A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34980 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação) |
id |
RCAP_3a05e17ed8e4b7706097e9c3ef71de41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34980 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolarMediation as a strategy for the inclusion of many feel in the social space and schoolMediaçãoInterculturalidadeInclusãoMediationInterculturalityInclusion37.015.337.015.4376Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)Este Relatório reflete o trabalho desenvolvido entre outubro de 2013 e junho de 2014 no âmbito de um estágio académico do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. A investigação-intervenção foi realizada num Projeto da Juventude Cruz Vermelha de uma delegação local tendo a nossa intervenção especial enfoque numa Escola EB 2,3 de um Agrupamento Vertical. O trabalho centra-se na mediação socioeducativa numa vertente intercultural evidenciando-se como principais objetivos, a promoção da mediação como uma ponte intercultural e como uma cultura no âmbito escolar. O trabalho de investigação desenvolvido tem como temática central: A Mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar, onde o foco da nossa intervenção é a (re)construção de laços sociais e de inclusão escolar nas suas dimensões social e (inter)cultural. O projeto incidiu predominantemente numa metodologia qualitativa assente na metodologia de investigação-ação nascendo a partir da prática estimulada por uma indagação contínua a fim de conhecer, compreender e potencializar a práxis da mediação num contexto específico. Desta forma, foram utilizadas técnicas e instrumentos diversos nomeadamente, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas, a observação participante, análise de conteúdo e as grelhas de registo, observação e avaliação. Ao nível do impacto do projeto, os dados recolhidos e analisados revelam-nos uma resposta bastante satisfatória e surpreendente quanto à adesão, aceitação e resultados da iniciativa levada a cabo. O número de participantes - alunos envolvidos nas atividades revela a satisfação dos alunos face ao projeto. Estes, os docentes e encarregados de educação, reconhecem-lhe o caráter positivo e educativo e compreendem que têm junto da escola a responsabilidade, enquanto alunos e cidadãos, pela promoção de um ambiente de aprendizagens dos conflitos numa perspetiva construtiva, inovadora e criativa.This report reflects the work done between October 2013 and June 2014 as part of an academic internship of the Master of Education, specialization in Mediation and Supervision in Training. The research intervention was performed in a Red Cross Youth Project of a local delegation having our focus on a special intervention in a 2nd and 3rd Basic Education School of a Vertical Grouping. This work focuses on social education in an intercultural mediation evincing main objetives such as the promotion of mediation as an intercultural bridge and as a culture in the framework of school. The research work has as its central theme: Mediation as a strategy for inclusion of diverse senses at the social and school environment, where the focus of our intervention is the (re)construction of social ties and school inclusion in their social and (inter)cultural dimensions. This project focused primarily at a qualitative methodology based on action research methodology born from practice stimulated by a continuous quest to know, understand and enhance the practice of mediation in a specific context. Thus, various techniques and instruments were used namely, documentary analysis, semisstructured interviews, participant observation, content analysis and grids registration, observation and assessment. The number of participants-students involved in these activities reveals student satisfaction over this project. These participants, their parents and the teachers, recognize its positive and educational feature and understand their conjoint responsibility at ---school, as students and citizens, by promoting an environment of learning through conflicts in a constructive, innovative and creative perspetive.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoCunha, Marisa Filipa Fernandes da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/34980por201514664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:22.194763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar Mediation as a strategy for the inclusion of many feel in the social space and school |
title |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar |
spellingShingle |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar Cunha, Marisa Filipa Fernandes da Mediação Interculturalidade Inclusão Mediation Interculturality Inclusion 37.015.3 37.015.4 376 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar |
title_full |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar |
title_fullStr |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar |
title_full_unstemmed |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar |
title_sort |
A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar |
author |
Cunha, Marisa Filipa Fernandes da |
author_facet |
Cunha, Marisa Filipa Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Costa e Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Marisa Filipa Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Interculturalidade Inclusão Mediation Interculturality Inclusion 37.015.3 37.015.4 376 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Mediação Interculturalidade Inclusão Mediation Interculturality Inclusion 37.015.3 37.015.4 376 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/34980 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/34980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201514664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133046954262528 |