A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Inês Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96993
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_9fda3b5360bf30c838b0a78fa1fe71fa
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino SecundárioThe importance of empathy in History Teaching: A study with 11th grade High School studentsEducação HistóricaCompreensão HistóricaEmpatia HistóricaDidáticaEnsino SecundárioHistorical EducationHistorical UnderstandingHistorical EmpathyDidacticsSecondary SchoolRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasNos últimos anos, diversos investigadores destacam a importância da História na formação dos jovens e para os desafios que estes vão encontrar numa sociedade cada vez mais heterógena e multicultural. É neste contexto que área da Educação Histórica procura estudar quais os recursos didáticos que motivam os alunos para a disciplina e melhoram a sua compreensão histórica. Entendemos por empatia histórica a capacidade de nos colocarmos no lugar dos agentes históricos, considerando o seu contexto, crenças e valores e de que modo estes afetaram as suas posições, sem sairmos do nosso próprio lugar. A partir da questão orientadora do nosso trabalho “Qual a importância da empatia histórica no desenvolvimento do conhecimento histórico?”, procurou-se compreender de que modo esta ferramenta didática influencia o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi realizado um estudo com uma turma do 11º ano do Ensino Secundário com o objetivo de verificar quais os níveis de empatia histórica que os alunos eram capazes de atingir e ainda de averiguar se existe alguma correlação entre os níveis de empatia histórica e a formulação de questões na primeira pessoa do singular e na terceira pessoa.Para recolher os nossos dados, recorremos a quatro atividades distintas: a redação de uma carta e de um texto de reflexão pessoal e ainda dois questionários. Nestas tarefas, os alunos tiveram que se colocar no lugar dos agentes históricos ou comentar um determinado evento ou decisão.Os resultados deste estudo, permitem-nos reforçar a ideia de que a empatia histórica é uma importante ferramenta didática, que auxilia os alunos na compreensão histórica e que apesar de nem sempre conseguirem atingir níveis de empatia sofisticados, o trabalho da empatia histórica em sala de aula traz sempre benefícios, não só ao nível cognitivo, mas também afetivo.In recent years, several researchers highlight the importance of history in the formation of young people and the challenges they will encounter in an increasingly multicultural society. It is in this context that the area of Historical Education seeks to study which teaching resources motivate students to discipline and improve their historical understanding. We understand by historical empathy the ability to put ourselves in the place of historical agents, considering their context, beliefs and values and how they affected their positions, without leaving our own place. Based on the guiding question of our work "What is the importance of historical empathy in the development of historical knowledge?", we tried to understand how this didactic tool influences the teaching-learning process. In this sense, a study was conducted with a class of the 11th year of secondary school with the objective of verifying which levels of historical empathy students were able to achieve and also to ascertain if there is any correlation between the levels of historical empathy and the formulation of questions in the first person of the singular and in the third person.To collect our data, we use four different activities: the writing of a letter and a personal reflection text and two questionnaires. In these tasks, students had to put themselves in the place of historical agents or comment on a particular event or decision.The results of this study allow us to reinforce the idea that historical empathy is an important didactic tool, which helps students in historical understanding and that although they do not always manage to achieve sophisticated levels of empathy, the work of historical empathy in the classroom always brings benefits, not only to the cognitive level, but also affective.2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96993http://hdl.handle.net/10316/96993TID:202843092porFigueiredo, Ana Inês Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T17:08:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:08.434284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
The importance of empathy in History Teaching: A study with 11th grade High School students
title A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
spellingShingle A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Figueiredo, Ana Inês Santos
Educação Histórica
Compreensão Histórica
Empatia Histórica
Didática
Ensino Secundário
Historical Education
Historical Understanding
Historical Empathy
Didactics
Secondary School
title_short A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
title_full A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
title_fullStr A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
title_full_unstemmed A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
title_sort A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
author Figueiredo, Ana Inês Santos
author_facet Figueiredo, Ana Inês Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ana Inês Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica
Compreensão Histórica
Empatia Histórica
Didática
Ensino Secundário
Historical Education
Historical Understanding
Historical Empathy
Didactics
Secondary School
topic Educação Histórica
Compreensão Histórica
Empatia Histórica
Didática
Ensino Secundário
Historical Education
Historical Understanding
Historical Empathy
Didactics
Secondary School
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96993
http://hdl.handle.net/10316/96993
TID:202843092
url http://hdl.handle.net/10316/96993
identifier_str_mv TID:202843092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048789987328