A relação entre o valor da marca e a intenção de compra do consumidor: um comparativo entre bancos e lojas de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Tiago Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127728
Resumo: O objetivo geral deste estudo é verificar a relação entre o valor da marca percebida pelo consumidor e a intenção de compra do consumidor na comparação entre os setores bancário e lojas de varejo. A pesquisa ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2021, para coleta de dados foi utilizada a metodologia de aplicação de questionários ou surveys auto administrados, por intermédio da internet que resultou em 259 casos com respostas válidas para o teste das hipóteses. Os dados foram tratados e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial com auxílio do software estatístico SPSS® versão 20, e, as hipóteses foram testadas pelo método de modelagem de equações estruturais com apoio do software SmartPLS SEM versão 3.3.5. Como resultados, o conhecimento da marca e a qualidade percebida têm um impacto positivo na imagem da marca, o que afeta diretamente o valor da marca. A confiança na marca e a associação da marca afetam positivamente a fidelidade à marca, e a fidelidade à marca afeta positivamente o valor da marca. O valor da marca afeta positivamente a disposição de compra dos consumidores. Os resultados também mostram que o modelo proposto não muda quando influenciado pelas marcas mais seguidas e pelos setores bancário e de varejo. Em termos de gênero, pesquisas mostram que os homens valorizam mais os valores da marca do que as mulheres ao decidir consumir produtos e/ou serviços. Esta pesquisa avalia um grupo com dois segmentos (bancos e lojas de varejo), como estímulos examinando o impacto do valor da marca nas intenções de compra do consumidor e compara as marcas mais lembradas com outras marcas. Contribuiu para a literatura de marketing fazendo comparações multigrupos que demonstrou não haver diferença entre os grupos de marcas mais lembradas e demais marcas, o que representa um modelo teórico estável que pode ser replicado dada a invariância do grupo. O modelo proposto propõe uma estrutura operacional que inclui uma ferramenta prática de segmentação e posicionamento, e um método eficiente para o desenho de campanhas de comunicação, focadas na qualidade de produtos e/ou serviços que afetam o valor da marca e, portanto, a vontade de comprar dos consumidores. Palavras-chave: Lealdade à Marca. Imagem da Marca. Valor da Marca. Intenção de Compra do Consumidor. Bancos. Lojas de Varejo.
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Como resultados, o conhecimento da marca e a qualidade percebida têm um impacto positivo na imagem da marca, o que afeta diretamente o valor da marca. A confiança na marca e a associação da marca afetam positivamente a fidelidade à marca, e a fidelidade à marca afeta positivamente o valor da marca. O valor da marca afeta positivamente a disposição de compra dos consumidores. Os resultados também mostram que o modelo proposto não muda quando influenciado pelas marcas mais seguidas e pelos setores bancário e de varejo. Em termos de gênero, pesquisas mostram que os homens valorizam mais os valores da marca do que as mulheres ao decidir consumir produtos e/ou serviços. Esta pesquisa avalia um grupo com dois segmentos (bancos e lojas de varejo), como estímulos examinando o impacto do valor da marca nas intenções de compra do consumidor e compara as marcas mais lembradas com outras marcas. Contribuiu para a literatura de marketing fazendo comparações multigrupos que demonstrou não haver diferença entre os grupos de marcas mais lembradas e demais marcas, o que representa um modelo teórico estável que pode ser replicado dada a invariância do grupo. O modelo proposto propõe uma estrutura operacional que inclui uma ferramenta prática de segmentação e posicionamento, e um método eficiente para o desenho de campanhas de comunicação, focadas na qualidade de produtos e/ou serviços que afetam o valor da marca e, portanto, a vontade de comprar dos consumidores. Palavras-chave: Lealdade à Marca. Imagem da Marca. Valor da Marca. Intenção de Compra do Consumidor. Bancos. Lojas de Varejo.The aim of this study is to verify the relationship between the brand value perceived by the consumer and the consumer's purchase intention in the comparison between the banking and retail stores sectors. The research took place in November and December 2021 and for data collection, the methodology of applying questionnaires or self-administered surveys through the internet was used, which resulted in 259 cases with valid answers for the test of hypotheses. The data were treated and analyzed using descriptive and inferential statistics with the help of the SPSS® statistical software version 20, and the hypotheses were tested by the structural equation modeling method with the support of the SmartPLS SEM version 3.3.5 software. As a result, brand awareness and perceived quality have a positive impact on brand image, which directly affects brand equity. Brand trust and brand association positively affect brand loyalty, and brand loyalty positively affects brand equity. Brand equity positively affects consumers' willingness to buy. The results also show that the proposed model does not change when influenced by the most followed brands and the banking and retail sectors. In terms of gender, research shows that men value brand values more than women when deciding to consume products and/or services. This research evaluates a group with two segments (banks and retail stores) as stimuli by examining the impact of brand equity on consumer purchase intentions and comparing the most remembered brands with other brands. He contributed to the marketing literature by making multigroup comparisons that showed no difference between the groups of most remembered brands and other brands, which represents a stable theoretical model that can be replicated given the invariance of the group. The proposed model proposes an operational structure that includes a practical segmentation and positioning tool, and an efficient method for the design of communication campaigns focused on the quality of products and/or services that affect the value of the brand and, therefore, the value of the products. consumers. desire to buy. Keywords: Brand Loyalty. Brand Image. Brand Value. Consumer Purchase Intent. banks. Retail Stores.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 27717/22 em 26/04/2022Castelo, Jose Sarto FreireCabral, José Ednilson de OliveiraMota, Márcio de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasCaetano, Tiago Morais2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127728https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26861porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T20:34:32Zoai::127728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T20:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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