A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tiago Tadeu Braz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56938
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_b10d60430a280a4886558cd3647ad5d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador socialEducação pela arteComunicação interculturalEducação não formalEducadoresDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA presente investigação buscou compreender como nós educadores percebemos a arte-educação enquanto uma prática da educação não-formal, e sua importância para a promoção da interculturalidade. Neste sentido, foi possível perceber como os educadores entendem e problematizam suas práticas nos contextos e processos educacionais. Estes processos educacionais e a interpretação dos educadores sobre os mesmos foram feitas, por meio de conceitos como arte-educação, educação não-formal e interculturalidade, apresentando-se um estudo de natureza qualitativa, com uma componente narrativa e recursos a entrevistas semiestruturadas. O estudo centra-se em quatro participantes, sendo eles educadores que atuam ou já atuaram em algum projeto desenvolvido pela ONG Conversas Associação Internacional – CAI, com experiência na realização de trabalhos de mediação social e educacional em contextos interculturais e que, para tal, utilizam dinâmicas de arte-educação como prática de educação não-formal. No que tange às conclusões alcançadas nesta investigação, não pretendemos estabelecer verdades, abrimos o diálogo e a construção coletiva, onde a reflexão e elaboração feita pelos educadores entrevistados estabeleceram parâmetros para a construção dos capítulos e especialmente as considerações finais. Neste capítulo final foi possível estabelecer uma linha reflexiva coletiva que pensa a educação como um lugar de transformação e que considera a dimensão da arte-educação enquanto uma prática da educação não-formal que pode possibilitar e facilitar a promoção da interculturalidade e continuar fomentando discussões sobre a importância da criação destes espaços interculturais no contexto educativo.The present investigation sought to understand how we educators perceive art education as a practice of non-formal education, and its importance for the promotion of interculturality. In this sense, it was possible to perceive how educators understand and problematize their practices in educational contexts and processes. These, through concepts such as art-education, non-formal education and interculturality, presenting a study of a qualitative nature, with a narrative component and resources for semi-structured interviews. The study participants are four educators who work or have worked in a project developed by the NGO Conversas Associação Internacional - CAI, with experience in carrying out social and educational mediation work in intercultural contexts and who, for that purpose, use art-education dynamics as non-formal education practice. Regarding the conclusions reached in this investigation, we do not intend to establish truths, we open dialogue and collective construction, where the reflection and elaboration made by the interviewed educators established parameters for the construction of the chapters and especially the final considerations. In this final chapter it was possible to establish a collective reflective line that thinks education as a place of transformation and that the dimension of art education as a practice of non-formal education can enable and facilitate the promotion of interculturality and continue to foster discussions about the importance that such elements have in the construction of educational spaces.Caetano, Ana Paula, 1962-Paz, Ana LuísaRepositório da Universidade de LisboaSouza, Tiago Tadeu Braz2023-03-30T10:41:52Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56938TID:203287452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:26.245526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
title A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
spellingShingle A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
Souza, Tiago Tadeu Braz
Educação pela arte
Comunicação intercultural
Educação não formal
Educadores
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
title_full A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
title_fullStr A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
title_full_unstemmed A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
title_sort A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
author Souza, Tiago Tadeu Braz
author_facet Souza, Tiago Tadeu Braz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Paz, Ana Luísa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tiago Tadeu Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pela arte
Comunicação intercultural
Educação não formal
Educadores
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pela arte
Comunicação intercultural
Educação não formal
Educadores
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-30T10:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56938
TID:203287452
url http://hdl.handle.net/10451/56938
identifier_str_mv TID:203287452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134628272930816