Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Ema Teixeira Amado da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19114
Resumo: O objetivo deste relatório final de estágio, é apresentar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Primeiramente, foca-se na contextualização, de maneira a dar a conhecer qual o ambiente em que se desenvolveu o estágio ao nível do agrupamento, dos recursos temporais, espaciais, materiais e humanos. Estava inserida num contexto que me proporcionou a participação em muitas atividades diferentes. Seguidamente, exploro a intervenção da turma de três perspetivas, do planeamento, da avaliação e a condução. Seguindo uma sequência temporal e uma lógica de descrição e reflexão. Este ponto procura explorar as dificuldades sentidas, como foram ultrapassadas e como foi a evolução na lecionação da turma, tanto ao nível do desempenho e postura dos alunos, e da minha intervenção enquanto professora estagiária. Sobre a intervenção na escola, reflito sobre o Desporto Escolar e as atividades do Grupo de Educação Física. Ao nível do Desporto Escolar, estava inserida no núcleo de voleibol, fazendo um acompanhamento dos treinos e dos encontros. Finalmente, abordo a intervenção na comunidade que engloba, a lecionação do primeiro ciclo, o acompanhamento da direção de turma e o projeto de investigação. Através do projeto de investigação pude aprender novas competências relacionadas com a investigação-ação. O relatório termina com uma ponderação final, sobre todas as experiências vividas que contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo do ano letivo
id RCAP_d2ac4569ba2dc878c32fd6613e3e2d32
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosEducação FísicaEscolaEstágio PedagógicoInternshipPhysical EducationSchoolDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO objetivo deste relatório final de estágio, é apresentar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Primeiramente, foca-se na contextualização, de maneira a dar a conhecer qual o ambiente em que se desenvolveu o estágio ao nível do agrupamento, dos recursos temporais, espaciais, materiais e humanos. Estava inserida num contexto que me proporcionou a participação em muitas atividades diferentes. Seguidamente, exploro a intervenção da turma de três perspetivas, do planeamento, da avaliação e a condução. Seguindo uma sequência temporal e uma lógica de descrição e reflexão. Este ponto procura explorar as dificuldades sentidas, como foram ultrapassadas e como foi a evolução na lecionação da turma, tanto ao nível do desempenho e postura dos alunos, e da minha intervenção enquanto professora estagiária. Sobre a intervenção na escola, reflito sobre o Desporto Escolar e as atividades do Grupo de Educação Física. Ao nível do Desporto Escolar, estava inserida no núcleo de voleibol, fazendo um acompanhamento dos treinos e dos encontros. Finalmente, abordo a intervenção na comunidade que engloba, a lecionação do primeiro ciclo, o acompanhamento da direção de turma e o projeto de investigação. Através do projeto de investigação pude aprender novas competências relacionadas com a investigação-ação. O relatório termina com uma ponderação final, sobre todas as experiências vividas que contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo do ano letivoThe purpose of this final internship report is to present and reflect on the experiences lived during the academic year 2017/2018, in Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Firstly, it focuses on contextualization, in order to make known the environment in which the stage was developed at the grouping level, temporal, spatial, material and human resources. It was in a context that gave me the opportunity to participate in many different activities. I then explore the three-way group's intervention in planning, assessment and driving. Following a temporal sequence and a logic of description and reflection. This point seeks to explore the difficulties experienced, how they were overcome and how was the evolution in the teaching of the class, both in terms of performance and posture of students, and my intervention as a trainee teacher. About the intervention in the school, I reflect on the School Sport and the activities of the Physical Education Group. At the level of School Sports, she was part of the volleyball core, following the training and the meetings. Finally, I approach the intervention in the community that includes, the first cycle teaching, the monitoring of the class direction and the research project. Through the research project I was able to learn new skills related to action research. The report ends with a final consideration of all the experiences that have contributed to my development throughout the school year.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Ema Teixeira Amado da2019-12-20T11:54:43Z2019-05-152019-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19114TID:202328368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:03.419581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Silva, Maria Ema Teixeira Amado da
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Internship
Physical Education
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
author Silva, Maria Ema Teixeira Amado da
author_facet Silva, Maria Ema Teixeira Amado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Filipe da Silva Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Ema Teixeira Amado da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Internship
Physical Education
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Internship
Physical Education
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O objetivo deste relatório final de estágio, é apresentar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Primeiramente, foca-se na contextualização, de maneira a dar a conhecer qual o ambiente em que se desenvolveu o estágio ao nível do agrupamento, dos recursos temporais, espaciais, materiais e humanos. Estava inserida num contexto que me proporcionou a participação em muitas atividades diferentes. Seguidamente, exploro a intervenção da turma de três perspetivas, do planeamento, da avaliação e a condução. Seguindo uma sequência temporal e uma lógica de descrição e reflexão. Este ponto procura explorar as dificuldades sentidas, como foram ultrapassadas e como foi a evolução na lecionação da turma, tanto ao nível do desempenho e postura dos alunos, e da minha intervenção enquanto professora estagiária. Sobre a intervenção na escola, reflito sobre o Desporto Escolar e as atividades do Grupo de Educação Física. Ao nível do Desporto Escolar, estava inserida no núcleo de voleibol, fazendo um acompanhamento dos treinos e dos encontros. Finalmente, abordo a intervenção na comunidade que engloba, a lecionação do primeiro ciclo, o acompanhamento da direção de turma e o projeto de investigação. Através do projeto de investigação pude aprender novas competências relacionadas com a investigação-ação. O relatório termina com uma ponderação final, sobre todas as experiências vividas que contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo do ano letivo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20T11:54:43Z
2019-05-15
2019-05-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19114
TID:202328368
url http://hdl.handle.net/10400.5/19114
identifier_str_mv TID:202328368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131132185280512