No percurso da especialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Alexandra Oliveira e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8711
Resumo: O crescente desenvolvimento científico e tecnológico obriga os enfermeiros a manterem-se permanentemente actualizados, de forma a prestarem cuidados próximos da excelência. No sentido de aumentar a diferenciação da minha actuação e o meu crescimento enquanto enfermeira e pessoa, decidi prosseguir no percurso académico ingressando no Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O curso visa o desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados especializados à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica e sua família, pelo que esta opção foi algo inevitável, dada a minha dedicação quase exclusiva à área de urgência e emergência desde que me conheço. O presente relatório visa dar resposta à solicitação pedagógica da Unidade Curricular com a mesma designação, tendo por objectivos: a contextualização e caracterização de cada campo de estágio, a realização de uma análise crítica sobre as actividades desenvolvidas em cada um deles assim como, as adaptações face às contingências encontradas em cada serviço e a descrição do meu percurso durante o estágio. Desta forma, adoptei a metodologia crítico-reflexiva sobre as actividades levadas a cabo, no sentido de atingir os objectivos e competências previstas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, nos domínios de competências defendidos pela Ordem dos Enfermeiros para um Enfermeiro Especialista, sendo eles: a Responsabilidade Profissional, Ética e Legal;a Gestão da Qualidade; a Gestão de Cuidados; o Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais e o Domínio específico da Enfermagem Médico-Cirúrgica e abrangendo as áreas de prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em cada módulo do estágio desenvolvi competências e habilidades, o que necessariamente se repercutiu nos módulos seguintes, como é demonstrado pelo grau de reflexão, progressivamente mais aprofundado e pelas actividades cada vez mais adequadas ao contextos de estágio, visando não só a minha evolução, mas também a minha contribuição para a melhoria de qualidade dos cuidados prestados. O relatório encontra-se assim estruturado em vários capítulos para além da Introdução e das Considerações Finais, no sentido de facilitar a descrição do meu percurso de especialização. Os módulos do Estágio desenrolaram-se no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano; na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E. e na Delegação do Porto do Instituto Nacional de Emergência Médica, permitindo a aquisição de competência clínica de elevada diferenciação na área da EMC. Em suma, o relatório acompanha a minha evolução nas áreas do saber-saber, saber-fazer e saber-estar.
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O presente relatório visa dar resposta à solicitação pedagógica da Unidade Curricular com a mesma designação, tendo por objectivos: a contextualização e caracterização de cada campo de estágio, a realização de uma análise crítica sobre as actividades desenvolvidas em cada um deles assim como, as adaptações face às contingências encontradas em cada serviço e a descrição do meu percurso durante o estágio. Desta forma, adoptei a metodologia crítico-reflexiva sobre as actividades levadas a cabo, no sentido de atingir os objectivos e competências previstas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, nos domínios de competências defendidos pela Ordem dos Enfermeiros para um Enfermeiro Especialista, sendo eles: a Responsabilidade Profissional, Ética e Legal;a Gestão da Qualidade; a Gestão de Cuidados; o Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais e o Domínio específico da Enfermagem Médico-Cirúrgica e abrangendo as áreas de prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Em cada módulo do estágio desenvolvi competências e habilidades, o que necessariamente se repercutiu nos módulos seguintes, como é demonstrado pelo grau de reflexão, progressivamente mais aprofundado e pelas actividades cada vez mais adequadas ao contextos de estágio, visando não só a minha evolução, mas também a minha contribuição para a melhoria de qualidade dos cuidados prestados. O relatório encontra-se assim estruturado em vários capítulos para além da Introdução e das Considerações Finais, no sentido de facilitar a descrição do meu percurso de especialização. Os módulos do Estágio desenrolaram-se no Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano; na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E. e na Delegação do Porto do Instituto Nacional de Emergência Médica, permitindo a aquisição de competência clínica de elevada diferenciação na área da EMC. Em suma, o relatório acompanha a minha evolução nas áreas do saber-saber, saber-fazer e saber-estar.The scientific and technological progresses require from the nurses, permanent efforts of updating competencies so that they can provide high quality care. In order to expand my skills and to grow as a nurse and as an human being, I decided to pursue the academic path, joining the Nursing Masters with Specialization in Medical Surgical Nursing. This course aims the competencies development on the provision of specialized care to the adults who are experiencing life threatening disease and his family. My choice for this area was inevitable due to my passion for emergency. This report aims to address a pedagogical tool, having as objectives: to contextualize and characterize each service where I’ve been; making a critical analysis of the activities developed in each module (because they suffered adjustments to meet the contingencies found in each service) and the description of my evolution during the stage. Thus, the critical and reflexive analysis of the undertaken activities in each module, was the adopted methodology in this document, in order to achieve the objectives and competencies of the several domains defined by Ordem do Enfermeiros to become a Medical Surgical Nursing Specialist. The domains of competencies defined were: Legal, Ethics and Professional Responsibility; Quality Management; Care Management; Professional Learning Development and Medical Surgical Nursing Specific Domain addressing areas as management, care providing, investigation and training. At each stage module, I developed new personal and professional skills which, necessarily, influenced my performance at the next one. That’s why I’ve decide to divide the document into several chapters besides the Introduction and the Conclusion, so that I easily describe my evolution. The three modules of the clinical teaching took place in the Emergency Service of Hospital Pedro Hispano; in the Polyvalent Intensive Care Unit of Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E. and in the Oporto Delegation of the Instituto Nacional de Emergência Médica (National Institute of Medical Emergency). Finally, this report presents my evolution in the several domains of knowledge.Rocha, LúciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Daniela Alexandra Oliveira e2012-07-27T13:20:21Z2012-05-0220112012-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:54.969523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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