O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57028 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_a0109a759572b0ff2d9f79616b93cbfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57028 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel de um gestor da Direção-Geral da EducaçãoPortugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da EducaçãoAdministração educacionalCultura organizacionalLiderançaEstrutura organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste relatório é fruto da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, com especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação da Universidade de Lisboa. Este documento tem como objetivo explorar como tema de investigação o trabalho do gestor na administração educativa, com o objetivo de perceber o trabalho do mesmo como gestor e como é percecionado o tipo de liderança exercido. O local de estágio foi a Direção-Geral da Educação, mais precisamente na Direção de Serviços de Projetos Educativos, e mais especificamente, no quadro das atividades da equipa da cidadania. Para um melhor desenvolvimento do meu trabalho utilizei a entrevista semiestruturada, o inquérito e as notas de campo como técnicas de recolha de dados onde depois foi realizada uma análise de conteúdo. Através da minha investigação consegui compreender o trabalho do gestor e a grande diversidade de papeis que o mesmo desempenha. Consegui principalmente compreender o tipo de gestor, que se caracteriza por ser um líder que os colaboradores confiam pelo seu profissionalismo e pela sua preocupação com o bem-estar dos mesmos.This report is the result of a curricular internship within the scope of the Master in Education and Training, specializing in Organization and Management of Education and Training at the University of Lisbon. This document aims to explore the manager's work in educational administration as a research topic, in order to understand his work as a manager and how the type of leadership exercised is perceived. The place of internship was the Directorate-General for Education, more precisely in the Directorate of Educational Project Services, and more specifically, within the framework of the activities of the citizenship team. For a better development of my work, I used the semi-structured interview, the survey and the field notes as data collection techniques, after which a content analysis was carried out. Through my research I was able to understand the manager's work and the great diversity of roles he plays. I mainly managed to understand the type of manager, who is characterized by being a leader that employees trust for his professionalism and his concern for their well-being.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaCarmo, Raquel Alexandra da Silva2023-04-05T13:15:24Z20222022-10-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:30.126067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
title |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
spellingShingle |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação Carmo, Raquel Alexandra da Silva Portugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação Administração educacional Cultura organizacional Liderança Estrutura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
title_full |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
title_fullStr |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
title_full_unstemmed |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
title_sort |
O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação |
author |
Carmo, Raquel Alexandra da Silva |
author_facet |
Carmo, Raquel Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Raquel Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação Administração educacional Cultura organizacional Liderança Estrutura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Portugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação Administração educacional Cultura organizacional Liderança Estrutura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-14 2022-01-01T00:00:00Z 2023-04-05T13:15:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57028 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134629030002688 |