Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, João Manuel dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2616
Resumo: Tese de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_8757fa7a16f8f8844fce7c02e36f1e69
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)ElearningEnsino virtualEnsino colaborativoOcupação do tempoTempoComunidades virtuaisParticipação dos estudantesFormação de formadoresEstudo de casosCFCeFDiscussionColaborative enviromentOnline timeOnline classroomStudent participation online profileTese de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaEm qualquer experiência que tenhamos num formato de educação-formação Online, como formando ou como docente verifica-se, empiricamente, que o tempo consumido é francamente maior se comparado com o formato mais tradicional. Para consubstanciar cientificamente, esta questão, realizou-se o presente estudo, aplicado nomeadamente ao Curso de Formação Contínua de e-Formadores (CFCeF) realizado pela Escola de Formação Pedagógica de Formadores. Começa por se fazer uma revisão de literatura, relativamente a conceitos e estudos que permitem enquadrar a pertinência do presente estudo. Visitam-se alguns autores que consignaram alguns dos seus estudos relacionadados com o Tempo Online e o Tempo Presencial, percebendo em que medida fará sentido este tipo de comparação. Abordam-se também nesta revisão conceitos relacionados com estratégias de aprendizagem mais adequadas neste formato, e o modo como os formandos encaram o estudo, nos cursos enquadrados na Abordagem ao Estudo. Numa segunda parte descreve-se o peso deste novo formato Online nas demais tarefas e atividades desenvolvidas pelo militares, com base num inquérito aplicado aos formandos das 5 edições realizadas do CFCeF e nos dados disponíveis na plataforma no que diz respeito ao modo como os formandos participaram e realizaram as várias actividades. Sem prejuízo da diversidade de tarefas e actividades realizadas Online, considerou-se para este efeito " a Sala de Aula Online" que não é mais do que a participação nos diversos Fóruns de Discussão. Para isso, definiu-se um Perfil de Participação do Estudante Online tendo como referência a média de participações por cada edição.In every experience involving online education and training as a trainee or as a teacher, there is, empirically, a time involvement that is frankly higher when compared with the more traditional format. To substantiate scientifically this issue, we have carried out this study, applied to the Continuing Education Course for e-Trainers (CFCeF) conducted by the School of Pedagogical Teacher Training. The work starts with a literature review of the concepts and studies that allow us the framing of the relevance of this study. Some authors who have studied issues related with Online Time and Face Time are analyzed, considering to what extent this type of comparison makes sense. The concepts related to learning strategies more appropriate in this format are reviewed and the way students face this study is also considered. The second part describes the weight of this new format in other online tasks and activities of the military, based on a survey applied to graduates of the 5 CFCeF courses and the data available on the platform with respect to how the students participated in and conducted the various activities. Notwithstanding the diversity of tasks and activities online, it was considered for this purpose "the Online Classroom" which is nothing more than the participation in the various discussion forums. To do this, a student participation online profile was setup having as reference the average contribution of each course.Mendes, António QuintasRepositório AbertoQuintas, João Manuel dos Santos2013-09-30T08:27:17Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2616TID:201140101porQuintas, João Manuel dos Santos - Tempo online [Em linha] : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF). Lisboa : [s.n.], [2013]. 109 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:04.118618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
title Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
spellingShingle Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
Quintas, João Manuel dos Santos
Elearning
Ensino virtual
Ensino colaborativo
Ocupação do tempo
Tempo
Comunidades virtuais
Participação dos estudantes
Formação de formadores
Estudo de casos
CFCeF
Discussion
Colaborative enviroment
Online time
Online classroom
Student participation online profile
title_short Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
title_full Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
title_fullStr Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
title_full_unstemmed Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
title_sort Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)
author Quintas, João Manuel dos Santos
author_facet Quintas, João Manuel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, António Quintas
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, João Manuel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Ensino virtual
Ensino colaborativo
Ocupação do tempo
Tempo
Comunidades virtuais
Participação dos estudantes
Formação de formadores
Estudo de casos
CFCeF
Discussion
Colaborative enviroment
Online time
Online classroom
Student participation online profile
topic Elearning
Ensino virtual
Ensino colaborativo
Ocupação do tempo
Tempo
Comunidades virtuais
Participação dos estudantes
Formação de formadores
Estudo de casos
CFCeF
Discussion
Colaborative enviroment
Online time
Online classroom
Student participation online profile
description Tese de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30T08:27:17Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2616
TID:201140101
url http://hdl.handle.net/10400.2/2616
identifier_str_mv TID:201140101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quintas, João Manuel dos Santos - Tempo online [Em linha] : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF). Lisboa : [s.n.], [2013]. 109 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135009863368704