Ensino de documentário em aulas de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718
Resumo: This article discusses two field classes experiences, as an effective methodology for teaching documentary filmmaking; one in the context of the BA and the other in the MA. Through the approximation of cinema and the memory of different characters and physiographies, we verify the importance of this praxis to learn documentary filmmaking in the socio-cultural contexts from which the films emerge.
id RCAP_a0ed975cd0a6abb1ec8c403ae6bdf7df
oai_identifier_str oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de documentário em aulas de campoEnsino de documentário em aulas de campoEnsino de documentário em aulas de campoEnsino de documentário em aulas de campoAruandafield classEduardo CoutinhoElizabeth Teixeirateaching the documentaryLinduarte NoronhaAruandaclase de campoEduardo CoutinhoElizabeth Teixeiraenseñando el documentalLinduarte NoronhaAruandaclasse de terrainEduardo CoutinhoElizabeth Teixeiral’enseignement du documentaireLinduarte NoronhaAruandaaula de campoEduardo CoutinhoElizabeth Teixeiraensino do documentárioLinduarte NoronhaThis article discusses two field classes experiences, as an effective methodology for teaching documentary filmmaking; one in the context of the BA and the other in the MA. Through the approximation of cinema and the memory of different characters and physiographies, we verify the importance of this praxis to learn documentary filmmaking in the socio-cultural contexts from which the films emerge.Este artículo analiza dos experiencias con clases de campo, entendidascomo una metodología efectiva para la enseñanza de documentales; uno en el contexto de la graduación y el otro en la posgrado. A través del enfoque del cine y la memoria de diferentes personajes y fisiografías, es posible verificar la importancia de estas prácticas para el aprendizaje del cine documental en los contextos socioculturales de los cuales emergen.Cet article traite de deux expériences avec des cours pratiques, compriscomme une méthodologie efficace pour l’enseignement du documentaire ; l’un dans le contexte de l’obtention du diplôme et l’autre dans les études supérieures. A travers l’approche du cinéma et la mémoire de différents personnages et physiographies, il est possible de vérifier l’importance de ces pratiques pour l’apprentissage du cinéma documentaire dans les contextes socioculturels dont elles émergent.Este artigo discute duas experiências de aulas de campo, compreendidascomo uma metodologia eficaz para o ensino do documentário; uma no contexto da graduação e a outra na pós-graduação. Através da aproximação cinema e memória de personagens e fisiografias diversas, verifica-se a importância dessa práxis para aaprendizagem do cinema documentário a partir dos contextos socioculturais dos quais emergem.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718/pdfDireitos de Autor (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, João de LimaNóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da2024-03-02T05:26:45Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:04.200647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de documentário em aulas de campo
Ensino de documentário em aulas de campo
Ensino de documentário em aulas de campo
Ensino de documentário em aulas de campo
title Ensino de documentário em aulas de campo
spellingShingle Ensino de documentário em aulas de campo
Gomes, João de Lima
Aruanda
field class
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
teaching the documentary
Linduarte Noronha
Aruanda
clase de campo
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
enseñando el documental
Linduarte Noronha
Aruanda
classe de terrain
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
l’enseignement du documentaire
Linduarte Noronha
Aruanda
aula de campo
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
ensino do documentário
Linduarte Noronha
title_short Ensino de documentário em aulas de campo
title_full Ensino de documentário em aulas de campo
title_fullStr Ensino de documentário em aulas de campo
title_full_unstemmed Ensino de documentário em aulas de campo
title_sort Ensino de documentário em aulas de campo
author Gomes, João de Lima
author_facet Gomes, João de Lima
Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
author_role author
author2 Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João de Lima
Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Aruanda
field class
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
teaching the documentary
Linduarte Noronha
Aruanda
clase de campo
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
enseñando el documental
Linduarte Noronha
Aruanda
classe de terrain
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
l’enseignement du documentaire
Linduarte Noronha
Aruanda
aula de campo
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
ensino do documentário
Linduarte Noronha
topic Aruanda
field class
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
teaching the documentary
Linduarte Noronha
Aruanda
clase de campo
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
enseñando el documental
Linduarte Noronha
Aruanda
classe de terrain
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
l’enseignement du documentaire
Linduarte Noronha
Aruanda
aula de campo
Eduardo Coutinho
Elizabeth Teixeira
ensino do documentário
Linduarte Noronha
description This article discusses two field classes experiences, as an effective methodology for teaching documentary filmmaking; one in the context of the BA and the other in the MA. Through the approximation of cinema and the memory of different characters and physiographies, we verify the importance of this praxis to learn documentary filmmaking in the socio-cultural contexts from which the films emerge.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718
url https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/718/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137769988030464