Dyslexie: Le retour
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.139 |
Resumo: | A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente. |
id |
RCAP_a15e39ecf439734f615c8d5f18b41173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dyslexie: Le retouraprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexiaA recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.139https://doi.org/10.14417/ap.139Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-185Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-1851646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139/pdfFijalkow, JacquesRagano, Sergeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:31Zoai:ojs.localhost:article/139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:49.055253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dyslexie: Le retour |
title |
Dyslexie: Le retour |
spellingShingle |
Dyslexie: Le retour Fijalkow, Jacques aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia |
title_short |
Dyslexie: Le retour |
title_full |
Dyslexie: Le retour |
title_fullStr |
Dyslexie: Le retour |
title_full_unstemmed |
Dyslexie: Le retour |
title_sort |
Dyslexie: Le retour |
author |
Fijalkow, Jacques |
author_facet |
Fijalkow, Jacques Ragano, Serge |
author_role |
author |
author2 |
Ragano, Serge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fijalkow, Jacques Ragano, Serge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia |
topic |
aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia |
description |
A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.139 https://doi.org/10.14417/ap.139 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/139/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-185 Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 175-185 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595255316480 |