A percepção do valor das marcas - Estudo de caso: O valor da marca Dove

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loução Vicente Ferreira, Rita Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12932
Resumo: O marketing, actualmente, tem um papel fundamental nas empresas. As empresas bem-sucedidas são bastante voltadas para o cliente e profundamente comprometidas com o marketing e a comunicação. As marcas surgem como factor diferenciador para os consumidores e assumem-se como um poderoso meio de sucesso junto do público-alvo das empresas. Tal como representam funções importantes para os consumidores, também para as empresas têm um papel preponderante, assumindo-se como um activo de valor estratégico, capaz de influenciar o comportamento dos consumidores. A satisfação, o valor e a retenção do consumidor / cliente são fundamentais para a sobrevivência das empresas e das suas marcas. A percepção do valor das marcas para o consumidor é hoje fundamental para as empresas. Devem pesquisar com detalhe de modo a saberem os hábitos do consumidor, o que compra, quando e onde compra. Perceber se opta por determinados produtos e/ou serviços de uma marca forte. Neste contexto, a presente investigação tem como principal objectivo aferir a percepção do valor da marca “DOVE”, ou seja, através do modelo conceptual de Brand Equity de Aaker perceber se o apuramento do valor da marca em investigação assenta em todas as dimensões propostas por Aaker, ou se existe uma predominância de valor activo de algumas das suas dimensões face a outras. Mais precisamente, estudar as dimensões de aferição do valor da marca “DOVE” em função da lealdade, notoriedade, qualidade percebida, associações à marca e outros activos da marca. A metodologia seguida foi um inquérito a consumidores da marca “DOVE”, onde se verificou que a marca tem notoriedade no mercado.
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