Ambientes virtuais 3D no ensino da Física e da Química: o caso da simulação da queda livre e o caso dos metais (série eletroquímica)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7126 |
Resumo: | A ideia de criar um laboratório virtual surgiu de uma reflexão sobre uma concepção mais motivadora do ensino e da aprendizagem, a necessidade de diversificar métodos de ensino para contrariar o insucesso escolar, a necessidade de alterar as práticas letivas e proporcionar ambientes de aprendizagem diferentes, especificamente no caso de atividades experimentais, para reforçar o interesse e a motivação dos alunos para a disciplina de Física e Química A. Esta proposta de idealização de Laboratórios Virtuais em ambiente 3D no ensino da Física e da Química visa especificamente o caso da simulação da queda livre e da oxidação-redução. Analisando os resultados obtidos na implementação do Laboratório Virtual em sala de aula pode-se concluir que esta ferramenta é uma forma inovadora de aprender os conteúdos científicos, tendo os alunos mostrado uma maior motivação na realização das atividades comparativamente com a que mostram em situação semelhante em laboratório real. |
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Ambientes virtuais 3D no ensino da Física e da Química: o caso da simulação da queda livre e o caso dos metais (série eletroquímica)FísicaEnsino/aprendizagemQuímicaEnsino/aprendizagemLaboratórios virtuaisTrabalho experimentalAmbiente virtual 3DA ideia de criar um laboratório virtual surgiu de uma reflexão sobre uma concepção mais motivadora do ensino e da aprendizagem, a necessidade de diversificar métodos de ensino para contrariar o insucesso escolar, a necessidade de alterar as práticas letivas e proporcionar ambientes de aprendizagem diferentes, especificamente no caso de atividades experimentais, para reforçar o interesse e a motivação dos alunos para a disciplina de Física e Química A. Esta proposta de idealização de Laboratórios Virtuais em ambiente 3D no ensino da Física e da Química visa especificamente o caso da simulação da queda livre e da oxidação-redução. Analisando os resultados obtidos na implementação do Laboratório Virtual em sala de aula pode-se concluir que esta ferramenta é uma forma inovadora de aprender os conteúdos científicos, tendo os alunos mostrado uma maior motivação na realização das atividades comparativamente com a que mostram em situação semelhante em laboratório real.The idea of creating a virtual lab came from a reflection on a more motivating teaching and learning, the need to diversify teaching methods to counteract school failure, the need to change teaching practice and provide different learning environments, specifically in the case of experimental activities to enhance interest and motivation of students to the discipline of Physical Chemistry A. This proposal of idealization of virtual labs in the 3D environment in the teaching of physics and chemistry specifically addresses the cases of simulation of free fall and of the oxidation-reduction. Analyzing the results obtained in implementing the virtual lab in the classroom it can be concluded that this tool is an innovative way to learn the science content, students have shown a greater motivation in carrying out the activities in contrast with what they show in a similar situation in the actual lab.2016-12-16T10:45:45Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7126porNunes, Maria Helena Matias Cunha Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:44.275859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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