Perceção do suporte familiar e desempenho escolar: estudo comparativo entre adolescentes institucionalizados e adolescentes que vivem com as suas famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Silvana Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4899
Resumo: O suporte familiar tem sido usualmente apontado pela literatura da área como um importante elemento que contribui para o desenvolvimento humano na medida em que condiciona diversas áreas do funcionamento físico e mental dos indivíduos. Este constructo pode ser ainda mais significativo na adolescência devido à grande vulnerabilidade que acomete esta fase desenvolvimental, facilitando o saudável ajustamento biopsicossocial dos jovens. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo determinar algumas propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido por Baptista (2009) para avaliar a perceção do suporte familiar, o Inventário de Perceção de Suporte Familiar (IPSF). Para o efeito, procedeu-se ao estudo da sua consistência interna e estrutura fatorial através da análise em componentes principais numa amostra populacional de 350 adolescentes portugueses do 6º ao 12º ano de escolaridade, de ambos os géneros. Os resultados apontam para uma consistência interna bastante satisfatória (α total=.91) do IPSF e, após se ter pedido a extração das três dimensões, a estrutura fatorial revelou-se muito semelhante à original. Conclui-se que esta versão do IPSF parece apresentar qualidades psicométricas satisfatórias quando utilizada em amostras semelhantes à do presente estudo.
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