Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5822 |
Resumo: | As expectativas têm sido apontadas pela literatura da área como um importante elemento que condiciona e influencia o percurso académico dos estudantes universitários (Campos & Freitas, 2008). O objetivo primordial deste estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as expectativas profissionais dos estudantes do ensino superior, e ainda comparar as expectativas entre sexo s e anos curriculares (1º e 3º ano). Para o efeito, procedeu-se ao desenvolvimento da EEPEES, à análise da sua consistência interna e à sua estrutura fatorial. No presente estudo participaram 468 estudantes sendo que 21,4% pertencem ao sexo masculino e 78,6% ao sexo feminino com idades compreendias entre os 18 e os 30 anos. Os resultados apontam para uma consistência interna aceitável (α total=.779) e sugerem que a escala revela propriedades psicométricas aceitáveis que podem legitimar a sua aplicação em investigações futuras. No que concerne ao sexo, são os indivíduos do sexo masculino que reportam maior índice de expectativas assim como os estudantes do 1º ano quando comparados com os do 3º ano de licenciatura. |
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As expectativas têm sido apontadas pela literatura da área como um importante elemento que condiciona e influencia o percurso académico dos estudantes universitários (Campos & Freitas, 2008). O objetivo primordial deste estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as expectativas profissionais dos estudantes do ensino superior, e ainda comparar as expectativas entre sexo s e anos curriculares (1º e 3º ano). Para o efeito, procedeu-se ao desenvolvimento da EEPEES, à análise da sua consistência interna e à sua estrutura fatorial. No presente estudo participaram 468 estudantes sendo que 21,4% pertencem ao sexo masculino e 78,6% ao sexo feminino com idades compreendias entre os 18 e os 30 anos. Os resultados apontam para uma consistência interna aceitável (α total=.779) e sugerem que a escala revela propriedades psicométricas aceitáveis que podem legitimar a sua aplicação em investigações futuras. No que concerne ao sexo, são os indivíduos do sexo masculino que reportam maior índice de expectativas assim como os estudantes do 1º ano quando comparados com os do 3º ano de licenciatura. |
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