Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2052
Resumo: Este relatório é composto por uma dimensão reflexiva, onde reflito sobre as minhas Práticas Pedagógicas ao longo do mestrado, e ainda, contém uma dimensão investigativa que aborda a temática do Questionamento realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, com uma turma do 1.º ano de escolaridade, no decorrer de algumas das aulas de Português. Poderemos encontrar assuntos relacionados com a diferença entre perguntas e questões, a comunicação realizada entre educador/professor e criança/aluno dentro de aula e, ainda, os papéis que o educador/professor e a criança/ aluno têm em relação a essa comunicação realizada em sala de aula. Surgindo, assim, uma reflexão sobre os tipos de perguntas realizadas pelos adultos e pelos alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB nas aulas de Português. Com este relatório pretende-se, segundo uma escala criada por Gallagher, Aschner, Cunningham, Blosser e Pedrosa Jesus, referenciados por Almeida (2007), entender quais os tipos de perguntas mais recorrentes nas aulas de Português, realizadas pelos alunos e pelos adultos, no âmbito de possibilitar a reflexão sobre o melhor questionamento a ser realizado futuramente. Desta forma, é de salientar a importância de se recorrer a perguntas de cariz mais aberto, devendo o professor utilizar os diversos tipos de perguntas possíveis de serem realizadas em aula.
id RCAP_a04da750f52161a8ca5d2ebb15be96b8
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloRelação professor -alunoRelação entre paresPerguntasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório é composto por uma dimensão reflexiva, onde reflito sobre as minhas Práticas Pedagógicas ao longo do mestrado, e ainda, contém uma dimensão investigativa que aborda a temática do Questionamento realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, com uma turma do 1.º ano de escolaridade, no decorrer de algumas das aulas de Português. Poderemos encontrar assuntos relacionados com a diferença entre perguntas e questões, a comunicação realizada entre educador/professor e criança/aluno dentro de aula e, ainda, os papéis que o educador/professor e a criança/ aluno têm em relação a essa comunicação realizada em sala de aula. Surgindo, assim, uma reflexão sobre os tipos de perguntas realizadas pelos adultos e pelos alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB nas aulas de Português. Com este relatório pretende-se, segundo uma escala criada por Gallagher, Aschner, Cunningham, Blosser e Pedrosa Jesus, referenciados por Almeida (2007), entender quais os tipos de perguntas mais recorrentes nas aulas de Português, realizadas pelos alunos e pelos adultos, no âmbito de possibilitar a reflexão sobre o melhor questionamento a ser realizado futuramente. Desta forma, é de salientar a importância de se recorrer a perguntas de cariz mais aberto, devendo o professor utilizar os diversos tipos de perguntas possíveis de serem realizadas em aula.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineCoelho, Tânia Patrícia Salgado Teles2016-07-27T14:36:22Z2016-06-232016-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2052TID:201217317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:30.555704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Relação professor -aluno
Relação entre pares
Perguntas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles
author_facet Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Relação professor -aluno
Relação entre pares
Perguntas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Relação professor -aluno
Relação entre pares
Perguntas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este relatório é composto por uma dimensão reflexiva, onde reflito sobre as minhas Práticas Pedagógicas ao longo do mestrado, e ainda, contém uma dimensão investigativa que aborda a temática do Questionamento realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, com uma turma do 1.º ano de escolaridade, no decorrer de algumas das aulas de Português. Poderemos encontrar assuntos relacionados com a diferença entre perguntas e questões, a comunicação realizada entre educador/professor e criança/aluno dentro de aula e, ainda, os papéis que o educador/professor e a criança/ aluno têm em relação a essa comunicação realizada em sala de aula. Surgindo, assim, uma reflexão sobre os tipos de perguntas realizadas pelos adultos e pelos alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB nas aulas de Português. Com este relatório pretende-se, segundo uma escala criada por Gallagher, Aschner, Cunningham, Blosser e Pedrosa Jesus, referenciados por Almeida (2007), entender quais os tipos de perguntas mais recorrentes nas aulas de Português, realizadas pelos alunos e pelos adultos, no âmbito de possibilitar a reflexão sobre o melhor questionamento a ser realizado futuramente. Desta forma, é de salientar a importância de se recorrer a perguntas de cariz mais aberto, devendo o professor utilizar os diversos tipos de perguntas possíveis de serem realizadas em aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27T14:36:22Z
2016-06-23
2016-06-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2052
TID:201217317
url http://hdl.handle.net/10400.8/2052
identifier_str_mv TID:201217317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136960185368576