O impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Susana Sanina Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24804
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
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spelling O impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesasDistância psicológicaAtitude globalEstratégias de marketingPerformance exportadoraMarketing internacionalPME portuguesaDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.Um dos principais temas de investigação em marketing internacional, é seguramente o conceito de distância psicológica. Desde Beckerman, passando pela escola de Uppsala, até mais recentemente Sousa e Lages, que os investigadores comportamentalistas, têm dado à distância psicológica enumeras definições, medições, aplicações e constructos distintos. O facto de não haver uma decisão definitiva sobre a melhor forma de operacionalizar a distância psicológica, conduziu a uma má percepção do conceito e a algum descredito sobre a sua utilidade enquanto ferramenta de apoio à gestão. Por outro lado, assistimos muitas vezes ao tratamento deste conceito de uma forma isolada, não se identificando as múltiplas interdependências possíveis com outras variáveis no processo de internacionalização. No seguimento da investigação sobre o tema, este trabalho oferece um novo modelo que pretende medir o impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesas. Baseado na PD Scale proposta por Sousa e Lages, assumimos o constructo da distância psicológica como multidimensional, e avaliamos o seu impacto nas estratégias de marketing internacional. Contribuindo para a originalidade do modelo, investigámos também a performance exportadora como resultado da distância psicológica. Por último avaliámos a atitude global como antecedente da distância psicológica e o seu impacto quer nas estratégias de marketing quer na performance exportadora. Os dados foram recolhidos através de questionário enviado por email para 1150 empresas e tratados por análise de regressão linear. Os vários procedimentos estatísticos mostram a validade do modelo. Os resultados demonstraram que a distância psicológica tem uma fraca influência no processo de internacionalização, mas que a atitude global pode ter uma influência importante na performance exportadora.FEUC2013-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24804http://hdl.handle.net/10316/24804TID:201477572porFernandes, Carla Susana Sanina Marques - O impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesas. Coimbra, 2013Fernandes, Carla Susana Sanina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:40.663291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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