A tipografia como forma de expressão autónoma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5757 |
Resumo: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Novos Media e Práticas Web |
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A tipografia como forma de expressão autónomaTipografiaDesign gráficoArte,Modernismo,CubismoFuturismoConstrutivismoTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Novos Media e Práticas WebType is to be seen é uma plataforma ligada à rede que pretende fazer com que as pessoas, de uma forma geral, e os seus utilizadores, em particular, reflictam sobre as letras enquanto forma de expressão gráfica e não apenas como peças que em conjunto formam palavras. As letras são o menor elemento da tipografia, um conjunto de letras irá formar uma fonte, e os vários comportamentos de uma fonte constituirão um tipo de letra. Enquanto tema central do projecto, interessa-me estudar a tipografia, não tanto pelo lado do desenho de letras e seus pormenores técnicos, mas antes como forma (ou imagem), numa tentativa de diminuir o receio que existe no meio do design em relação a convencionalismos e tradições, nomeadamente no que diz respeito à funcionalidade e invisibilidade do design e legibilidade da tipografia, que por vezes não permitem que os trabalhos atinjam o seu máximo potencial expressivo. O projecto ganhou amplamente o título de “A tipografia como forma de expressão autónoma” devido à importância da componente teórica, onde se faz a contextualização da parte prática. Este site nunca poderia fazer sentido sem falarmos antes do modernismo e do advento dos meios digitais. Sendo assim, o primeiro capítulo corresponde ao estudo do pico do modernismo e aos "ismos" da sua arte. Eles constituíram uma das épocas mais marcantes e revolucionárias na arte e serviram para alterar a forma como as pessoas olhavam para os tipos de letra. Antes disto, a tipografia estava apenas ligada à imprensa mas, a partir das décadas de 1910/ 1920, as letras começaram a mover-se livremente nas páginas pela primeira vez. Foi adoptada uma atitude nova que iria marcar de forma profunda as décadas seguintes. O segundo capítulo concentra-se no advento do computador e da internet e no nascimento daquilo que pode ser chamado de era digital, tendo início na década de 1980. Com o aparecimento dos meios digitais e a invenção do Postscript, que veio tornar possível trabalhar a tipografia dentro dos computadores, a possibilidade de criar tipos de letras chegou progressivamente às mãos de todos os utilizadores. Por esta altura, o design gráfico tomava novos contornos e ganhava um destino mais amplo e um papel cada vez mais importante na sociedade. Vários foram os designers que contribuíram para uma espécie de anarquia organizada dentro da tipografia, que elevou o seu potencial expressivo ao mais alto nível. No terceiro capítulo é explicada a componente prática: o site propriamente dito. Aqui são descritas as várias actividades que o utilizador poderá realizar no site, apenas com recurso a letras, cor e formas geométricas básicas, numa experiência interactiva.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaCádima, FranciscoTorres, Rui Manuel Ferreira Leite SouteloRUNAmaro, Maria João Relvas2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:35Zoai:run.unl.pt:10362/5757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:32.255189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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