Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pinho, Rosa, Lopes, Lísia, Silveira, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v2i1.14593
Resumo: A criação de Chaves Dicotómicas Ilustradas e interactivas pode ser uma forma de colocar ao alcance de todos, ou quase todos, a identificação de plantas. Esta ferramenta ilustrativa apresenta extrema importância para a aquisição do conhecimento, divulgação e preservação da diversidade vegetal. Neste sentido, docentes e investigadores com ligação ao Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, desenvolveram uma ferramenta multimédia baseada em chaves dicotómicas ilustradas e interactivas para 390 espécies vegetais da região do Baixo Vouga Lagunar. A elaboração das chaves dicotómicas baseou-se em chaves dicotómicas publicadas em obras da especialidade, às quais foram adicionados inúmeros links interactivos que permitem a visualização da descrição dos termos botânicos empregues nas chaves, fotos de campo e laboratório, bem como desenhos ilustrativos, tornando muito mais fácil e apelativa a utilização das mesmas. Deste modo, esta ferramenta multimédia permite uma mais fácil utilização das chaves dicotómicas por parte dos professores e alunos do ensino Secundário e Universitário. Mais ainda, espera-se uma interactividade na medida em que os alunos e professores podem apresentar sugestões para a melhoria e actualização dos seus conteúdos, utilizados muitas vezes em acções de Educação Ambiental.
id RCAP_a054a58d5c9600a69d71f8edbaa9cccb
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todosA criação de Chaves Dicotómicas Ilustradas e interactivas pode ser uma forma de colocar ao alcance de todos, ou quase todos, a identificação de plantas. Esta ferramenta ilustrativa apresenta extrema importância para a aquisição do conhecimento, divulgação e preservação da diversidade vegetal. Neste sentido, docentes e investigadores com ligação ao Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, desenvolveram uma ferramenta multimédia baseada em chaves dicotómicas ilustradas e interactivas para 390 espécies vegetais da região do Baixo Vouga Lagunar. A elaboração das chaves dicotómicas baseou-se em chaves dicotómicas publicadas em obras da especialidade, às quais foram adicionados inúmeros links interactivos que permitem a visualização da descrição dos termos botânicos empregues nas chaves, fotos de campo e laboratório, bem como desenhos ilustrativos, tornando muito mais fácil e apelativa a utilização das mesmas. Deste modo, esta ferramenta multimédia permite uma mais fácil utilização das chaves dicotómicas por parte dos professores e alunos do ensino Secundário e Universitário. Mais ainda, espera-se uma interactividade na medida em que os alunos e professores podem apresentar sugestões para a melhoria e actualização dos seus conteúdos, utilizados muitas vezes em acções de Educação Ambiental.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2010-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v2i1.14593oai:proa.ua.pt:article/14593Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 2 No 1 (2010); 21-28Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 2 n.º 1 (2010); 21-281647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14593https://doi.org/10.34624/captar.v2i1.14593https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14593/10000https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, HelenaPinho, RosaLopes, LísiaSilveira, Paulo2022-09-05T12:33:01Zoai:proa.ua.pt:article/14593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:32.355768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
title Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
spellingShingle Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
Silva, Helena
title_short Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
title_full Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
title_fullStr Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
title_full_unstemmed Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
title_sort Chaves Dicotómicas Ilustradas: identificação de plantas ao alcance de todos
author Silva, Helena
author_facet Silva, Helena
Pinho, Rosa
Lopes, Lísia
Silveira, Paulo
author_role author
author2 Pinho, Rosa
Lopes, Lísia
Silveira, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helena
Pinho, Rosa
Lopes, Lísia
Silveira, Paulo
description A criação de Chaves Dicotómicas Ilustradas e interactivas pode ser uma forma de colocar ao alcance de todos, ou quase todos, a identificação de plantas. Esta ferramenta ilustrativa apresenta extrema importância para a aquisição do conhecimento, divulgação e preservação da diversidade vegetal. Neste sentido, docentes e investigadores com ligação ao Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, desenvolveram uma ferramenta multimédia baseada em chaves dicotómicas ilustradas e interactivas para 390 espécies vegetais da região do Baixo Vouga Lagunar. A elaboração das chaves dicotómicas baseou-se em chaves dicotómicas publicadas em obras da especialidade, às quais foram adicionados inúmeros links interactivos que permitem a visualização da descrição dos termos botânicos empregues nas chaves, fotos de campo e laboratório, bem como desenhos ilustrativos, tornando muito mais fácil e apelativa a utilização das mesmas. Deste modo, esta ferramenta multimédia permite uma mais fácil utilização das chaves dicotómicas por parte dos professores e alunos do ensino Secundário e Universitário. Mais ainda, espera-se uma interactividade na medida em que os alunos e professores podem apresentar sugestões para a melhoria e actualização dos seus conteúdos, utilizados muitas vezes em acções de Educação Ambiental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v2i1.14593
oai:proa.ua.pt:article/14593
url https://doi.org/10.34624/captar.v2i1.14593
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14593
https://doi.org/10.34624/captar.v2i1.14593
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14593/10000
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 2 No 1 (2010); 21-28
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 2 n.º 1 (2010); 21-28
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875752157184