(Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardal, Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52243
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_a0bcb6d1d8a3d5740abfeca7de307a7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemiaAprendizagem baseada em problemasPensamento computacionalEstratégias de ensinoEnsino à distânciaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Neste relatório descreve-se a intervenção pedagógica realizada na Escola Secundária de São João da Talha, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, realizada no 3.º período do ano letivo 2019/20. Descrevem-se a planificação, a calendarização e a intervenção realizadas sobre a primeira metade do módulo de Estruturas de Dados Estáticas. Relatam-se também as adaptações que foram necessárias para o Ensino Remoto de Emergência em resposta ao confinamento imposto pela pandemia de COVID-19. Apresenta-se a investigação do impacto das estratégias utilizadas no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos. Em vez de se medir a aprendizagem apenas pela análise do código desenvolvido, utilizam-se exercícios desligados para minimizar o uso de linguagens artificiais que dificultam a expressão do conhecimento dos alunos. Devido à pandemia foi necessário “ligar” estas atividades, ou seja, encontrar formas de as realizar através do computador e a distância, mas sem perder as vantagens deste tipo de atividade. Foram, por isso, abordadas as seguintes questões de investigação: Q1: Qual o impacto do uso de atividades desligadas na compreensão conceptual de algoritmos criptográficos? Q2: Qual o impacto do uso de atividades desligadas na compreensão conceptual de algoritmos de pesquisa e ordenação de listas? Q3: Como é que a representação pictórica do funcionamento de um programa em memória melhora a compreensão dos algoritmos de pesquisa e ordenação de listas? Q4: Quais as adaptações necessárias para que uma atividade desligada se possa realizar a distância? A avaliação foi pouco conclusiva uma vez que a turma era pequena e a participação a distância foi pobre. Conclui-se o relatório com uma reflexão sobre o que foi alcançado, as opções tomadas e as alternativas. Aborda-se também trabalho de investigação futuro que aprofunde os métodos e as estratégias propostos.This report presents the pedagogical work developed at the São João da Talha High School for the Programming and Information Systems course, of the Management and Information Systems Technician training program, performed in the 3rd period of the 2019/20 school year. We describe the planning, scheduling and details of the intervention centred around the first half of the Static Data Structures module of the course. We also report on the adaptations made for the Emergency Remote Teaching in response to the lock-down imposed by COVID-19. We present the research on the impact of the strategies used in the development of the computational thinking of the students. Instead of measuring the learning only just by analysing the developed source code, we use unplugged activities, to minimize the difficulties that arise from the use of artificial languages in the expression of the knowledge of the students. Because of the pandemic it was necessary to “plug” the unplugged activities, i.e., find ways to perform the activities remotely through the computer, but without losing the advantages of this kind of activity. We address the following research questions: Q1: What is the impact of unplugged activities in the conceptual understanding of cryptographic algorithms? Q2: What is the impact of the use of unplugged activities on the conceptual understanding of array search and sort algorithms? Q3: How does the graphical representation of a working program in memory improve the understanding of the array search and sort algorithms? Q4: What were the adaptations required to make unplugged activities work remotely? The evaluation was not conclusive because of the small class size and the poor remote participation. The document concludes with a discussion of what was achieved, the choices made, the considered alternatives, and the conclusions about future research work to further explore the proposed methods and strategies.Piedade, JoãoCampos, JoséRepositório da Universidade de LisboaPardal, Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão2022-04-07T11:41:57Z20212021-06-252021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:24.367528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
title (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
spellingShingle (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
Pardal, Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão
Aprendizagem baseada em problemas
Pensamento computacional
Estratégias de ensino
Ensino à distância
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
title_full (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
title_fullStr (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
title_full_unstemmed (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
title_sort (Des)Ligad@s : adaptação de atividades desligadas ao ensino remoto de emergência em tempos de pandemia
author Pardal, Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão
author_facet Pardal, Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Campos, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pardal, Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Pensamento computacional
Estratégias de ensino
Ensino à distância
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem baseada em problemas
Pensamento computacional
Estratégias de ensino
Ensino à distância
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-06-25
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-07T11:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52243
url http://hdl.handle.net/10451/52243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134584465522688