A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Marcia Virginia Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56617
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_a083d4ba1a9f4dfa90d079d344e5dd34
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeuFormaçãoSaberesEducação não formalEducadoresEducação socialExclusão socialDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A investigação visa analisar a Formação e os Saberes de Educadores de rua no contexto europeu, tendo como base o seu trabalho com crianças e jovens, por meio da educação não formal. Trata-se de uma temática muito pouco explorada do ponto de vista científico e de grande relevância social. Do ponto de vista epistemológico, a investigação filiou-se na hermenêutica pois interessou-nos compreender a interpretação realizada pelos próprios Educadores de rua sobre a sua atividade profissional, a sua formação e os seus saberes. Assim, a investigação procurou compreender a experiência vivenciada pelos Educadores de rua no espaço europeu, compreendendo a sua atividade profissional, o cotidiano do Educador de rua, desvelado em suas diferentes formas de agir, por meio do exercício de compreensão da própria pesquisadora. A investigação qualitativa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a Educadores de rua de 4 (quatro) países da União Europeia: Eslovênia, República Checa, Países Baixos e Portugal. As entrevistas semiestruturadas incidiram na caraterização da atividade profissional destes educadores, no seu processo de formação, seus saberes e nos desafios da sua intervenção social, cultural educativa. O Educador de rua, no contexto europeu, através do estudo, foi possível constatar que os Educadores de rua possuem um conjunto de funções, formação, saberes e desafios indispensáveis para as práticas de educação de rua que conduzem, resultantes de processos de educação não formal. A investigação permitiu ainda realizar uma reflexão sobre a importância da abordagem biográfica, as potencialidades de cada Educador de rua e das suas atividades com os jovens, assim como repensar as práticas de educação de rua e ainda reforçar a urgência do reconhecimento profissional e parcerias, stakeholders ou autoridades locais ou outros parceiros.The research aims to analyze the training and knowledge of street educators in the European context, based on their work with children and young people, through nonformal education. This is a thematic issue that has been little explored from a scientific point of view and of great social utility. From an epistemological point of view, the investigation was affiliated with hermeneutics as we were interested in understanding the interpretation made by street workers themselves about their professional activity, their training, their knowledge and challenges. Thus, an investigation investigated by street educators in the European space, comprising their professional activity as a street educator, unveiled in their different ways of understanding the researcher herself. The qualitative one consists in carrying out investigations of semi-structured interviews with Street Educators from 4 (four) European Union countries Slovenia, Netherlands and Portugal. The semi-structured professional interviews focused on the characterization of the activity of these educators, on their own, on their training process and on the challenges of their social, cultural and educational intervention. The Street Educator, in European, through the study, it is possible to verify that the streets have a context of education, training, knowledge and challenges of formal teachers, such as street education practices of teaching, resulting from formal education processes. The urgent investigation still of the initiative to carry out an importance on the importance of each street person and their strengthening activities with young people, as well as rethinking practices to strengthen professional recognition and their partnerships, stakeholders or local authorities or other partners.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaFraga, Marcia Virginia Almeida2023-03-09T16:40:53Z20222022-10-062022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:09.475429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
title A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
spellingShingle A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
Fraga, Marcia Virginia Almeida
Formação
Saberes
Educação não formal
Educadores
Educação social
Exclusão social
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
title_full A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
title_fullStr A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
title_full_unstemmed A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
title_sort A formação e os saberes de educadores de rua - Desafios no contexto europeu
author Fraga, Marcia Virginia Almeida
author_facet Fraga, Marcia Virginia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Marcia Virginia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Saberes
Educação não formal
Educadores
Educação social
Exclusão social
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação
Saberes
Educação não formal
Educadores
Educação social
Exclusão social
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-06
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-09T16:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56617
url http://hdl.handle.net/10451/56617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134624748666880