A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56646
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_0f13734466503bac6d8a059f2eb280be
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educaçãoTecnologias digitaisDesenvolvimento das competênciasInovação educativaEnsino-aprendizagemDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A Transição Digital é consequência da estratégia Europa 2020 (Comissão Europeia, 2020). O objetivo para a capacitação digital dos docentes é a integração transversal das Tecnologias Digitais nas práticas pedagógicas e profissionais dos docentes, envolvendo os alunos nos procedimentos de aprendizagem, de integração social e de cidadania. A formação de Professores, para além de promover a integração pedagógica de ferramentas e aplicações que se encontram disponíveis, pretende incentivar os formandos a saber utilizar essas mesmas ferramentas em processos comunicacionais com os alunos e tornando as suas aulas mais apelativas pela utilização de metodologias modernas e mais próximas do que os alunos utilizam no seu dia-a-dia. Também a integração de trabalho em grupo, desenvolvimento de projetos, leva a que a resolução de problemas, a partilha de aprendizagens entre os alunos e a inovação funcione como alavanca da aprendizagem e envolvimento destes no seu próprio percurso de aquisição e aplicação de novas competências. A presente dissertação pretende estudar a integração do digital em contexto educativo, no âmbito do Plano de Transição Digital, englobando também o ensino remoto e de emergência, na melhoria da utilização do digital nas práticas letivas e assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados. Pretendeu ainda verificar o nível de proficiência digital dos professores participantes na pesquisa, com o objetivo de medir o efeito das oficinas de formação, na melhoria das suas competências. Os resultados apontam para uma melhoria significativa das competências digitais dos inquiridos, os quais ainda necessitam de tempo de maturação para continuarem a prossecução da utilização das tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem. Pretende-se assim contribuir para um melhor conhecimento, nos professores, do efeito da formação e desenvolvimento profissional, assim como para a inovação e qualidade do ensino com recurso às tecnologias digitais.In the context of Education and Training, it aims to provide the knowledge and skills necessary for Europe to remain competitive, up-to-date and to overcome economic crises by seizing the new opportunities arising from the global use of digital. The objective for the digital qualification of teachers is the transversal integration of Digital Technologies in the teachers' pedagogical and professional practices, involving students in learning procedures, social integration and citizenship. Teacher training, besides promoting pedagogically integrate these digital tools, intends to encourage the tranees to be taught those tools, facilitating the communication process with students and making their classes more appealing by using modern methodologies and closer to what students use in their daily lives. Also the integration of workgroup, project development, leads to problem solving, the sharing of learning among students and innovation works as a lever for learning and involvement of these in their own path of acquisition and application of new skills. This dissertation aims to study the integration of the digital in the educational context, within the scope of the Digital Transition Plan, also encompassing remote and emergency teaching, in improving the use of the digital in teaching practices and took a quantitative methodological approach to data collection and analysis. It also aimed to verify the level of digital proficiency of the teachers participating in the research, with the purpose of measuring the effect of the training workshops on the improvement of their skills. The results point to a significant improvement in the respondents' digital skills, which still need time to mature, in order to continue the use of digital technologies in the teaching and learning process. The aim is to contribute to a better knowledge, among teachers, of the impact of training and professional development, as well as of the innovation and quality of teaching using digital technologies.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos2023-03-14T11:33:00Z20222022-10-132022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:12.784675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
title A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
spellingShingle A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
Fernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos
Tecnologias digitais
Desenvolvimento das competências
Inovação educativa
Ensino-aprendizagem
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
title_full A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
title_fullStr A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
title_full_unstemmed A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
title_sort A integração do digital em contexto educativo no âmbito do plano de transição digital para a educação
author Fernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos
author_facet Fernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alberto Emanuel Simões dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Desenvolvimento das competências
Inovação educativa
Ensino-aprendizagem
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias digitais
Desenvolvimento das competências
Inovação educativa
Ensino-aprendizagem
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-13
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-14T11:33:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56646
url http://hdl.handle.net/10451/56646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134625479524352