Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18871 |
Resumo: | Este relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante o estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana. Deste modo, são apresentados os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação inicial, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos de uma turma de 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano anual de turma. Assim, a principal finalidade formativa deste processo, é, de uma forma refletida e crítica, demonstrar todo o percurso realizado em todas as áreas de aprendizagem: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). |
id |
RCAP_a110099945f8585ed2a67da2b33b0f32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosCompetênciasEducação físicaEstágio pedagógicoEstratégiasFormação de professoresPrincípios orientadoresProcesso ensino-aprendizagemGuiding principlesPedagogical internshipPhysical education (PE)SkillsStrategiesTeaching-learning processTeacher trainingDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante o estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana. Deste modo, são apresentados os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação inicial, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos de uma turma de 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano anual de turma. Assim, a principal finalidade formativa deste processo, é, de uma forma refletida e crítica, demonstrar todo o percurso realizado em todas as áreas de aprendizagem: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4).This final report has as a main objective the analysis and reflection of the whole course carried out during the Pedagogical stage, within the scope of the Masters in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education in the Faculty of Human Motricity. In this way, all the learning processes carried out during the whole course are presented, namely the initial evaluation, the design of the intervention, as well as some reflections on the pedagogical proposals and strategies used, according to the weaknesses and potentialities of the students of a class of the 8th year of the 3rd Cycle of Basic Education (CEB) and also the evaluation of the results of the students and of the annual plan. Thus, the main purpose of this process is, in a reflexive and critical way, to demonstrate the entire course in all areas of learning: Organization and Management of Teaching and Learning (Area 1), Innovation and Pedagogical Research (Area 2), Participation in the School (Area 3) and Relationship with the Community (Area 4).Costa, João PauloRepositório da Universidade de LisboaSantos, Carlos Pedro Rocha2019-11-27T10:34:34Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18871TID:202303454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:51.254767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos Santos, Carlos Pedro Rocha Competências Educação física Estágio pedagógico Estratégias Formação de professores Princípios orientadores Processo ensino-aprendizagem Guiding principles Pedagogical internship Physical education (PE) Skills Strategies Teaching-learning process Teacher training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
author |
Santos, Carlos Pedro Rocha |
author_facet |
Santos, Carlos Pedro Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, João Paulo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Pedro Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Educação física Estágio pedagógico Estratégias Formação de professores Princípios orientadores Processo ensino-aprendizagem Guiding principles Pedagogical internship Physical education (PE) Skills Strategies Teaching-learning process Teacher training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Competências Educação física Estágio pedagógico Estratégias Formação de professores Princípios orientadores Processo ensino-aprendizagem Guiding principles Pedagogical internship Physical education (PE) Skills Strategies Teaching-learning process Teacher training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante o estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana. Deste modo, são apresentados os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação inicial, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos de uma turma de 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano anual de turma. Assim, a principal finalidade formativa deste processo, é, de uma forma refletida e crítica, demonstrar todo o percurso realizado em todas as áreas de aprendizagem: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27T10:34:34Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18871 TID:202303454 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18871 |
identifier_str_mv |
TID:202303454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130186694656 |