Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Pedro Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18871
Resumo: Este relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante o estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana. Deste modo, são apresentados os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação inicial, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos de uma turma de 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano anual de turma. Assim, a principal finalidade formativa deste processo, é, de uma forma refletida e crítica, demonstrar todo o percurso realizado em todas as áreas de aprendizagem: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4).
id RCAP_a110099945f8585ed2a67da2b33b0f32
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosCompetênciasEducação físicaEstágio pedagógicoEstratégiasFormação de professoresPrincípios orientadoresProcesso ensino-aprendizagemGuiding principlesPedagogical internshipPhysical education (PE)SkillsStrategiesTeaching-learning processTeacher trainingDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante o estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana. Deste modo, são apresentados os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação inicial, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos de uma turma de 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano anual de turma. Assim, a principal finalidade formativa deste processo, é, de uma forma refletida e crítica, demonstrar todo o percurso realizado em todas as áreas de aprendizagem: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4).This final report has as a main objective the analysis and reflection of the whole course carried out during the Pedagogical stage, within the scope of the Masters in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education in the Faculty of Human Motricity. In this way, all the learning processes carried out during the whole course are presented, namely the initial evaluation, the design of the intervention, as well as some reflections on the pedagogical proposals and strategies used, according to the weaknesses and potentialities of the students of a class of the 8th year of the 3rd Cycle of Basic Education (CEB) and also the evaluation of the results of the students and of the annual plan. Thus, the main purpose of this process is, in a reflexive and critical way, to demonstrate the entire course in all areas of learning: Organization and Management of Teaching and Learning (Area 1), Innovation and Pedagogical Research (Area 2), Participation in the School (Area 3) and Relationship with the Community (Area 4).Costa, João PauloRepositório da Universidade de LisboaSantos, Carlos Pedro Rocha2019-11-27T10:34:34Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18871TID:202303454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:51.254767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Santos, Carlos Pedro Rocha
Competências
Educação física
Estágio pedagógico
Estratégias
Formação de professores
Princípios orientadores
Processo ensino-aprendizagem
Guiding principles
Pedagogical internship
Physical education (PE)
Skills
Strategies
Teaching-learning process
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
author Santos, Carlos Pedro Rocha
author_facet Santos, Carlos Pedro Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, João Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Pedro Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Educação física
Estágio pedagógico
Estratégias
Formação de professores
Princípios orientadores
Processo ensino-aprendizagem
Guiding principles
Pedagogical internship
Physical education (PE)
Skills
Strategies
Teaching-learning process
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Competências
Educação física
Estágio pedagógico
Estratégias
Formação de professores
Princípios orientadores
Processo ensino-aprendizagem
Guiding principles
Pedagogical internship
Physical education (PE)
Skills
Strategies
Teaching-learning process
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este relatório final tem como principal objetivo a análise e reflexão de todo o percurso realizado durante o estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Motricidade Humana. Deste modo, são apresentados os processos de aprendizagem realizados durante todo o percurso, designadamente a avaliação inicial, a conceção da intervenção, bem como algumas reflexões sobre as propostas e estratégias pedagógicas utilizadas, de acordo com as fragilidades e potencialidades dos alunos de uma turma de 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda a avaliação dos resultados dos alunos e do plano anual de turma. Assim, a principal finalidade formativa deste processo, é, de uma forma refletida e crítica, demonstrar todo o percurso realizado em todas as áreas de aprendizagem: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27T10:34:34Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18871
TID:202303454
url http://hdl.handle.net/10400.5/18871
identifier_str_mv TID:202303454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130186694656