Ambientes virtuais 3D no ensino da Física e da Química: o caso da simulação da queda livre e o caso dos metais (série eletroquímica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Helena Matias Cunha Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7126
Resumo: A ideia de criar um laboratório virtual surgiu de uma reflexão sobre uma concepção mais motivadora do ensino e da aprendizagem, a necessidade de diversificar métodos de ensino para contrariar o insucesso escolar, a necessidade de alterar as práticas letivas e proporcionar ambientes de aprendizagem diferentes, especificamente no caso de atividades experimentais, para reforçar o interesse e a motivação dos alunos para a disciplina de Física e Química A. Esta proposta de idealização de Laboratórios Virtuais em ambiente 3D no ensino da Física e da Química visa especificamente o caso da simulação da queda livre e da oxidação-redução. Analisando os resultados obtidos na implementação do Laboratório Virtual em sala de aula pode-se concluir que esta ferramenta é uma forma inovadora de aprender os conteúdos científicos, tendo os alunos mostrado uma maior motivação na realização das atividades comparativamente com a que mostram em situação semelhante em laboratório real.
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