A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marisa Filipa Fernandes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34980
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
id RCAP_3a05e17ed8e4b7706097e9c3ef71de41
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolarMediation as a strategy for the inclusion of many feel in the social space and schoolMediaçãoInterculturalidadeInclusãoMediationInterculturalityInclusion37.015.337.015.4376Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)Este Relatório reflete o trabalho desenvolvido entre outubro de 2013 e junho de 2014 no âmbito de um estágio académico do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. A investigação-intervenção foi realizada num Projeto da Juventude Cruz Vermelha de uma delegação local tendo a nossa intervenção especial enfoque numa Escola EB 2,3 de um Agrupamento Vertical. O trabalho centra-se na mediação socioeducativa numa vertente intercultural evidenciando-se como principais objetivos, a promoção da mediação como uma ponte intercultural e como uma cultura no âmbito escolar. O trabalho de investigação desenvolvido tem como temática central: A Mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar, onde o foco da nossa intervenção é a (re)construção de laços sociais e de inclusão escolar nas suas dimensões social e (inter)cultural. O projeto incidiu predominantemente numa metodologia qualitativa assente na metodologia de investigação-ação nascendo a partir da prática estimulada por uma indagação contínua a fim de conhecer, compreender e potencializar a práxis da mediação num contexto específico. Desta forma, foram utilizadas técnicas e instrumentos diversos nomeadamente, a análise documental, as entrevistas semiestruturadas, a observação participante, análise de conteúdo e as grelhas de registo, observação e avaliação. Ao nível do impacto do projeto, os dados recolhidos e analisados revelam-nos uma resposta bastante satisfatória e surpreendente quanto à adesão, aceitação e resultados da iniciativa levada a cabo. O número de participantes - alunos envolvidos nas atividades revela a satisfação dos alunos face ao projeto. Estes, os docentes e encarregados de educação, reconhecem-lhe o caráter positivo e educativo e compreendem que têm junto da escola a responsabilidade, enquanto alunos e cidadãos, pela promoção de um ambiente de aprendizagens dos conflitos numa perspetiva construtiva, inovadora e criativa.This report reflects the work done between October 2013 and June 2014 as part of an academic internship of the Master of Education, specialization in Mediation and Supervision in Training. The research intervention was performed in a Red Cross Youth Project of a local delegation having our focus on a special intervention in a 2nd and 3rd Basic Education School of a Vertical Grouping. This work focuses on social education in an intercultural mediation evincing main objetives such as the promotion of mediation as an intercultural bridge and as a culture in the framework of school. The research work has as its central theme: Mediation as a strategy for inclusion of diverse senses at the social and school environment, where the focus of our intervention is the (re)construction of social ties and school inclusion in their social and (inter)cultural dimensions. This project focused primarily at a qualitative methodology based on action research methodology born from practice stimulated by a continuous quest to know, understand and enhance the practice of mediation in a specific context. Thus, various techniques and instruments were used namely, documentary analysis, semisstructured interviews, participant observation, content analysis and grids registration, observation and assessment. The number of participants-students involved in these activities reveals student satisfaction over this project. These participants, their parents and the teachers, recognize its positive and educational feature and understand their conjoint responsibility at ---school, as students and citizens, by promoting an environment of learning through conflicts in a constructive, innovative and creative perspetive.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoCunha, Marisa Filipa Fernandes da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/34980por201514664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:22.194763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
Mediation as a strategy for the inclusion of many feel in the social space and school
title A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
spellingShingle A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
Cunha, Marisa Filipa Fernandes da
Mediação
Interculturalidade
Inclusão
Mediation
Interculturality
Inclusion
37.015.3
37.015.4
376
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
title_full A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
title_fullStr A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
title_full_unstemmed A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
title_sort A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
author Cunha, Marisa Filipa Fernandes da
author_facet Cunha, Marisa Filipa Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marisa Filipa Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Interculturalidade
Inclusão
Mediation
Interculturality
Inclusion
37.015.3
37.015.4
376
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mediação
Interculturalidade
Inclusão
Mediation
Interculturality
Inclusion
37.015.3
37.015.4
376
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34980
url http://hdl.handle.net/1822/34980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133046954262528