
Comunicação informação estratégica
Eficiência e eficácia da comunicação
Retenção de informação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
title_full O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
title_fullStr O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
title_full_unstemmed O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
title_sort O impacte dos veículos de comunicação e a retenção de informação estratégica : um case study na empresa GESTAMP : Vendas Novas
author Miguel, Ricardo
author_facet Miguel, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Teresa Vieira de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação organizacional
Veículos de comunicação
Comunicação informação estratégica
Eficiência e eficácia da comunicação
Retenção de informação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação
Comunicação organizacional
Veículos de comunicação
Comunicação informação estratégica
Eficiência e eficácia da comunicação
Retenção de informação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Muitos são os fatores que se têm estudado ao longo das últimas décadas para justificar as razões dos sucessos e fracassos das organizações, bem como para que as relações entre a performance global da organização e esses fatores possam ser potenciadas. A comunicação organizacional, nas suas diversas formas, surge como um dos que mais se considera poderem contribuir para incrementar a performance dos colaboradores e da organização. Pretende-se com esta tese contribuir para a análise de boas práticas relacionadas com a comunicação da estratégia organizacional, e a forma como esta pode apoiar a performance. O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacte que diversos veículos de comunicação organizacional têm na retenção da informação estratégica (Políticas, Missão, Visão, Valores, Objetivos, etc), que os seus colaboradores devem interiorizar e partilhar. Definiu-se um estudo para aplicação num contexto real da Gestamp Vendas Novas e através dos dados obtidos, procurou-se estabelecer a relação entre os veículos de comunicação e o efeito dos mesmos na taxa de retenção de informação estratégica por parte dos colaboradores da empresa. Procurou-se ainda verificar a influência que fatores, como a função poderiam ter na taxa de retenção da informação estratégica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-27T10:40:36Z
2016-03-14
2016-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19987
TID:201214083
url http://hdl.handle.net/10400.14/19987
identifier_str_mv TID:201214083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131849393438720