Prática de ensino supervisionada e o contributo da literatura de potencial receção infantil para a didática da história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6199 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fulcrais, tendo cada uma delas um objetivo essencial. Na primeira parte, o principal objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os dois anos do Mestrado. A segunda parte diz respeito a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade entre a literatura de potencial receção infantil e a Didática da História. Nesta, pretendemos analisar a forma como a literatura de potencial receção infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos de História e Geografia de Portugal. Para tal, recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo. Qualitativo, porque recorremos à análise de conteúdo e, também, quantitativo, devido à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Com os resultados obtidos concluiu-se que a literatura de potencial receção infantil se mostrou uma mais-valia nas aprendizagens significativas dos alunos relativamente a conteúdos históricos, uma vez que os envolve de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos. |
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Prática de ensino supervisionada e o contributo da literatura de potencial receção infantil para a didática da históriaLiteratura potencial receção infantilDidática da História e Compreensão HistóricaPotential children´s literatureDidactics of History and Historical UnderstandingO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fulcrais, tendo cada uma delas um objetivo essencial. Na primeira parte, o principal objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os dois anos do Mestrado. A segunda parte diz respeito a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade entre a literatura de potencial receção infantil e a Didática da História. Nesta, pretendemos analisar a forma como a literatura de potencial receção infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos de História e Geografia de Portugal. Para tal, recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo. Qualitativo, porque recorremos à análise de conteúdo e, também, quantitativo, devido à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Com os resultados obtidos concluiu-se que a literatura de potencial receção infantil se mostrou uma mais-valia nas aprendizagens significativas dos alunos relativamente a conteúdos históricos, uma vez que os envolve de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.This final internship report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice, in the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Portuguese and History and Geography of Portugal, in the 2nd Cycle of Basic Education held at the Higher School of Education of Viseu with the ultimate goal of completing the master's degree. This work is divided into two core parts, each of which has an essential objective. In the first part, the main objective is to engage in a critical reflection on the Supervised Teaching Practice carried out during the two years of the Master’s. The second part concerns a reflection on the interdisciplinarity between potential children's reception and the Didactics of History. In this part, we intend to analyze how potential children’s literature contributes to the learning of the contents of History and Geography of Portugal. For this purpose, we resorted to the use, in the classroom, of the book O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, by José Jorge Letria. In empirical terms, we conducted a qualitative and quantitative research. Qualitative because we used content analysis and also quantitative due to the use of questionnaire surveys. The instrument developed for this purpose was applied to students of the 6th grade of the 2nd Cycle of Basic Education in a school in the municipality of Viseu. With the results achieved during the process, we concluded that potential children’s literature was a major asset in the students' learning regarding historical contents, because it engaged them in the construction of their own knowledge in a direct and integrated manner.Amante, SusanaCastilho, LilianaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Irene Cristina Izes da2020-02-07T10:56:44Z2019-11-292019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6199TID:202428354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:28Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:09.971069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fulcrais, tendo cada uma delas um objetivo essencial. Na primeira parte, o principal objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os dois anos do Mestrado. A segunda parte diz respeito a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade entre a literatura de potencial receção infantil e a Didática da História. Nesta, pretendemos analisar a forma como a literatura de potencial receção infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos de História e Geografia de Portugal. Para tal, recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo. Qualitativo, porque recorremos à análise de conteúdo e, também, quantitativo, devido à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Com os resultados obtidos concluiu-se que a literatura de potencial receção infantil se mostrou uma mais-valia nas aprendizagens significativas dos alunos relativamente a conteúdos históricos, uma vez que os envolve de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos. |
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