Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Andreia Manuela Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77954
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a0cc980fa203e63662118f6ac10cdce8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de InfânciaInvestigate to learn: an integrated approach to science in kindergartenEducação em ciênciasEducação Pré-EscolarEnsino por investigaçãoInquiry-based learningPreschool educationScience educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de anual de “Estágio”, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, tendo por base uma abordagem prática das ciências, levando as crianças a experimentar, a investigar e a refletir para aprenderem. O projeto tem como objetivos gerais: promover uma exploração integrada e globalizante das ciências, com recurso a atividades de natureza investigativa; desenvolver conhecimentos teórico-práticos sobre o processo de exploração e aprendizagem promovido na abordagem dos vários temas de ciências. O projeto desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, onde cada atividade de ciências correspondeu a um ciclo de planificação, ação, observação e reflexão. Foram exploradas 6 atividades de ciências numa sala com um grupo de crianças do pré-escolar, (N=23) com crianças de 3 anos de idade. As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária, em colaboração com a educadora cooperante, desempenhando assim simultaneamente o papel de investigadora e educadora. Na sequência da realização e observação das atividades, foram elaborados diários de atividades, que representam o principal método de registo de dados, onde constam a descrição e reflexão detalhadas sobre todos os momentos relevantes no decorrer da atividade. Os diários apresentam ainda um momento de reflexão sobre a ação da educadora. A análise dos diários é dividida segundo os momentos de aprendizagem, que representam os processos científicos realizados pelo grupo de crianças. O estudo e interpretação dos resultados obtidos permite concluir que o grupo de crianças realizou aprendizagens significativas sobre os temas que foram explorados, a partir de atividades experimentais de ciências.This internship report is the result of a pedagogical intervention project, created within the scope of the yearly module “Internship", part of the Master’s Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho, and it’s based on a practical approach of science, letting children experience, explore and reflect, so they can learn. The aim of this project is to promote an integrated and global exploration of science, using activities related to investigative nature, developing practical and theoretical knowledge about the process of exploration and learning about several science subjects. This project has developed according to a investigation action methodology, which each science activity matches a cycle of planning, observing and reflecting. Six activities were explored in a preschool class, (N=23), including 3 years old children. The activities were planned and explored by the intern student, with the collaboration of the cooperative educator, playing simultaneously the role of investigator and educator. Following the execution and monitoring of the activities carried out, activity journals were made, as main data entries and records of this project, describing and reflecting about all the relevant moments of each activity. These journals also represent a self-reflection of the teacher practice. The reports analysis is divided according to the learning outcomes, supporting the scientific processes developed by the group of children. The study and interpretation of the results reckon that the group of children accomplished significant apprenticeship regarding the topics explored, based on the experimental science activities developed.Varela, PauloUniversidade do MinhoSoares, Andreia Manuela Pereira2021-04-012021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77954por202989372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:06.218980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
Investigate to learn: an integrated approach to science in kindergarten
title Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
spellingShingle Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
Soares, Andreia Manuela Pereira
Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino por investigação
Inquiry-based learning
Preschool education
Science education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
title_full Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
title_fullStr Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
title_full_unstemmed Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
title_sort Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância
author Soares, Andreia Manuela Pereira
author_facet Soares, Andreia Manuela Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Andreia Manuela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino por investigação
Inquiry-based learning
Preschool education
Science education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação em ciências
Educação Pré-Escolar
Ensino por investigação
Inquiry-based learning
Preschool education
Science education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77954
url https://hdl.handle.net/1822/77954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202989372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132718726905856