Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patricia Duarte da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3885
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a008a33ba9db7d571204856202d1c5b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunosPrática de ensino supervisionadaTrabalhos de casaAprendizagemResultados escolaresSupervised teaching practiceHomeworkLearningSchool resultsRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação de Lisboa. Deste modo, são apresentados todos os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação diagnóstica, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos da turma de 3.º ano do 1.º CEB e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano de intervenção implementado. Para além do mencionado, constituiu-se ainda como finalidade formativa deste processo, o aprofundamento do tema relacionado com a prática cultural dos trabalhos de casa (TPC), mais precisamente o estudo das perspetivas que pais e filhos, do contexto socioeducativo onde decorreu a PES II, possuem sobre a prática dos mesmos. Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e que tanto filhos como pais consideram que os TPC são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os alunos na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula.ABSTRACT The final report aims on the reflection and analysis of the period in which Supervised Teaching Practice was taken a module for Master degree in Primary Education from the School of Superior Education of Lisbon (Escola Superior de Educação de Lisboa). All the learning process undertaken during the curse, such as diagnostic assessment, interventional conception as well as some reflections on the pedagogical strategies and proposals used on the students in the third grade of the first cycle, always in accordance with their strengths and weaknesses, included are also the evaluations of student results and the intervention plan implemented. Besides what is mentioned above, a subject related to homework, more precisely the study of perspectives from both parents and sons about their thoughts on homework was taken as a formative purpose. The results of this study reveal that students normally undertake the activities given by the teachers and that both parents and student believe that homework are important to improve results, while helping student in their learning of the subjects given in class.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLCosta, Patricia Duarte da2014-10-16T13:29:36Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3885TID:201388553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:25.588697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
title Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
spellingShingle Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
Costa, Patricia Duarte da
Prática de ensino supervisionada
Trabalhos de casa
Aprendizagem
Resultados escolares
Supervised teaching practice
Homework
Learning
School results
title_short Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
title_full Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
title_fullStr Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
title_sort Prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: trabalhos de casa: perspetivas de pais e alunos
author Costa, Patricia Duarte da
author_facet Costa, Patricia Duarte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patricia Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Trabalhos de casa
Aprendizagem
Resultados escolares
Supervised teaching practice
Homework
Learning
School results
topic Prática de ensino supervisionada
Trabalhos de casa
Aprendizagem
Resultados escolares
Supervised teaching practice
Homework
Learning
School results
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T13:29:36Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3885
TID:201388553
url http://hdl.handle.net/10400.21/3885
identifier_str_mv TID:201388553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390984708096