Prática de ensino supervisionada. Álbum ilustrado como recurso expressivo de integração curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sofia de Lurdes Sequeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20568
Resumo: O estudo que aqui se apresenta visa compreender o contributo do Álbum Ilustrado (AI) como recurso de integração curricular. No âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2.º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), lecionado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança que nos propusemos a investigar o tema tendo em conta três contextos educativos diferentes: creche, educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Propusemos para esta investigação a seguinte questão-problema: Como sensibilizar a criança para a importância das componentes verbal e visual (incluindo a paratextual), para a sua relação na construção do sentido global da narrativa, num álbum ilustrado (AI)?. No sentido de darmos resposta à nossa questão-problema delimitamos dois objetivos: (i) valorizar as descobertas das crianças, ajudando-as a explorar a linguagem oral e escrita, partindo de um álbum ilustrado; (ii) diversificar a intervenção pedagógica tendo como base o álbum ilustrado enquanto recurso expressivo de integração curricular nas várias áreas do saber científico, pessoal, social, cultural e linguístico. Situando-nos numa abordagem qualitativa, as técnicas de análise e recolha de dados utilizados ao longo do trabalho empírico basearam-se essencialmente na observação participante, diário de bordo e notas de campo. As experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas permitiram-nos compreender que, para que a ação educativa seja, efetivamente, produtiva, importa perceber os conhecimentos prévios da criança, desenvolvendo um discurso que as encaminhe para os conteúdos programáticos, recorrendo ao AI, recurso que nos propusemos explorar. Existem inúmeras obras de literatura para a infância que sustentam os conteúdos programáticos nas várias áreas do saber. Desta forma o AI contribui para a aquisição de competências académicas e sociais, tais como o respeito, a partilha e a complementaridade de ideias; e culturais, no sentido em que as crianças compreendam os conteúdos, refletindo, sobre o seu quotidiano e de que forma o influenciam.
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Propusemos para esta investigação a seguinte questão-problema: Como sensibilizar a criança para a importância das componentes verbal e visual (incluindo a paratextual), para a sua relação na construção do sentido global da narrativa, num álbum ilustrado (AI)?. No sentido de darmos resposta à nossa questão-problema delimitamos dois objetivos: (i) valorizar as descobertas das crianças, ajudando-as a explorar a linguagem oral e escrita, partindo de um álbum ilustrado; (ii) diversificar a intervenção pedagógica tendo como base o álbum ilustrado enquanto recurso expressivo de integração curricular nas várias áreas do saber científico, pessoal, social, cultural e linguístico. Situando-nos numa abordagem qualitativa, as técnicas de análise e recolha de dados utilizados ao longo do trabalho empírico basearam-se essencialmente na observação participante, diário de bordo e notas de campo. As experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas permitiram-nos compreender que, para que a ação educativa seja, efetivamente, produtiva, importa perceber os conhecimentos prévios da criança, desenvolvendo um discurso que as encaminhe para os conteúdos programáticos, recorrendo ao AI, recurso que nos propusemos explorar. Existem inúmeras obras de literatura para a infância que sustentam os conteúdos programáticos nas várias áreas do saber. Desta forma o AI contribui para a aquisição de competências académicas e sociais, tais como o respeito, a partilha e a complementaridade de ideias; e culturais, no sentido em que as crianças compreendam os conteúdos, refletindo, sobre o seu quotidiano e de que forma o influenciam.The present study aims understanding the contribution of the Illustrated Album (IA) as a resource of curricular integration. Within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), inserted in the syllabus of the 2nd year of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), taught at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança we set out to investigate the subject taking into account three different educational contexts: nursery, pre-school education and primary school education. We proposed for this research the following problem question: How to sensitize the child to the importance of verbal and visual (including paratextual) components, for their relationship in the construction of the overall meaning of the narrative, in an illustrated album (AI)? In order to answer our problem question, we have two objectives: (i) to value children's discoveries, helping them to explore oral and written language, starting from an illustrated album; and (ii) to diversify the pedagogical intervention based on the illustrated album as an expressive resource of curriculum integration in the various areas of scientific, personal, social, cultural and linguistic knowledge. Taking a qualitative approach, the analysis and data collection techniques used throughout the empirical work were essentially based on participant observation, logbook and field notes. The teaching-learning experiences developed allowed us to understand that, in order for the educational action to be effectively productive, it is important to understand the child's prior knowledge, developing a discourse that leads them to the syllabus, using the AI, a resource that we can use. We proposed to explore. There are numerous works of literature for childhood that support the syllabus in the various areas of knowledge. In this way the AI contributes to the acquisition of academic and social skills such as respect, sharing and complementarity of ideas; and cultural, in the sense that children understand the contents, reflecting on their daily life and how they influence them.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBFernandes, Sofia de Lurdes Sequeira2020-02-04T14:28:14Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20568TID:202404161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:24.420390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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