Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Sílvia Valentina González de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10989
Resumo: A necessidade de um desenvolvimento sustentável dos centros urbanos colocou a mobilidade como um dos vetores mais importantes e urgentes a ter em conta nas ações a desenvolver nas cidades. A sensibilização da população e a implementação de medidas em meio urbano com vista a potenciar a circulação com recurso a modos suaves, onde se inclui a bicicleta, é assim uma prioridade das políticas atuais de transportes. Neste contexto, o trabalho apresentado tem por objetivo abordar a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no processo de criação de um instrumento de apoio ao conhecimento, compreensão, planeamento e gestão do espaço público, nomeadamente para identificação das áreas das cidades com maior potencial ciclável da rede viária existente, possibilitando assim a definição de prioridades de atuação no espaço público. O instrumento proposto recorre a 3 tipos de análises em ambiente SIG (espacial, de redes e multicritério), combinando dados no formato vetorial e raster de 3 variáveis (polos geradores de viagens, densidade populacional e rede viária) para obter mapas de potencial ciclável da rede viária. O instrumento foi aplicado à rede viária do concelho da Covilhã, tendo permitido identificar as vias com potencial ciclável para a utilização de bicicletas tradicionais e elétricas. Os resultados permitiram concluir que 23% da rede viária total do perímetro urbano apresenta potencial para o uso da bicicleta tradicional e 34% para a bicicleta elétrica. A identificação das vias com efetivo potencial ciclável permite uma melhor afetação dos recursos humanos e financeiros das autoridades responsáveis pelo espaço público e o efetivo aumento da prática de andar de bicicleta, contribuindo para a sustentabilidade urbana dadas as vantagens ambientais, económicas e sociais associadas.
id RCAP_a1069ec7732bfd04247356c55d604e58
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIGAnálise de RedesAnálise EspacialAnálise MulticritérioPotencial Ciclável da Rede ViáriaSigDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA necessidade de um desenvolvimento sustentável dos centros urbanos colocou a mobilidade como um dos vetores mais importantes e urgentes a ter em conta nas ações a desenvolver nas cidades. A sensibilização da população e a implementação de medidas em meio urbano com vista a potenciar a circulação com recurso a modos suaves, onde se inclui a bicicleta, é assim uma prioridade das políticas atuais de transportes. Neste contexto, o trabalho apresentado tem por objetivo abordar a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no processo de criação de um instrumento de apoio ao conhecimento, compreensão, planeamento e gestão do espaço público, nomeadamente para identificação das áreas das cidades com maior potencial ciclável da rede viária existente, possibilitando assim a definição de prioridades de atuação no espaço público. O instrumento proposto recorre a 3 tipos de análises em ambiente SIG (espacial, de redes e multicritério), combinando dados no formato vetorial e raster de 3 variáveis (polos geradores de viagens, densidade populacional e rede viária) para obter mapas de potencial ciclável da rede viária. O instrumento foi aplicado à rede viária do concelho da Covilhã, tendo permitido identificar as vias com potencial ciclável para a utilização de bicicletas tradicionais e elétricas. Os resultados permitiram concluir que 23% da rede viária total do perímetro urbano apresenta potencial para o uso da bicicleta tradicional e 34% para a bicicleta elétrica. A identificação das vias com efetivo potencial ciclável permite uma melhor afetação dos recursos humanos e financeiros das autoridades responsáveis pelo espaço público e o efetivo aumento da prática de andar de bicicleta, contribuindo para a sustentabilidade urbana dadas as vantagens ambientais, económicas e sociais associadas.The need for a sustainable development of urban areas has placed mobility as one of the most important and urgent directions to consider in the actions to be developed in cities. Awareness of the population and the implementation of measures to promote circulation using soft modes, including cycling, is therefore a priority of current transport urban policies. In this context, the present work aims to address the use of Geographic Information Systems (GIS) in the creating process of an instrument to support the knowledge, understanding, planning and management of the public space, through the identification of urban areas with the greatest cycling potential of the existing road network. The identification of these areas enables the definition of intervention priorities in the public space. The proposed instrument uses 3 types of analysis (spatial, network and multicriteria) that are performed in a GIS environment to combine vector and raster data of 3 variables (travel generator poles, population density and road network) in order to obtain cycling potential maps of road networks. The instrument was applied to the Covilhã city road network to identify the segments with cycling potential for the use of traditional and electric bicycles. The results allowed to conclude that 23% of the total road network of the urban perimeter presents potential for the use of traditional bicycle and 34% for electric bicycle. The identification of segments with effective cycling potential allows a better allocation of the human and financial resources of the authorities responsible for the public space and the effective increase of the practice of cycling, contributing to the urban sustainability given the associated environmental, economic and social advantages.Santos, Bertha Maria Batista dosuBibliorumPassos, Sílvia Valentina González de2021-01-18T11:57:40Z2018-12-062018-10-082018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10989TID:202578291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:51.910733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
title Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
spellingShingle Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
Passos, Sílvia Valentina González de
Análise de Redes
Análise Espacial
Análise Multicritério
Potencial Ciclável da Rede Viária
Sig
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
title_full Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
title_fullStr Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
title_full_unstemmed Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
title_sort Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG
author Passos, Sílvia Valentina González de
author_facet Passos, Sílvia Valentina González de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Bertha Maria Batista dos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Sílvia Valentina González de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Redes
Análise Espacial
Análise Multicritério
Potencial Ciclável da Rede Viária
Sig
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Análise de Redes
Análise Espacial
Análise Multicritério
Potencial Ciclável da Rede Viária
Sig
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description A necessidade de um desenvolvimento sustentável dos centros urbanos colocou a mobilidade como um dos vetores mais importantes e urgentes a ter em conta nas ações a desenvolver nas cidades. A sensibilização da população e a implementação de medidas em meio urbano com vista a potenciar a circulação com recurso a modos suaves, onde se inclui a bicicleta, é assim uma prioridade das políticas atuais de transportes. Neste contexto, o trabalho apresentado tem por objetivo abordar a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no processo de criação de um instrumento de apoio ao conhecimento, compreensão, planeamento e gestão do espaço público, nomeadamente para identificação das áreas das cidades com maior potencial ciclável da rede viária existente, possibilitando assim a definição de prioridades de atuação no espaço público. O instrumento proposto recorre a 3 tipos de análises em ambiente SIG (espacial, de redes e multicritério), combinando dados no formato vetorial e raster de 3 variáveis (polos geradores de viagens, densidade populacional e rede viária) para obter mapas de potencial ciclável da rede viária. O instrumento foi aplicado à rede viária do concelho da Covilhã, tendo permitido identificar as vias com potencial ciclável para a utilização de bicicletas tradicionais e elétricas. Os resultados permitiram concluir que 23% da rede viária total do perímetro urbano apresenta potencial para o uso da bicicleta tradicional e 34% para a bicicleta elétrica. A identificação das vias com efetivo potencial ciclável permite uma melhor afetação dos recursos humanos e financeiros das autoridades responsáveis pelo espaço público e o efetivo aumento da prática de andar de bicicleta, contribuindo para a sustentabilidade urbana dadas as vantagens ambientais, económicas e sociais associadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
2018-10-08
2018-12-06T00:00:00Z
2021-01-18T11:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10989
TID:202578291
url http://hdl.handle.net/10400.6/10989
identifier_str_mv TID:202578291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398218887168