O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Raquel Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57028
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_a0109a759572b0ff2d9f79616b93cbfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel de um gestor da Direção-Geral da EducaçãoPortugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da EducaçãoAdministração educacionalCultura organizacionalLiderançaEstrutura organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste relatório é fruto da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, com especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação da Universidade de Lisboa. Este documento tem como objetivo explorar como tema de investigação o trabalho do gestor na administração educativa, com o objetivo de perceber o trabalho do mesmo como gestor e como é percecionado o tipo de liderança exercido. O local de estágio foi a Direção-Geral da Educação, mais precisamente na Direção de Serviços de Projetos Educativos, e mais especificamente, no quadro das atividades da equipa da cidadania. Para um melhor desenvolvimento do meu trabalho utilizei a entrevista semiestruturada, o inquérito e as notas de campo como técnicas de recolha de dados onde depois foi realizada uma análise de conteúdo. Através da minha investigação consegui compreender o trabalho do gestor e a grande diversidade de papeis que o mesmo desempenha. Consegui principalmente compreender o tipo de gestor, que se caracteriza por ser um líder que os colaboradores confiam pelo seu profissionalismo e pela sua preocupação com o bem-estar dos mesmos.This report is the result of a curricular internship within the scope of the Master in Education and Training, specializing in Organization and Management of Education and Training at the University of Lisbon. This document aims to explore the manager's work in educational administration as a research topic, in order to understand his work as a manager and how the type of leadership exercised is perceived. The place of internship was the Directorate-General for Education, more precisely in the Directorate of Educational Project Services, and more specifically, within the framework of the activities of the citizenship team. For a better development of my work, I used the semi-structured interview, the survey and the field notes as data collection techniques, after which a content analysis was carried out. Through my research I was able to understand the manager's work and the great diversity of roles he plays. I mainly managed to understand the type of manager, who is characterized by being a leader that employees trust for his professionalism and his concern for their well-being.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaCarmo, Raquel Alexandra da Silva2023-04-05T13:15:24Z20222022-10-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:30.126067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
title O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
spellingShingle O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
Carmo, Raquel Alexandra da Silva
Portugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação
Administração educacional
Cultura organizacional
Liderança
Estrutura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
title_full O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
title_fullStr O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
title_full_unstemmed O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
title_sort O papel de um gestor da Direção-Geral da Educação
author Carmo, Raquel Alexandra da Silva
author_facet Carmo, Raquel Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Raquel Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação
Administração educacional
Cultura organizacional
Liderança
Estrutura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Portugal. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação
Administração educacional
Cultura organizacional
Liderança
Estrutura organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-14
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-05T13:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57028
url http://hdl.handle.net/10451/57028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134629030002688