O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38283 |
Resumo: | Com o aumento da influência internacional da China, a aprendizagem do Mandarim está a ser cada vez mais popular em todo o mundo. Este fenómeno também significa uma grande oportunidade para a comunicação mútua entre a China e o mundo ocidental, ao mesmo tempo, que pode estar, potencialmente, a influenciar o imaginário da China junto dos Ocidentais. O presente artigo discute principalmente o imaginário da China de estudantes de Mandarim em escolas primárias e secundárias de Portugal, articulando as explicações das mudanças no imaginário da China no mundo ocidental, desde a antiguidade até os dias atuais, com a análise dos dados dos questionários. Resume o imaginário sobre a China de estudantes que aprendem Mandarim em Portugal hoje. Além disso, também tem como objetivo dar sugestões para no futuro melhorar o ensino de Mandarim em Portugal. |
id |
RCAP_a0750e55ddb2de7149e0bfd23c27aa00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da MadeiraImaginárioEstereótipoEducaçãoMandarimHistóriaPortugalChinaCom o aumento da influência internacional da China, a aprendizagem do Mandarim está a ser cada vez mais popular em todo o mundo. Este fenómeno também significa uma grande oportunidade para a comunicação mútua entre a China e o mundo ocidental, ao mesmo tempo, que pode estar, potencialmente, a influenciar o imaginário da China junto dos Ocidentais. O presente artigo discute principalmente o imaginário da China de estudantes de Mandarim em escolas primárias e secundárias de Portugal, articulando as explicações das mudanças no imaginário da China no mundo ocidental, desde a antiguidade até os dias atuais, com a análise dos dados dos questionários. Resume o imaginário sobre a China de estudantes que aprendem Mandarim em Portugal hoje. Além disso, também tem como objetivo dar sugestões para no futuro melhorar o ensino de Mandarim em Portugal.With the rise of China's international influence, learning Mandarin is becoming more and more popular all over the world. This phenomenon also means a great opportunity for mutual communication between China and the Western world. At the same time, it is potentially influencing the China’s imaginary of the West. This article discusses mainly the imaginary of China students studying Mandarin in primary and secondary schools in Portugal. We aim to combine explanations of the changes in the imaginary of China from the western world, using historical data, as well as the analysis of the data of our questionnaires. We also summarize the imaginary of China of the students who learn Mandarin in Portugal today. In addition, we aim to give suggestions to improve t Mandarin’s teaching in the future in Portugal.2023-12-13T00:00:00Z2021-10-29T00:00:00Z2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38283porBowen Songinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:12Zoai:ria.ua.pt:10773/38283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:34.109818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
title |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
spellingShingle |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira Bowen Song Imaginário Estereótipo Educação Mandarim História Portugal China |
title_short |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
title_full |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
title_fullStr |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
title_full_unstemmed |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
title_sort |
O imaginário da China em estudantes de mandarim em Portugal: estudo de caso em São João da Madeira |
author |
Bowen Song |
author_facet |
Bowen Song |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bowen Song |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Estereótipo Educação Mandarim História Portugal China |
topic |
Imaginário Estereótipo Educação Mandarim História Portugal China |
description |
Com o aumento da influência internacional da China, a aprendizagem do Mandarim está a ser cada vez mais popular em todo o mundo. Este fenómeno também significa uma grande oportunidade para a comunicação mútua entre a China e o mundo ocidental, ao mesmo tempo, que pode estar, potencialmente, a influenciar o imaginário da China junto dos Ocidentais. O presente artigo discute principalmente o imaginário da China de estudantes de Mandarim em escolas primárias e secundárias de Portugal, articulando as explicações das mudanças no imaginário da China no mundo ocidental, desde a antiguidade até os dias atuais, com a análise dos dados dos questionários. Resume o imaginário sobre a China de estudantes que aprendem Mandarim em Portugal hoje. Além disso, também tem como objetivo dar sugestões para no futuro melhorar o ensino de Mandarim em Portugal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29T00:00:00Z 2021-10-29 2023-12-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38283 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137737756901376 |