Retórica tipográfica pós-moderna : a expressão de um sujeito fragmentado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cancela, Janice Alves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263338
Resumo: Este trabalho tematiza a retórica tipográfica contemporânea procurando verificar características específicas, em especial a multiplicidade de discursos e a fragmentação da expressão dos tipógrafos na pós-modernidade. Objetiva também realizar um resgate crítico das alterações verificadas na comunicação gráfica e na tipografia a partir da introdução de novas tecnologias nos processos produtivos e do uso de diferentes formas de expressão retórica, estabelecendo vinculações conceituais entre tais alterações e aspectos específicos dos contextos culturais contemporâneos - a saber o traço específico de fragmentação da identidade do sujeito pós-moderno, conforme propõe Stuart Hall (2001). Esta investigação utiliza uma abordagem qualitativa, que descreve, compreende e interpreta a retórica tipográfica contemporânea por meio da análise crítica de autores que dissertam sobre os temas aqui referidos, bem como da observação crítica de peças gráficas selecionadas. É possível concluir com a pesquisa que existe a tendência da retórica tipográfica contemporânea, em especial no Brasil, apresentar expressões não só diversificadas como também fragmentadas. Tal processo é influenciado por aspectos relativos às transições dos contextos culturais, das novas tecnologias e das tendências de expressão retórica na comunicação gráfica.
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spelling Cancela, Janice AlvesLevacov, Marilia2023-08-10T03:33:54Z2004http://hdl.handle.net/10183/263338000454023Este trabalho tematiza a retórica tipográfica contemporânea procurando verificar características específicas, em especial a multiplicidade de discursos e a fragmentação da expressão dos tipógrafos na pós-modernidade. Objetiva também realizar um resgate crítico das alterações verificadas na comunicação gráfica e na tipografia a partir da introdução de novas tecnologias nos processos produtivos e do uso de diferentes formas de expressão retórica, estabelecendo vinculações conceituais entre tais alterações e aspectos específicos dos contextos culturais contemporâneos - a saber o traço específico de fragmentação da identidade do sujeito pós-moderno, conforme propõe Stuart Hall (2001). Esta investigação utiliza uma abordagem qualitativa, que descreve, compreende e interpreta a retórica tipográfica contemporânea por meio da análise crítica de autores que dissertam sobre os temas aqui referidos, bem como da observação crítica de peças gráficas selecionadas. É possível concluir com a pesquisa que existe a tendência da retórica tipográfica contemporânea, em especial no Brasil, apresentar expressões não só diversificadas como também fragmentadas. Tal processo é influenciado por aspectos relativos às transições dos contextos culturais, das novas tecnologias e das tendências de expressão retórica na comunicação gráfica.This dissertation focus on the subiect of contemporary typographic rhetoric, aiming to verify specific characteristics, particularly the multiplicity of expressions and the fragmentation of post-modern typography. It also aims to critically recover the alterations and changes that can be observed in tvpography and graphic's communication, since the introduction of new technologies in the productive processes, as well as different rhetorical expression forms, establishing conceptual links between such alterations and specific aspects in the contemporary cultural contexts, like the especificities of the post-modern subject's fragmentation, as proposed by Stuart Hall (2001). This investigations is conducted under a qualitative approach, that describes, understands and interprets the contemporary typographic rhetoric through a critical bibliographical review of the main authors that reflect on the above mentioned topics, as well as the critical observation and description of selected graphic pieces that were pertinent to this study. It was possible to conclude, after the research, that there is a tendency, for the contemporary typographic rhetoric, particularly in Brazil (where the examples came from) to present not only diversified expression and characteristics but fragmented as well. Such process seems to be influenced by several aspects related to the cultural contexts' transitions, the introduction of new technologies in the productive process, as well as the tendencies of the contemporary rhetoric expressions in the graphic communication area.application/pdfporDesign gráficoTipografiaPós-modernidadeCommunicationTypographyPost-modernismDiversityFragmentationGraphic designRetórica tipográfica pós-moderna : a expressão de um sujeito fragmentadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000454023.pdf.txt000454023.pdf.txtExtracted Texttext/plain278598http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263338/2/000454023.pdf.txt21c16adf2a219872a5952cfb1c023987MD52ORIGINAL000454023.pdfTexto completoapplication/pdf59713700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263338/1/000454023.pdfeed499cff6b7b2494450695cc032aae3MD5110183/2633382023-08-11 03:54:58.523923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-11T06:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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