Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1742 |
Resumo: | Um dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é uma tarefa simples nem óbvia e exige uma preparação metódica. A educação a distância coloca novos desafios aos formadores requerendo destes para além das competências sobre o assunto que leccionam, outro tipo de competências como sejam: pedagógicas, sociais, organizacionais e tecnológicas. A formação de formadores tem de considerar estas novas questões e existe ainda alguma incerteza quanto às melhores metodologias a adoptar na formação de formadores para ensino a distância. Esta comunicação apresenta duas experiências europeias em que a equipa de investigadoras esteve recentemente envolvida sobre esta temática. |
id |
RCAP_a056f58845896b93b36c5bf25f4e88d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeiasFormação de formadores a distânciaFormação onlineAdulineCompetênciaUm dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é uma tarefa simples nem óbvia e exige uma preparação metódica. A educação a distância coloca novos desafios aos formadores requerendo destes para além das competências sobre o assunto que leccionam, outro tipo de competências como sejam: pedagógicas, sociais, organizacionais e tecnológicas. A formação de formadores tem de considerar estas novas questões e existe ainda alguma incerteza quanto às melhores metodologias a adoptar na formação de formadores para ensino a distância. Esta comunicação apresenta duas experiências europeias em que a equipa de investigadoras esteve recentemente envolvida sobre esta temática.Programa GRUNDTVIG 1Universidade AbertaRepositório AbertoMiranda, RosaMorgado, LinaPereira, Alda2011-03-28T16:07:00Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1742porMiranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda - Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias. In ACTAS DAS I JORNADAS INTERNACIONAIS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, 20 e 21 de Abril 2006. "Paradigmas Educacionais em Mudança". Lisboa: Universidade Aberta, cop. 2007, p. 1-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:23.837102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
title |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
spellingShingle |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias Miranda, Rosa Formação de formadores a distância Formação online Aduline Competência |
title_short |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
title_full |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
title_fullStr |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
title_full_unstemmed |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
title_sort |
Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias |
author |
Miranda, Rosa |
author_facet |
Miranda, Rosa Morgado, Lina Pereira, Alda |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Lina Pereira, Alda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Rosa Morgado, Lina Pereira, Alda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de formadores a distância Formação online Aduline Competência |
topic |
Formação de formadores a distância Formação online Aduline Competência |
description |
Um dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é uma tarefa simples nem óbvia e exige uma preparação metódica. A educação a distância coloca novos desafios aos formadores requerendo destes para além das competências sobre o assunto que leccionam, outro tipo de competências como sejam: pedagógicas, sociais, organizacionais e tecnológicas. A formação de formadores tem de considerar estas novas questões e existe ainda alguma incerteza quanto às melhores metodologias a adoptar na formação de formadores para ensino a distância. Esta comunicação apresenta duas experiências europeias em que a equipa de investigadoras esteve recentemente envolvida sobre esta temática. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2011-03-28T16:07:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1742 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Miranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda - Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias. In ACTAS DAS I JORNADAS INTERNACIONAIS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, 20 e 21 de Abril 2006. "Paradigmas Educacionais em Mudança". Lisboa: Universidade Aberta, cop. 2007, p. 1-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135000657920000 |