Dyslexie: Le retour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fijalkow, Jacques
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ragano, Serge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.139
Resumo: A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.
id RCAP_a15e39ecf439734f615c8d5f18b41173
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dyslexie: Le retouraprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexiaA recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.139https://doi.org/10.14417/ap.139Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-185Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-1851646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139/pdfFijalkow, JacquesRagano, Sergeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:31Zoai:ojs.localhost:article/139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:49.055253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dyslexie: Le retour
title Dyslexie: Le retour
spellingShingle Dyslexie: Le retour
Fijalkow, Jacques
aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia
title_short Dyslexie: Le retour
title_full Dyslexie: Le retour
title_fullStr Dyslexie: Le retour
title_full_unstemmed Dyslexie: Le retour
title_sort Dyslexie: Le retour
author Fijalkow, Jacques
author_facet Fijalkow, Jacques
Ragano, Serge
author_role author
author2 Ragano, Serge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fijalkow, Jacques
Ragano, Serge
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia
topic aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia
description A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.139
https://doi.org/10.14417/ap.139
url https://doi.org/10.14417/ap.139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-185
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-185
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595255316480