Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pataco, Madalena dos Reis Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22407
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização e Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_a14ce3720816ce68a3a9e0f53eca83bb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa onlineO caso Creative DiscoveryRelatório de estágioDesign de comunicaçãoWebdesignPlataformas onlineDesign thinkingCriação do conteúdo digitalCommunication designOnline platformDigital conten creatorDissertação de Mestrado em Design com a especialização e Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente relatório insere-se no âmbito do design de comunicação, com especial foco para o design aplicado ao desenvolvimento de conteúdos digitais. A realização deste estágio tem como objetivo analisar de que modo o Design de Comunicação pode contribuir para a presença digital de uma empresa. A metodologia utilizada neste relatório de estágio académico de natureza profissional foi mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa. Na primeira parte do relatório, seguindo uma metodologia não intervencionista, foi construído um enquadramento teórico, onde toda a informação necessária à realização do estágio se encontra compilada. Esta informação apresenta primeiramente, as bases necessárias à realização de um projeto em design, tratando conceitos como design thinking, bem como os processos de design e o seu ensino. O marketing e branding também sáo abordados, seguindo-se de todo o conhecimento essencial à construção de conteúdos digitais. Por fim são apresentados brevemente temas como tipos de impressão e fotografia. A segunda parte, seguindo uma metodologia intervencionista, trata-se da Investigação aplicada, que se incia com uma análise de três casos de estudo, enumerando as metodolias e tipologias de posts utilizados pela equipa da Creative Discovery. Seguidamente são apresentados e descritos todos os projetos desenvolvidos ao longo dos três meses de estágio. A investigação em causa divide-se em três fases: exploratória (onde se apresenta o âmbito do estágio, bem como os objetivos e contextualização teórica do mesmo), generativa (neste caso, consiste na análise de estudos de caso, bem como o desenvolvimento de projetos para a empresa em causa) e por fim avaliativa (composta pela avaliação, quer do cliente, quer dos superiores hierarquicos, bem como pelas conclusões finais, realizadas posteriormente à investigação aplicada).ABSTRACT: This report falls within the scope of communication design, with a special focus on design applied to the development of digital content. The completion of this internship aims to analyze how Communication Design can contribute to a company’s digital presence. The methodology used in this academic internship report with a professional nature was mixed, interventionist and non-interventionist, with a qualitative basis. In the first part of the report, following a non-interventionist methodology, a theoretical framework was built, where all the information necessary for the completion of the internship is compiled. This information first presents the necessary bases for carrying out a project in design, dealing with concepts such as design thinking, as well as the design processes and their teaching. Marketing and branding are also covered, followed by all the essential knowledge to the construction of digital content. Finally, topics such as types of printing and photography are briefly presented. The second part, following an interventionist methodology, is applied research, which begins with an analysis of three case studies, listing the methodologies and typologies of posts used by the Creative Discovery team. Then all projects developed over the three months of the internship are presented and described. The research in question is divided into three phases: exploratory (where the scope of the internship is presented, as well as its objectives and theoretical contextualization), generative (in this case, consists of the analysis of case studies, as well as the development of projects for the company in question) and, finally, evaluative (composed of the evaluation, both of the client and of the hierarchical superiors, as well as the final conclusions, carried out after the applied research).Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSilva, Fernando José Carneiro Moreira daRepositório da Universidade de LisboaPataco, Madalena dos Reis Pereira2021-10-27T09:47:11Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22407porPATACO, Madalena dos Reis Pereira - Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online : o caso Creative Discovery : relatório de estágio. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:50.479639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
O caso Creative Discovery
Relatório de estágio
title Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
spellingShingle Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
Pataco, Madalena dos Reis Pereira
Design de comunicação
Webdesign
Plataformas online
Design thinking
Criação do conteúdo digital
Communication design
Online platform
Digital conten creator
title_short Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
title_full Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
title_fullStr Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
title_full_unstemmed Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
title_sort Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online
author Pataco, Madalena dos Reis Pereira
author_facet Pataco, Madalena dos Reis Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernando José Carneiro Moreira da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pataco, Madalena dos Reis Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Webdesign
Plataformas online
Design thinking
Criação do conteúdo digital
Communication design
Online platform
Digital conten creator
topic Design de comunicação
Webdesign
Plataformas online
Design thinking
Criação do conteúdo digital
Communication design
Online platform
Digital conten creator
description Dissertação de Mestrado em Design com a especialização e Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-10-27T09:47:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22407
url http://hdl.handle.net/10400.5/22407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PATACO, Madalena dos Reis Pereira - Contributo do design de comunicação para a presença de uma empresa online : o caso Creative Discovery : relatório de estágio. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161225592832