Mediação de conflitos em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Isabel Cristina Monteiro Pontes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34848
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_a001df7b08447f9b8b676a02584ec693
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação de conflitos em contexto escolarConflict mediation in the context of educationMediaçãoConflitoFormaçãoMediationConflictTraining37.015.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Este estudo aborda a temática da Mediação Educacional no âmbito da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Este tema tem uma estreita relação com o processo de aprendizagem cognitiva em que o seu campo de atuação contribui claramente para o desenvolvimento da sociedade e emancipação dos indivíduos. Com o intuito de investigar a melhor forma de tranformar a mediação escolar num instrumento para a alteração dos conflitos, enquadrando-a na formação pessoal, no domínio da resolução de problemas e na educação para os valores, tentámos motivar os intervenientes para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos, contatando de perto com a comunidade educativa da Instituição onde desenvolvemos este estudo, numa Escola Básica do 2º e 3º ciclos, Para atingir os objetivos de investigação/ação a que nos propusemos, utilizamos a metodologia de investigação pela análise de documentos existentes na instituição, sendo-nos facultados pela nossa acompanhante e os restantes pesquisados na biblioteca da escola. Aplicamos também questionários, entrevistas informais e observação direta e indireta. A aplicação dos inquéritos teve como intuito a busca de informações ao nível das práticas e desempenho dos agentes envolvidos, assim como a recolha das suas opiniões em relação aos reais conflitos gerados dentro da escola. Os resultados da análise dos inquéritos exploratórios, juntamente com os dados recolhidos nas entrevistas, permitiram-nos a construção de um dispositivo de formação destinado aos assistentes operacionais, assistentes técnicos e encarregados de educação, Baseando-nos nas entrevistas informais e na observação, procedemos também à intervenção direta em algumas turmas, através das Assembleias de Turma, com o propósito de promover a coesão da turma através da mediação de conflitos e prevenir alguns desentendimentos eminentes. Criámos também um grupo de Mediadores Escolares com o objetivo de promover a formação de líderes para apoiar as atividades escolares, estabelecendo canais privilegiados de comunicação e de relação.The present study deals with the theme of Educational Mediation under the Mediation of conflicts in the school context. This issue carries a close relationship with the cognitive learning process in which his field of action contributes significantly to the development of society and empowerment of individuals. With intention to investigate the best way of transforming the school mediation into an instrument for the alteration of the conflicts, fitting in the personal formation, the domain of the resolution of problems and the education for the values, we tried to motivate intervening flowing it to transdisciplinar of the management and mediation of the conflicts. In order to investigate and close contact with the institution's educational community where we develop this study, Basic School, 2nd and 3rd, have begun the research methodology for examining existing documentary in this institution, being provided by our accompany and the rest searched in the school library. We have also an application of questionnaire surveys, informal interviews and direct observation and indirect ways. The application of investigations had as purpose the informationseeking practices and performance of those involved, as well as the collection of their opinions in relation to the real conflicts generated within the school. The results of the analysis of exploratory surveys, along with data collected in interviews, have enabled us to build a training device for operating assistants, technical assistants and careers. Based on informal interviews and observation, we also direct intervention in some classes through Class meetings, with the purpose to promote class cohesion through mediation of conflicts and prevent some eminent misunderstandings. We also have a group of School Mediators with the objective of promoting the formation of leaders to support school activities, establishing privileged channels of communication and relationship.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoBrandão, Isabel Cristina Monteiro Pontes20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34848por201406462info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:32.159948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de conflitos em contexto escolar
Conflict mediation in the context of education
title Mediação de conflitos em contexto escolar
spellingShingle Mediação de conflitos em contexto escolar
Brandão, Isabel Cristina Monteiro Pontes
Mediação
Conflito
Formação
Mediation
Conflict
Training
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Mediação de conflitos em contexto escolar
title_full Mediação de conflitos em contexto escolar
title_fullStr Mediação de conflitos em contexto escolar
title_full_unstemmed Mediação de conflitos em contexto escolar
title_sort Mediação de conflitos em contexto escolar
author Brandão, Isabel Cristina Monteiro Pontes
author_facet Brandão, Isabel Cristina Monteiro Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Isabel Cristina Monteiro Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Conflito
Formação
Mediation
Conflict
Training
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mediação
Conflito
Formação
Mediation
Conflict
Training
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34848
url http://hdl.handle.net/1822/34848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132922906673152