Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2052 |
Resumo: | Este relatório é composto por uma dimensão reflexiva, onde reflito sobre as minhas Práticas Pedagógicas ao longo do mestrado, e ainda, contém uma dimensão investigativa que aborda a temática do Questionamento realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, com uma turma do 1.º ano de escolaridade, no decorrer de algumas das aulas de Português. Poderemos encontrar assuntos relacionados com a diferença entre perguntas e questões, a comunicação realizada entre educador/professor e criança/aluno dentro de aula e, ainda, os papéis que o educador/professor e a criança/ aluno têm em relação a essa comunicação realizada em sala de aula. Surgindo, assim, uma reflexão sobre os tipos de perguntas realizadas pelos adultos e pelos alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB nas aulas de Português. Com este relatório pretende-se, segundo uma escala criada por Gallagher, Aschner, Cunningham, Blosser e Pedrosa Jesus, referenciados por Almeida (2007), entender quais os tipos de perguntas mais recorrentes nas aulas de Português, realizadas pelos alunos e pelos adultos, no âmbito de possibilitar a reflexão sobre o melhor questionamento a ser realizado futuramente. Desta forma, é de salientar a importância de se recorrer a perguntas de cariz mais aberto, devendo o professor utilizar os diversos tipos de perguntas possíveis de serem realizadas em aula. |
id |
RCAP_a04da750f52161a8ca5d2ebb15be96b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloRelação professor -alunoRelação entre paresPerguntasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório é composto por uma dimensão reflexiva, onde reflito sobre as minhas Práticas Pedagógicas ao longo do mestrado, e ainda, contém uma dimensão investigativa que aborda a temática do Questionamento realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, com uma turma do 1.º ano de escolaridade, no decorrer de algumas das aulas de Português. Poderemos encontrar assuntos relacionados com a diferença entre perguntas e questões, a comunicação realizada entre educador/professor e criança/aluno dentro de aula e, ainda, os papéis que o educador/professor e a criança/ aluno têm em relação a essa comunicação realizada em sala de aula. Surgindo, assim, uma reflexão sobre os tipos de perguntas realizadas pelos adultos e pelos alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB nas aulas de Português. Com este relatório pretende-se, segundo uma escala criada por Gallagher, Aschner, Cunningham, Blosser e Pedrosa Jesus, referenciados por Almeida (2007), entender quais os tipos de perguntas mais recorrentes nas aulas de Português, realizadas pelos alunos e pelos adultos, no âmbito de possibilitar a reflexão sobre o melhor questionamento a ser realizado futuramente. Desta forma, é de salientar a importância de se recorrer a perguntas de cariz mais aberto, devendo o professor utilizar os diversos tipos de perguntas possíveis de serem realizadas em aula.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineCoelho, Tânia Patrícia Salgado Teles2016-07-27T14:36:22Z2016-06-232016-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2052TID:201217317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:30.555704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Relação professor -aluno Relação entre pares Perguntas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles |
author_facet |
Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Relação professor -aluno Relação entre pares Perguntas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Relação professor -aluno Relação entre pares Perguntas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este relatório é composto por uma dimensão reflexiva, onde reflito sobre as minhas Práticas Pedagógicas ao longo do mestrado, e ainda, contém uma dimensão investigativa que aborda a temática do Questionamento realizado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, com uma turma do 1.º ano de escolaridade, no decorrer de algumas das aulas de Português. Poderemos encontrar assuntos relacionados com a diferença entre perguntas e questões, a comunicação realizada entre educador/professor e criança/aluno dentro de aula e, ainda, os papéis que o educador/professor e a criança/ aluno têm em relação a essa comunicação realizada em sala de aula. Surgindo, assim, uma reflexão sobre os tipos de perguntas realizadas pelos adultos e pelos alunos de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB nas aulas de Português. Com este relatório pretende-se, segundo uma escala criada por Gallagher, Aschner, Cunningham, Blosser e Pedrosa Jesus, referenciados por Almeida (2007), entender quais os tipos de perguntas mais recorrentes nas aulas de Português, realizadas pelos alunos e pelos adultos, no âmbito de possibilitar a reflexão sobre o melhor questionamento a ser realizado futuramente. Desta forma, é de salientar a importância de se recorrer a perguntas de cariz mais aberto, devendo o professor utilizar os diversos tipos de perguntas possíveis de serem realizadas em aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-27T14:36:22Z 2016-06-23 2016-06-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2052 TID:201217317 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2052 |
identifier_str_mv |
TID:201217317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136960185368576 |