Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22407 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design com a especialização e Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
id |
RCAP_a14ce3720816ce68a3a9e0f53eca83bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa onlineO caso Creative DiscoveryRelatório de estágioDesign de comunicaçãoWebdesignPlataformas onlineDesign thinkingCriação do conteúdo digitalCommunication designOnline platformDigital conten creatorDissertação de Mestrado em Design com a especialização e Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente relatório insere-se no âmbito do design de comunicação, com especial foco para o design aplicado ao desenvolvimento de conteúdos digitais. A realização deste estágio tem como objetivo analisar de que modo o Design de Comunicação pode contribuir para a presença digital de uma empresa. A metodologia utilizada neste relatório de estágio académico de natureza profissional foi mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa. Na primeira parte do relatório, seguindo uma metodologia não intervencionista, foi construído um enquadramento teórico, onde toda a informação necessária à realização do estágio se encontra compilada. Esta informação apresenta primeiramente, as bases necessárias à realização de um projeto em design, tratando conceitos como design thinking, bem como os processos de design e o seu ensino. O marketing e branding também sáo abordados, seguindo-se de todo o conhecimento essencial à construção de conteúdos digitais. Por fim são apresentados brevemente temas como tipos de impressão e fotografia. A segunda parte, seguindo uma metodologia intervencionista, trata-se da Investigação aplicada, que se incia com uma análise de três casos de estudo, enumerando as metodolias e tipologias de posts utilizados pela equipa da Creative Discovery. Seguidamente são apresentados e descritos todos os projetos desenvolvidos ao longo dos três meses de estágio. A investigação em causa divide-se em três fases: exploratória (onde se apresenta o âmbito do estágio, bem como os objetivos e contextualização teórica do mesmo), generativa (neste caso, consiste na análise de estudos de caso, bem como o desenvolvimento de projetos para a empresa em causa) e por fim avaliativa (composta pela avaliação, quer do cliente, quer dos superiores hierarquicos, bem como pelas conclusões finais, realizadas posteriormente à investigação aplicada).ABSTRACT: This report falls within the scope of communication design, with a special focus on design applied to the development of digital content. The completion of this internship aims to analyze how Communication Design can contribute to a company’s digital presence. The methodology used in this academic internship report with a professional nature was mixed, interventionist and non-interventionist, with a qualitative basis. In the first part of the report, following a non-interventionist methodology, a theoretical framework was built, where all the information necessary for the completion of the internship is compiled. This information first presents the necessary bases for carrying out a project in design, dealing with concepts such as design thinking, as well as the design processes and their teaching. Marketing and branding are also covered, followed by all the essential knowledge to the construction of digital content. Finally, topics such as types of printing and photography are briefly presented. The second part, following an interventionist methodology, is applied research, which begins with an analysis of three case studies, listing the methodologies and typologies of posts used by the Creative Discovery team. Then all projects developed over the three months of the internship are presented and described. The research in question is divided into three phases: exploratory (where the scope of the internship is presented, as well as its objectives and theoretical contextualization), generative (in this case, consists of the analysis of case studies, as well as the development of projects for the company in question) and, finally, evaluative (composed of the evaluation, both of the client and of the hierarchical superiors, as well as the final conclusions, carried out after the applied research).Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSilva, Fernando José Carneiro Moreira daRepositório da Universidade de LisboaPataco, Madalena dos Reis Pereira2021-10-27T09:47:11Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22407porPATACO, Madalena dos Reis Pereira - Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online : o caso Creative Discovery : relatório de estágio. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:50.479639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online O caso Creative Discovery Relatório de estágio |
title |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online |
spellingShingle |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online Pataco, Madalena dos Reis Pereira Design de comunicação Webdesign Plataformas online Design thinking Criação do conteúdo digital Communication design Online platform Digital conten creator |
title_short |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online |
title_full |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online |
title_fullStr |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online |
title_full_unstemmed |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online |
title_sort |
Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online |
author |
Pataco, Madalena dos Reis Pereira |
author_facet |
Pataco, Madalena dos Reis Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fernando José Carneiro Moreira da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pataco, Madalena dos Reis Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de comunicação Webdesign Plataformas online Design thinking Criação do conteúdo digital Communication design Online platform Digital conten creator |
topic |
Design de comunicação Webdesign Plataformas online Design thinking Criação do conteúdo digital Communication design Online platform Digital conten creator |
description |
Dissertação de Mestrado em Design com a especialização e Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09 2020-09-01T00:00:00Z 2021-10-27T09:47:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/22407 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/22407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PATACO, Madalena dos Reis Pereira - Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online : o caso Creative Discovery : relatório de estágio. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131161225592832 |